A inusitada galáxia em forma de “anel polar”

Publicado em 23.01.2011

NGC660-1

A NGC 660 é essa galáxia incrível em forma de anel, que você pode ver no centro da imagem. Ela fica na direção da constelação de Peixes, a 20 milhões de anos-luz de distância.

Esse tipo de galáxia é conhecido como anel polar e é muito raro. As estrelas, gases e poeira espacial que compõem a galáxia orbitam em um plano quase perpendicular ao seu centro, o disco galáctico.

Acredita-se que galáxias como essa possam ajudar na hora de identificar o halo de matéria escura que engloba as galáxias, calculando a influência gravitacional da matéria escura na rotação do anel e do disco galáctico.

O anel da NGC 660 é maior do que seu disco central, com 40 mil anos-luz de comprimento. [Nasa]

1. Muito estranha a forma dessa galáxia. Seria interações gravitacionais com outras galáxias próximas?

Marcos, não viaja! “Voando e sentindo o ar galáctico tocando meu rosto”… Não existe nada no espaço interestelar, a não ser hidrogênio e nuvens moleculares de gás e poeira!!!

2. assim cantavamos se eu fosse um peixinho soubeesse nadar…assim eu gostaria de ter os privilegios do supermam para poder explorar o universo voando e sentindo o ar galatico tocar meu rosto …Porem isso se torna impossivel para mim simples mortal que nem posso conhecer meu proprio planeta quanto mais ir alem…

3. Fico triste por não poder conhecer estes lugares do cosmo. Eu gostaria muito de conhecer outros sistemas solares e outras galáxias. Imaginem a quantidade de planetas com formas de vida inimagináveis devem existir somente na Via Lactea. :(

4. o universo mostrando mais uma vez que e belo e se parece com o que tem na nossa terra.

feio1