Foto espacial: terreno em Marte aponta passado habitável

Por , em 31.08.2010

Esse terreno, que mais parece uma parte do Deserto do Atacama, no Chile, é uma paisagem marciana que, segundo cientistas, indica que há algum tempo atrás o planeta vermelho pode ter sido habitado.

Hoje nenhum tipo de vida que conhecemos poderia habitar Marte porque um dos ingredientes principais para isso, a água líquida (como você pode ter imaginado), simplesmente não existe no planeta.

No entanto, mesmo com evidências de que algum dia Marte pudesse ter abrigado água líquida, é possível que a substância fosse ácida demais para o desenvolvimento da vida.

Mas evidências coletadas por uma sonda mostram que o cenário da foto pode não ser tão ácido quando o resto do planeta. E as rochas na parte superior da foto mostram que água líquida pode ter corrido no local. Logo, algumas partes de Marte poderiam ter sido habitáveis no passado.

Uma maior análise do local, conhecido como “Campo Comanche” será feita. [Nasa]

• Mauricio Sacavem Saca:

hummm;só por que a agua é ácida…existe formas de vida nesse tipo de ambiente.ou a nasa está á procura de vida alienigena tal como ã nossa?

Achei a imagem do planeta interessante …mas por favor já basta os cintistas ficarem especulando antes de comprovarem algo. Aqui no site vão mais longe é uma mistura de supertição com teorias e parece que acreditam ….uma loucura geral.

• yoko2006:

pois, é minha gente, pode ter vida em marte sim mas, a grande questão é : se houver vida talvez inteligente será que eles gostariam de ver naves terrestres pousando ali ?nunca pensaram que tudo no universo possa ter dono ?e se tiver dono eles podem se enfurecer e se voltar contra a Terra ? será que supostos marcianos gostariam de se contactar com alienígenas como nós?basta olhar o que o ser humano terrestre faz com seus semelhantes , a fauna, flora tb ….

• Otavio Augusto:

Já está completamente provado que vida INTELIGENTE não existe em Marte. É óbvio que uma civilização dominaria o planeta e deixaria marcas de sua “tecnosfera”. Já observamos Marte do espaço e do chão, e só o que vemos é um deserto poeirento, frio e vermelho, sem água líquida, mas que pode ter tido ela no passado. No máximo, o que encontrarão será bactérias, muito provavelmente fossilizadas.

• weinstein:

Apos 2 bilhoes de anos, todo e qualquer material,liga ou estrutura estaria totalmente degradada, se houvesse uma extincao humana na terra, todas as estruturas de ferro, cimento estariam totalmente destruidas em 100.000 anos, ate o vidro, plastico e outros materiais inertes teriam sido totalmente comidos em um ou dois milhoes de anos, bastando para isso a erosao do vento e da areia…Nao restaria nenhum traco da tecnosfera terrestre…! Saudacoes.

Na Verdade Marte Teve Água Liquida Sim No Passado Mais Com O Tempo A Água Congelou E Não Ouve Vida!!!Os Cientistas Descobriram Que Talvez Marte No Futuro Possa Ter Vida Mais Pode Demorar Muito Pra Isso Acontecer!

• christian:

pois é, eu ja acho besteira comentarios baseados numa foto que dizem ser de uma sonda que esta la, ora que no meu ponto de vista e na minha opinião, a NASA nem ali na lua ainda nao pos os pés, mas pela lógica e o que meus olhos ja alcançaram, o universo em que estamos é bem grande para haver só pra nós seres humanos, plantas e animais e terem a luxuria de simplesmente existir, portanto, vivo minha vida porque a minha e a sua estadia aqui é bem curta, mas garanto que como eu, todos nós sabemos da verdade só nao queremos bater com ela de frente, por isso que pesquisamos tanto pra confiirmar o que ja sabemos e sera assim ate o dia que resolvermos aceitar, se ja se olharam no espelho numa manha qualquer e se perderam no tempo, foi la mesmo onde voces foram que esta a resposta pra tudo, sou louco nao….., cuidem das suas vidas, fazendo o que gosta sem praticar mal as pessoas que te rodeiam e sejam felizes, aproveitem tudo que essa vida pode te dar pois o resto depois do fim é silencioso e escuro, tambem inodoro e nao se pode tocar nunca mais para todo o sempre. Abraço a todos.

