Foto de satélite captura enorme fenda em geleira

Imagens de satélite registram desde outubro do ano passado que uma enorme geleira da Antártida está sofrendo uma lenta e gradual rachadura. Pode parecer mais um fenômeno apontado pelos cientistas como reflexo das mudanças climáticas, mas aparentemente não é: trata-se de um desprendimento natural de gelo, que em outras palavras é o nascimento de um iceberg.

A foto acima foi tirada no dia 13 de novembro na geleira de Pine Island, localizada na região oeste do continente polar. Na ocasião, a fenda no gelo tinha não mais do que 80 metros de largura por 60 metros de profundidade, mas já se estendia por mais de 30 quilômetros de comprimento.

A tendência, conforme explicam os pesquisadores, é que o desprendimento contínuo resulte na formação de um iceberg. Entre 2001 e 2007, um alto número de icebergs foram “fabricados” pela geleira, todos de maneira semelhante à este que está por vir.

Embora isso seja interpretado como um processo cíclico e natural, alguns cientistas afirmam que a geleira de Pine Island tem realmente sofrido atividade muito intensa nos últimos anos, o que seria um indicativo de aquecimento global. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Foto de satélite captura enorme fenda em geleira”

Deixe uma resposta