Foto espacial: Hubble mostra impressionante aglomerado de estrelas

Publicado em 4.05.2011

As estrelas da imagem se comportam como abelhas, se agrupando como um enxame ao redor do centro do aglomerados globulares brilhante M15. Esta esfera de mais de 100 mil estrelas é uma relíquia dos primeiros anos da nossa galáxia, e continua a orbitar o centro da Via Láctea.

M15, um dos cerca de 150 aglomerados globulares restantes, é conhecido por ser facilmente visível com apenas binóculos, tendo em seu centro uma das mais densas concentrações de estrelas conhecidas. Ainda contém uma grande abundância de estrelas variáveis ​​e pulsares (estrelas de nêutrons).

Esta imagem nítida, feita pelo telescópio espacial Hubble, que orbita a Terra, abrange cerca de 120 anos-luz. Ele mostra o dramático aumento na densidade de estrelas em direção ao centro do aglomerado. M15 fica a cerca de 35 mil anos-luz de distância na direção da constelação do Cavalo Alado (ou Pégaso). Evidências recentes indicam que pode existir um buraco negro no centro do M15. [Nasa]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

1. Se ouver vida la fora, ou se estivermos sózinhos…
    Em qualquer um dos casos a conclusão é assombrosa.

2. Eu acredito que muitas formas de vida evoluíram em muitos planetas que orbitam estas estrelas. E vocês, acreditam?

3. “se agrupando como um enxame ao redor do centro do aglomerado”… E aquela história de ‘Expansão do Universo’???

assange