• miqueias charles:

Estamos fazendo o mesmo com o nosso planeta….

• Marques:

Possivelmente existe sim vida em marte, mas porque os cientistas da Nasa revelariam tal coisa para nós, primeiro é necessário que eles estudem tudo que podem e depois se for conveniente, revelam pouquíssimas coisas. Por exemplo pela quantidade de maquinas exploradoras do planeta marte, é logico que muita coisa já foi descoberto, inclusive alguma forma de vida, mas a nasa não tem obrigação nenhuma de divulgar aquilo que queremos saber, nem o governo americano o tem, afinal eles estão gastando o dinheiro deles, quem quiser saber que enviem sondas exploradoras aos planetas e descobrirão a verdade sobre tais corpos celestes. Não esperem que a nasa vai desenvolver pesquisas e chegar aqui chamar a imprensa e dizer: ” Achamos vida em determionado planeta, eles são superiores a nós, nos passariam parte de seus conhecimentos tecnologicos e quem fosse (país) detentor de tais conhecimentos revelariam ao mundo todo para compartilharem os benefícios de tais informações, só que não se esqueçam que estamos no planeta terra, e o ser humano é egoísta, cruel e mais propenso às más do que as boas ações, portanto não revelariam nada a ninguém, nós pobres mortais não saberemos tão cedo sobre isto, somente os eleitos da nasa, mesmo lá dentro a grande maioria nem sonha com as descobertas que a própria nasa fez. O único jeito ou maneira de descobrirmos se existe vida inteleigente fora da terra, será através deles mesmos, na forma de conquista ou exploração espacial. Um abaraço.

• SIDINEI:

NAÕ QUERO ASSUSTA-LOS MAS A FALTA DE AGUA EM MARTE SE DEVE AO FATO DOS GULOSOS MARCIANOS TEREM BEBIDO TODAS EM FORMA DE CERVEJA …… ACREDITAM?????
    A QUANTIDADE DE PEDRAS REFORÇA ESTA TEORIA, NAQUELE TEMPO HAVIA CHUVAS DE PEDRAS, UNS CONTRA OS OUTROS… MAS BAAAAA

• Luiz Fernando:

Parece ser legal andar no meio daqueles pedregulhos.

Assim como algumas pessoas nos comentários aqui, os cientistas baseam-se muito no espécime de vida terrestre – que precisa de água, oxigênio, comida, entre outras coisas. Mas é notável pensar que, pelo tangente inimaginável de diversidades geológicas pelo o universo, existem outros tipos de seres.

Não é impossível existir um tipo de raça, mesmo que vegetal ou não-inteligente, tenha sua estrutura formada de Metano, e não de Carbono, como é o caso de nossa pele.

O Universo é um lugar grande demais para só existirmos nós, e também grande demais para que outros seres sejam simplesmente descobertos. Eu acredito na ciência, e tenho pena que provavelmente, durante meu tempo de vida, não terei a possibilidade de ver algo assim.

• Kritical-X:

Rapaz, se tem ou teve vida lá eu não sei, mas… a vista do lugar da um otimo “wallpaper”. Tem uns comentários bem sagazes aqui…, Genivaldo, não sei qual o Meu objetivo “espiritual” aqui na terra, mas acho que voçê defenderia muito melhor a sua causa, se escrevesse um pouco mais coerentemente e com mais cuidado na ortografia, pois escrever incorretamente geralmente diminue a credibilidade das suas afirmações. Sem ofensas, apenas crítica construtiva.

• Jose:

Daqui alguns milhares de anos, os habitantes das luas de jupiter olharão para a terra e perguntarão, “houve vida ali (inteligente?), enfim, a história se repete…

• Angelo:

Eu acho bem possível que Marte tenha sido abitada no passado por seres mais evoluídos do que organismos unicelulares, mas não inteligentes. E se existe ou existiu vida lá, com certeza deixaram vestígios. Mas o planeta é bem grande, tem muitos lugares para serem explorados.

