Foto: A Nebulosa de Órion vista do Spitzer

Por , em 21.09.2011

Poucas imagens cósmicas excitam tanto nossa imaginação como as da Nebulosa de Órion, um imenso berçário estelar que está a cerca de 1.500 anos-luz de nosso planeta. Essa deslumbrante visão colorida abrange cerca de 40 anos-luz, e foi construída com dados infravermelhos do Telescópio Espacial Spitzer.

A porção mais brilhante da Nebulosa é igualmente centrada na porção onde ficam as jovens, massivas e quentes estrelas, local conhecido como o Aglomerado do Trapézio.

A imagem também destaca muitas protoestrelas da Nebulosa, ainda no processo de formação, que aparecem em tons vermelhos.

As manchas vermelhas ao longo do filamento escuro e empoeirado à esquerda do aglomerado brilhante incluem a protoestrela catalogada como HOPS 68, onde foi descoberta recentemente a existência de cristais de silicato mineral olivina em seu envelope protoestelar. [NASA]

• helder alves fonseca:

é incrivel, toda essa formaçao estelar,isso realmente e um obra de Deus.

Capaz!!! isso ai não teve um criador ….minha teoria é que tudo se criou sozinho ,talvez um caldo orgânico ,uma sopa de poeira espacial…mas Deus …Deus não tem poder para criar tudo isso,afinal para 99% das pessoas Deus não existe,o que existe é que viemos dos macacos …ai fazer o que ,pegar nosso rabo e dependurar na arvore e ficar com esse raciocínio …!!!

• julio cesar:

vendo essa imagem eu fiquei pensando, quem está por trás de todo esse trabalho gigantesco em pleno universo????????????

Fascinante!!!!!!