Conheça a intrigante nebulosa quadrada

O que faz com que uma nebulosa seja quadrada? Nenhum cientista está certo, mas é assim que esse sistema estelar conhecido como MWC 922 parece.

A foto acima combina imagens em infravermelho obtidas pelo telescópio Hale, que fica na Califórnia, e pelo telescópio Keck-2, do Havaí.

A hipótese mais aceita é que, antes de explodir, a estrela que originou essa nebulosa expeliu cones de gás de forma simétrica. Cientistas especulam que, se vista de outro ângulo, a nebulosa poderia ter uma forma bem diferente. [Nasa]

22 respostas para “Conheça a intrigante nebulosa quadrada”

1. as veses o ser humano e dificil de entender oque e realmente verdade!.creio eu que isso seja verdade,pois,o ser humano não conhece o universo por inteiro,o maximo que nos conhecemos ou que o homemem ja foi,apenas ate a lua,se eu estiver errado perdoem me,o universo e enorme,ou seja não tenho palavras pra descrever o seu tamanho,a muitas coisas que ainda precisamos descobrir,é que em uma vida apenas não conseguiremos descobrir.
    Apenas o meu ponto de vista!.

2. PESSOAL ESSA NEBULOSA E CILINDRICA, IMAGINEM UMA VISAO DE OUTRO ANGULO, ELA NAO E QUADRADA MAS SIM CILINDRICA, PARECE QUADRADA NUMA VISAO LATERAL, MAS NUMA VISAO DE CIMA ELA E CILINDRICA.

3. Paulo, eu tb pensei exatamente a mesma coisa, pois eh so vc pegar embasamento com algumas nebulosas com formato circular ou semelhante…como seria essas nebulosas de um outro angulo?Inquietante…

4. Nossa, muito impressionante mesmo! Ela é muito cimétrica! Com certeza foram jatos de matéria ejetados nas quatro direções para formarem o quadrado. Os que foram ejetados depois foram lançados á uma velocidade maior e por coincidência nós estamos vendo o momento em que todos se alinharam.