Foguete reutilizado foi lançado pela SpaceX provando que esse é o futuro da exploração espacial

A empresa de Elon Musk, SpaceX, vai lançar pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (30), um foguete reutilizado. O lançamento será transmitido aqui ao vivo, às 19h27 do horário de Brasília.

ATUALIZAÇÃO

O lançamento e segundo pouso do booster foi um sucesso. Antigamente a parte mais cara do foguete, o booster, era descartado a cada lançamento. É como se jogássemos um avião fora a cada voo. Foguetes reutilizáveis tem o potencial de baixar drasticamente o custo da viagem espacial acelerando o ritmo da exploração espacial.

O foguete é Falcon 9, e ele levará à órbita da Terra o satélite de comunicações SES-10, a partir do centro de lançamentos da NASA Kennedy Space Center. O satélite pertence a uma empresa de Luxemburgo, a SES, e vai fornecer serviços de transmissão para a América Latina.

Este será o segundo tour orbital do foguete, que já realizou missão semelhante em abril de 2017. O pouso aconteceu em um navio-drone que estava no Oceano Atlântico. O mesmo deve ser repetido desta vez.

Esse tipo de ação é necessária para o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis, uma tecnologia que Elon Musk promete para baratear os custos das missões espaciais, revolucionando as viagens deste tipo. A SpaceX já realizou oito lançamentos com o Falcon 9, mas esta é a primeira vez que o foguete reforçado será reutilizado.

Esta é a terceira vez que o SpaceX está utilizando o Kennedy Space Center. A empresa assinou um contrato de uso das instalações por 20 anos em 2014. [Space.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,75 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Foguete reutilizado foi lançado pela SpaceX provando que esse é o futuro da exploração espacial”

Deixe uma resposta