Fóssil revela pterossauro dentado enorme

Por , em 17.10.2011

Uma análise de um fóssil de pequeno porte (a ponta do focinho de um pterossauro com dentes) revelou que um grupo do extinto réptil voador pode chegar a tamanhos maiores do que se pensava.

“O que esta pesquisa mostra é que alguns pterossauros dentados atingiam tamanhos verdadeiramente espetaculares e, por agora, nos permite colocar um limite superior de probabilidade de tamanho – cerca de 7 metros de envergadura”, disse David Unwin, um dos pesquisadores que examinou o fóssil no Museu de História Natural de Londres.

Pterossauros são répteis voadores que viveram ao mesmo tempo em que os dinossauros, entre 210 milhões a 65 milhões de anos atrás.

Os pesquisadores acreditam que este fóssil pertence a uma espécie de ornitocheiro, um tipo de réptil que se alimentava de peixe, que foi o maior dos pterossauros dentados.

O animal usava os dentes nas pontas de suas mandíbulas para agarrar sua presa enquanto voava baixo sobre a superfície da água.

Outros tipos de pterossauros, como os sem dentes, podem chegar a tamanhos muito maiores, com envergadura de até 10 metros.

Os pequenos fósseis encontrados incluíam apenas a ponta do focinho e um pequeno pedaço de um dente, mas com eles os pesquisadores foram capazes de calcular o tamanho do animal.

“Embora a coroa do dente esteja quebrada, calculamos que seu diâmetro seja de 13 milímetros. Isso é enorme para um pterossauro. É uma descoberta muito emocionante”, diz o cientista David Martill, que colaborou na pesquisa.

Baseado na forma do fragmento de fóssil, os pesquisadores o identificaram como pertencente a uma espécie conhecida como Coloborhynchus capito, um ornitocheiro raro. O fóssil foi coletado em meados do século 19, em Cambridgeshire, na Inglaterra.

Não está claro por que os pterossauros desdentados podem chegar a tamanhos muito maiores do que os pterossauros dentados, mas pode ser porque os dentes são pesados.[MSN]

• rosini:

era real a muito tempo

• dada:

historias muito interessantes sobre a vida antiga dos animais. please keep on

• Daniela:

Cesar,

Com que base vc fala essa afirmações?

• osmar leão:

realmemte muito atraene a descoberta.São estes dinos que deram oritem as aves

• Gabriel Souza:

Como as aves provavelmente (quase com certeza) vieram dos dinossauros, não dos pterossauros, preste atenção nas diferenças e se não conhece esse estudo, recomendo que não fale sobre o tal!

• 3dx:

sempre gostei de dinossauros, mas acredito que dificilmente irão encontrar TODAS as espécies de dinos, pois nem temos idéia de quantos dinossauros existiam. Isso me lembra que a mente humana pode suportar coisas absurdas ex: pensar que um dia voaríamos, ou morar em outro planeta, por isso se preocupe com o seu cotidiano e deixa essas coisa para os cientistas 🙂

• 3dx:

o meu bonequinho parece de mulher

Muitas espécias são descritas por causa de nem meia dúzia de ossos. Pra mim, muitos dos fósseis considerados espécies distintas pertencem a indivíduos de uma mesma espécie.

• Renato_kami:

isso acontece sim as vezes…e o contrário tbm pode acontecer…fosseis considerados de uma mesma especia com idades diferentes serem depois classificados como sendo na verdade de outras espécies…mas os paleontologos hoje em dia ja tem ótimos equipamentos e conhecimento amplo o bastante para diminuir muito o numero desses “enganos”…