Físicos imprimem o universo primordial em 3D e você também pode fazê-lo

Pesquisadores criaram um mapa 3D da radiação cósmica de fundo, a luz mais antiga do universo, e qualquer pessoa pode fazer o download e imprimir uma miniatura.

Necessidade

A radiação cósmica de fundo (RCF) é um brilho que o universo tem na faixa de micro-ondas que mapeia a luz mais antiga que existe.
Ela se formou quando o universo tinha apenas 380.000 anos, muito cedo na sua história de 13,8 bilhões de anos.

O satélite Planck está fazendo gráficos cada vez mais detalhados da RCF, informando aos astrônomos sobre o início do universo e a formação de estruturas dentro dele, como galáxias.

No entanto, os mapas detalhados ficam cada vez mais difíceis de serem visualizados e explorados.

Ilustração

Para abordar esta questão, o Dr. Dave Clements, do Departamento de Física no Imperial College London, no Reino Unido, e seus colegas criaram planos para impressão 3D da RCF.

“Apresentar a RCF de uma forma verdadeiramente 3D, que pode ser colocada na mão e sentida mais do que vista, tem muitos benefícios potenciais para o ensino e trabalho, e é especialmente relevante para pessoas com deficiência visual”, explica Clements.

As diferenças na temperatura da RCF se relacionam com diferentes densidades, e são estas que geraram a formação de estruturas no universo – incluindo galáxias, aglomerados de galáxias e superaglomerados.

“Representando essas diferenças como relevos e depressões em uma superfície esférica permite que qualquer pessoa aprecie a estrutura do universo primitivo. Por exemplo, o famoso ‘ponto frio’, uma região com temperatura extraordinariamente baixa na RCF, pode ser sentida como uma pequena, mas isolada depressão”, afirma.

Imprima o seu

A RCF pode ser impressa em vários dispositivos 3D, e dois tipos de arquivos foram criados pela equipe: um mais simples de uma só cor, e um que inclui as diferenças de temperatura representadas com cores e relevos.

Ambos os arquivos são gratuitos e podem ser baixados aqui. [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta