Foto espacial: o maior asteróide já visitado por uma sonda

Publicado em 26.07.2010

Essa foto mostra alguns dos asteróides já visitados por sondas lançadas pelos humanos. A maior “peça” da coleção é o asteróide 21 Lutetia, que foi visitado no começo do mês pela sonda Rosetta.

A sonda tirou fotos que ajudariam os cientistas a entender a origem de Lutetia e o material de que o asteróide é feito – sabe-se que ele é enorme, mas não tem densidade o suficiente para que a gravidade o molde em forma esférica, como a Terra, então a sua composição ainda é desconhecida.

Lutetia tem 100 km de comprimento e os cientistas acham que o asteróide se originou de uma colisão no início do sistema solar.

A sonda Rosetta, agora, está indo em direção ao cometa Churyumov-Gerasimenko e deve chegar ao seu destino em 2014. [Nasa]

1. Imaginem um troço desses caindo aqui….uiii q medo!! Mais não deixa de ser um bela imagem, as coisas do espaço são mesmo fascinantes.

2. Queria ter uma “Pedrinha” dessas na minha estante!!!
    Quando a sonda Rosetta chegar no cometa Churyumov-Gerasimenko, me mandem um cartão postal!!!
    Brincadeiras à parte, deslumbren-se com a ciência…