Flatulências de dinossauros podem ter aquecido nosso planeta

Publicado em 9.05.2012

Apesar da aparência inofensiva, bovinos – como bois e búfalos – e ovinos – como ovelhas, carneiros e cordeiros – figuram como vilões quando falamos da mudança climática. Esses animais são responsáveis por mais de 20% das emissões globais de metano, segundo relatório de 2006 da Organização das Nações Unidas.

O gás, produzido durante o processo digestivo dos ruminantes, é expelido por meio de flatulências e arrotos, e tem capacidade de reter 23 vezes mais calor na atmosfera do que o gás carbônico.

No Brasil, que possui 203 milhões de bovinos – o maior rebanho comercial do planeta -, a fermentação entérica do gado representa 63% do total de emissões de metano da agricultura. Outros 15% são originários da fermentação entérica de outros animais.

E não seria tão diferente com os dinossauros. Segundo cientistas britânicos das Universidades de Londres, Glasgow e John Moore, no Reino Unido, as emissões expelidas pelos dinossauros saurópodes – como o Brontossauro – podem ter sido suficientes para aquecer todo o planeta, há 150 milhões de anos.

De acordo com o estudo, a população desses dinossauros ‘vegetarianos’ produzia cerca de 520 milhões de toneladas de gás por ano.

E tanto no caso dos ruminantes de quatro estômagos que ainda andam entre nós quanto no caso dos saurópodes, havia uma grande concentração de bactérias, protozoários e fungos, que são fundamentais no processo de fermentação dos alimentos. [LiveScience/BBC/Telegraph/Foto]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Possivelmente as flatulências descontroladas Adolf Hitler podem também ter impacto o clima atual.

    Thumb up 6
    • hahahaha flatulencias do Hitler!

      Thumb up 3
    • A ciência esta tomando rumos obscuros. Não é mais tão incomum vermos cientistas que perdem totalmente a poio e financiamento por questionar o porque de várias teorias vir tomando como total razão e quem as nega, é sempre expurgado. Tem vários cientistas que questionam várias falhas sobre a suposta causa do aquecimento global, que perde emprego, apoio e alguns até sofrem ameaça de morte.

      O que temos hoje é mais um dado solto, da mente de malucos, que do mesmo modo culpam as vacas pelo aquecimento global, culpam os dinossauros e o ser humano. Agora os lagartos do passado provocaram mais contaminação na atmosfera que os humanos, e tão logo soltam uma pérola dessas, já vem outro reclamar, que os humanos são os seres que mais prejudicam o planeta.

      A ciência esta se tornando dogmática nesse aspecto e se tornando uma religião, onde quem quer que não aceite as teorias malucas, impostas como verdade absoluta, é riscado do meio científico.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120508013259-doctors-tweet-open-heart-surgery-story-top
Hospital divulga neurocirurgia no Twitter e no Pinterest, ao vivo

Quer acompanhar uma ...

Fechar