Foto: eclipse da lua

Publicado em 21.06.2011

O eclipse lunar total de 15 de junho foi um dos mais longos dos últimos anos. Foi também um dos mais obscuros, mas não completamente escuro.

Mesmo durante sua totalidade, alguns discos vermelhos podiam ser vistos no céu noturno estrelado, refletindo a luz avermelhada sobre a superfície da lua. De uma perspectiva lunar, a iluminação corada vem de todos os “pôr do sol” e “nascer do sol” dos vários cantos do planeta Terra.

Nessa imagem da lua eclipsada tirada em Granada, Espanha, a borda do satélite reflete um tom azulado, conforme ele emerge da sombra umbral da Terra. A luz ainda mais azul é filtrada pela atmosfera terrestre, mas se origina em raios de sol que passam através de camadas altas na estratosfera superior. A luz é colorida por ozônio, que absorve a luz vermelha e a transmite em tons mais azuis.[NASA]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.
    Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

    Thumb up 7
  2. Muito lindo, mas infelizmente aqui da serra de Petrópolis não deu para ver nada! O céu estava nublado! Se estivesse céu lindo agente iria ver todo este esplendor, pois a Lua aqui fica lindíssima quando Cheia! Pena que não vimos! Foi uma lástima! Fala sério!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
pottermore
Pottermore, o novo projeto de J.K. Rowling, é um mistério

Na sua opinião, o qu...

Fechar