Foto: as formas fantasmagóricas da Labareda de Cepheus

Por , em 1.11.2011

O Dia das Bruxas foi ontem, mas as formas fantasmagóricas não tem um único dia para lhe assombrar. Essas da foto acima, por exemplo, parecem assombrar constantemente a vastidão estrelada, à deriva durante a noite, na constelação real de Cepheus.

As formas fantasmagóricas da imagem são nuvens de poeira cósmica ligeiramente visíveis na luz vagamente refletida das estrelas. Longe de sua própria vizinhança – o planeta Terra -, elas se escondem na borda do complexo de nuvens moleculares conhecido como Labareda de Cepheus, cerca de 1.200 anos-luz de distância.

Com mais de 2 anos-luz, a nebulosa fantasmagórica e o relativamente isolado glóbulo Bok, também conhecido como 141 ou vdb Sh2-136, surgem no centro do campo na foto. O núcleo da nuvem escura à direita está em colapso e é provavelmente um sistema estelar binário nos estágios iniciais de formação.[NASA]

• Danilo:

Linda foto, quanto mistério, sonhos, idéias nos passam pela nossa cabeça ao ver esta imagem é fantástico.

Mulher? Imaginei dois anjos kkkkkkkkkkkkkk

Quem já não se deitou num gramado ou numa rede e ficou olhando as nuvens imaginando as formas que elas fazem? Agora deu no mesmo, só que numa nuvem estelar gigante situada a muitos anos luz daqui… rsrsrsrsrs

Isso será uma crítica construtiva porque gosto do site, do hypescience. Meus caros redatores, vocês estão ficando pra tráz nas reportagens, Até agora não publicaram sobre as amebas gigantes na fossa das marianas, nem sobre as explosões que aconteceram na atmosfera de Urano, nem sobre o asteróide 2005 YU55 que está próximo da Terra. Vamos se antenar pra não deixar as notícias envelhecerem.

A notícia de Urano acabou de chegar!

Eles também não tem falado sobre os cometas colidindo com o Sol.

Uns 30 min após meu comentário…

• Religioso Alienado:

Oh!!! É a Virgem Maria!!! Aleluia Aleluia

down

• Prego:

no canto esquerdo da fumaça parecem dois homens vibrando com os braços levantados…

Parece com uma mulher com os braços levantados a parte esquerda da nebulosa.

Concordo, e mais para a direita tem um outro corpo que parece ter chifres saindo da nebulosa, e ainda com um braço levantado, lol.

é o Vingador,,,da Caverna do Dragão…rsrsrs.

Porcausa do chifre solitário do lado da cabeça. rsrsrs

por isso mesmo….kkkkkkk

Só tenho a dizer que foi esta astronômica beleza do Cosmo que me inspirou a ser um apaixonado estudioso de astronomia.

Leia jmccsci.com.

• CASTOR:

alguem sabe o que mantem essa poeira unida no espaço ?

A gravidade também vale para as nebulosas, entretanto, mesmo tendo grandes massas, elas são muito exparsas e assim a gravidade é baixa. A sua forma é distorcida pelas atrações gravitacionais das as estrelas por perto, muitas das quais nasceram na propria nebulosa;

• CASTOR:

com o dedinho apontando pra cima ainda