Foto do espaço: Na borda da NGC 2174

Por , em 28.04.2014

Os mais apaixonados pela vida fora da atmosfera terrestre já devem saber que a NASA publica, diariamente, fotos do espaço, como a da nebulosa NGC 2174. Ela fica na região HII, a cerca de 6.400 anos-luz de distância da constelação rica em nebulosas de Orion.

Depois de 10 anos em Marte, aqui estão as mais belas fotos tiradas pela NASA

Os astrofísicos Robert J. Nemiroff e Jerry T. Bonnell explicam que essa paisagem fantástica fica em uma área de formação de estrelas perto da borda da NGC 2174, que é uma nebulosa de emissão – o que significa que ela rodeia uma estrela quente e difunde a energia recebida em forma de radiação. Estão retratadas nuvens montanhosas de gás e poeira esculpidas pelos ventos e radiação de estrelas recém-nascidas da região, que hoje se encontram espalhadas em aglomerados estelares abertos incorporados ao redor do centro da NGC 2174, na parte superior do quadro.

Nasa lança estonteantes fotos da Terra noturna

Embora a formação de estrelas continue dentro dessas nuvens cósmicas de poeira, provavelmente estas serão dispersadas pelas estrelas recém-nascidas energéticas dentro de alguns milhões de anos.

Gravada no infravermelho pelo Telescópio Espacial Hubble, o cenário interestelar se estende por cerca de 6 anos-luz.

Foto espacial: NASA tira foto-mosaico do sistema solar

A imagem comemora o 24º aniversário do lançamento do Hubble a bordo do ônibus espacial Discovery, que aconteceu em 24 de abril de 1990. [NASA]

• WalterZ:

Impressionante riqueza de detalhes.

Conseguir fotografar a nebulosa com essa riqueza de tetalhes “por trás” das estrelas (que são milhões de vezes mais brilhantes que a própria nebulosa) não é para fracos!!