Conheça a intrigante nebulosa quadrada

Publicado em 23.03.2011

O que faz com que uma nebulosa seja quadrada? Nenhum cientista está certo, mas é assim que esse sistema estelar conhecido como MWC 922 parece.

A foto acima combina imagens em infravermelho obtidas pelo telescópio Hale, que fica na Califórnia, e pelo telescópio Keck-2, do Havaí.

A hipótese mais aceita é que, antes de explodir, a estrela que originou essa nebulosa expeliu cones de gás de forma simétrica. Cientistas especulam que, se vista de outro ângulo, a nebulosa poderia ter uma forma bem diferente. [Nasa]

Luciana Galastri

1. as veses o ser humano e dificil de entender oque e realmente verdade!.creio eu que isso seja verdade,pois,o ser humano não conhece o universo por inteiro,o maximo que nos conhecemos ou que o homemem ja foi,apenas ate a lua,se eu estiver errado perdoem me,o universo e enorme,ou seja não tenho palavras pra descrever o seu tamanho,a muitas coisas que ainda precisamos descobrir,é que em uma vida apenas não conseguiremos descobrir.
    Apenas o meu ponto de vista!.

2. Ela realmente eh Cilindrica como o amigo la disse… da para perceber pela visão… se agente visse ela em 3d… seria parecida com uma Ampulheta! ;D

3. PESSOAL ESSA NEBULOSA E CILINDRICA, IMAGINEM UMA VISAO DE OUTRO ANGULO, ELA NAO E QUADRADA MAS SIM CILINDRICA, PARECE QUADRADA NUMA VISAO LATERAL, MAS NUMA VISAO DE CIMA ELA E CILINDRICA.

4. Eu acho realmente dificil de acreditar que essas fotos são reais… posso estar errado.

5. Paulo, eu tb pensei exatamente a mesma coisa, pois eh so vc pegar embasamento com algumas nebulosas com formato circular ou semelhante…como seria essas nebulosas de um outro angulo?Inquietante…

6. Aff, Raphael gangster de cristo…

Afer Ventus, apoio muito a sua sugestão, ia ser uma mão na roda para nós, astrônomos amadores =P

7. Nossa, muito impressionante mesmo! Ela é muito cimétrica! Com certeza foram jatos de matéria ejetados nas quatro direções para formarem o quadrado. Os que foram ejetados depois foram lançados á uma velocidade maior e por coincidência nós estamos vendo o momento em que todos se alinharam.

8. Seria interessante se, nessas matérias sobre objetos do universo, contivesse a AR e Dec (Ascensão Reta e Declinação) dos corpos celestes mencionados.

Só sugestão…

9. Comentários como o do “Raphael gangster de cristo” fazem meu dia mais engraçado.

10. Uma hiperbolóide, Paulo.

Curioso como se vê logo perpendicularmente na perspectiva lateral.

11. A primeira impressão que me ocorreu é que
    estamos vendo a lateral de dois cones de sentidos opostos, tendo uma vista lateral acredito que a imagem seria um circulo.