A inusitada galáxia em forma de “anel polar”

Por , em 23.01.2011

A NGC 660 é essa galáxia incrível em forma de anel, que você pode ver no centro da imagem. Ela fica na direção da constelação de Peixes, a 20 milhões de anos-luz de distância.

Esse tipo de galáxia é conhecido como anel polar e é muito raro. As estrelas, gases e poeira espacial que compõem a galáxia orbitam em um plano quase perpendicular ao seu centro, o disco galáctico.

Acredita-se que galáxias como essa possam ajudar na hora de identificar o halo de matéria escura que engloba as galáxias, calculando a influência gravitacional da matéria escura na rotação do anel e do disco galáctico.

O anel da NGC 660 é maior do que seu disco central, com 40 mil anos-luz de comprimento. [Nasa]

• RebeloFernandes:

Sim, o aspeto é de um choque de galáxias com planos praticamente perpendiculares.

complicadamente belo.

• Renata:

Lindo

• alejandro:

mucho bello!!!!!

Muito estranha a forma dessa galáxia. Seria interações gravitacionais com outras galáxias próximas?

Marcos, não viaja! “Voando e sentindo o ar galáctico tocando meu rosto”… Não existe nada no espaço interestelar, a não ser hidrogênio e nuvens moleculares de gás e poeira!!!

assim cantavamos se eu fosse um peixinho soubeesse nadar…assim eu gostaria de ter os privilegios do supermam para poder explorar o universo voando e sentindo o ar galatico tocar meu rosto …Porem isso se torna impossivel para mim simples mortal que nem posso conhecer meu proprio planeta quanto mais ir alem…

• Pensador:

Fico triste por não poder conhecer estes lugares do cosmo. Eu gostaria muito de conhecer outros sistemas solares e outras galáxias. Imaginem a quantidade de planetas com formas de vida inimagináveis devem existir somente na Via Lactea. 🙁

é simplesmente lindo

• holiday:

que palavra usar para descrever isso???

• lucas R. barros:

o universo mostrando mais uma vez que e belo e se parece com o que tem na nossa terra.