Foto espacial: as incríveis espículas do Sol

Publicado em 3.11.2010

Imagine um cano do comprimento da Terra e tão largo quanto o estado de São Paulo – agora imagine esse cano cheio de gás quente, se movendo a 50 mil quilômetros por hora. E, finalmente, imagine que esse cano não é feito de metal, ou plástico, mas que é um campo magnético transparente.

Tudo isso descreve apenas uma das milhares de espículas ativas que a foto mostra no Sol.

Análises recentes mostraram que as espículas duram cerca de cinco minutos, começando como tubos altos e depois virando uma emissão de gás que volta ao Sol.

O que faz com que as espículas sejam criadas ainda está em discussão. [Nasa]

Luciana Galastri

1. Interessante são estas manchas negras em um sol tão brilhante. Isto não deveria acontecer. Como é possível? Estas manchas negras são causadas pelos campos magnético do sol. É isto mesmo, o campo magnético parece desviar os fotons. Talvez seja isto que ocorra em um buraco negro e não a explicação padrão que diz que o campo gravitacional de um buraco negro é tão forte que nem a luz pode escapar. Entretanto, no horizonte de eventos ha uma grande emissão de energia que escapa tranquilamente do buraco negro. Nem a justificativa de Einsten para o desvio da luz das estrelas pelo sol, que ajudou a provar a relatividade. O foton praticamente não tem massa e este desvio foi causado pela densidade da atmosfera do sol e ou pelo campo magnético do sol.

2. E o bacana é que provavelmente nessa foto a Terra teria o tamanho de uma ervilha…a CADA segundo, o Sol gera energia suficiente para reduzir a Terra a cinzas instantaneamente…nós humanos, somos meras bactérias vivendo na superfície de um grão de poeira…

3. “O que faz com que as espículas sejam criadas ainda está em discussão.”

Fácil… Photoshop… dã…

4. Nossa o thiago tem a pura razão parece com as pinceladas de Van Gogh muito dez isso que é arte, a natureza galaxia é muito curiosa eu gostei dessas espículas do sol tambem faz lembrar um vulcão quando entra em eurupção de mais!
    Deveriam de dar valor à essas desuberantes e bélissimas obras de arte. Que formam na galaxia.

5. Hípnótico!