Foto espacial: a Nebulosa Bolha

Publicado em 5.09.2010

Conhecida oficialmente como NGC 7635 essa incrível nebulosa tem um apelido muito mais simpático (e previsível): Nebulosa Bolha. Apesar de parecer uma nuvem frágil, na verdade processos muito violentos acontecem em seu interior.

Na parte direita do centro da nebulosa há uma enorme estrela, bem mais luminosa e com 45 vezes a massa do nosso Sol. Basicamente, essa estrela envia radiação e ventos estelares intensos, formando essa estrutura exótica.

A Nebulosa Bolha é praticamente nossa vizinha – ela fica localizada a 11 mil anos luz de distância, na direção da constelação Cassiopéia. [Nasa]

1. Um comentário sobre esta bolha eu fasso no blog: “Olhando o Universo”. A estrela no centro desta bolha pode não estar neste centro e sim antes ou depois da bolha.

2. Legal mas não é perigoso a criação de uma super-nova apartir dessa bolha caso haja uma explosão?

leiteolho