Eu também acho ridículo falar sobre crenças religiozas em um site como esse. Se querem escrever sobre besteiras como vinda de cristo, arrebatamento ou coisa parecida, devem procurar ou criar um site de mitologia.

se eles acharem água eu mim mudarei para lá

• Alexsander Torres:

OLhando pelo lado cientifico que foi mostrado. Acredito que marte foi um planeta abitado por seres humanoides. Podendo supor que antes da instinção da especie, crendo eu, por conflitos da nação como guerras etc. Eles povoaram o planeta terra para manter a especie humana viva. Essas crateras de diferentes formas mostra que o planeta ja sofreu com guerras e foi destruido por completo!

• fernando8:

as coisas estão na frente dos seus olhos e vcs não vêem. os marcianos são aquelas pedrinhas azuis.

Na realidade amados irmãos os cientistas sabem que marte a lua é habitada e em outros planetas bem como todo o universo, a vida humanoide só na terra que pertence a 3 dimensão e não sei como e ainda varios usuarios deste blog não consegui ainda vê isto. Não se trata aqui de religião quando eu falo mais repasso para outros que somos constituido de Corpo, Alma e Espírito. Todo universo é constituido de um plano Espíritual mesmo que ainda haja matéria e a própria matéria é feita de átomoos que não deixa de ser energia e ela mesma é espíritual. Você ainda não descobrio como foi que nasceste? A grande oportunidade que lhe foi dada a vida de viver neste planeta e qual é a missão de viver aqui? Qual a finalidade que deves executar no decorrer da vida neste planeta? Apôs isto para onde voltaras? Quando você descobrir tudo isto então você não precisará de tais perguntas como se existe ou não habitantes em outros mundos pois você veio de outro mundo outra dimensão para este Planeta para uma evolução espíritual em uma experiência espíritual evolucional. Vos digo que já conheço varios irmãos de outras dimensões e não mim importo que alguem chame-me de LOUCO nisto acontece uma frase de Yeshua = Jesus “CONHECERES A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”, por este motivo respeito todos os seres vivos fauna e flora planetaria pois fazem parte do Todo que nos criou e a todo o universo. Meu Shalom para todos. [email protected].

• Cleyton:

Com trilhões de bilhões de planetas que ainda não conhecemos, ficar procurando vida inteligente (como há na terra) em marte é no mínimo um deperdício de tempo. Poderia com certeza ser erosão do vento. Ou será que lá não tem vento?

• Otavio Augusto:

Então manda uma nave pra esses outros planetas. Diz um jeito de fazer isso.
      Com a tecnologia atual, é melhor nos focarmos em MArte

Ha teorias não reconhecidas pela ciencia, que afirmam que ha vida em Marte, e muito semelhandte a nossa, porém com conhecimento cientifico elevadissimo se comparado a nós.
    Mas não sabemos se eles querem ser vistos, e acredito que os homens da ciencia sabem disso, só não querem admitir, pelo menos por enquanto, por algum motivo principalmente religioso, eu acho.

• Wagner Fafá:

Marte é a eterna curiosidade.
    Tenho uma teoria no mínimo complicada.
    E se eles realmente estiverem lá, e não desejarem ser vistos.
    A teoria da migração galática é plenamente possivel, e pode não estar muito longe

• Mercedes:

“vinheram para a Via Lacta”??????????????
    Sério mesmo o que li aí?
    Gente….que acontece…….
    Quanto à vida em Marte, ou qq outro planeta ou em qq outra galáxia, é melhor aceitarmos que podem existir formas de vida diferentes das que conhecemos não?
    Não seria muita pretensão do ser humano achar que somente a Terra é habitada?
    Que é isso……..

Marte compartilha de muitas semelhanças com o planeta Terra. Inúmeras pesquisas indicam essa hipótese, de que (provavelmente) já houve vida em Marte. Vida inteligente ? Seres civilizados ? Ou simplesmente microorganismos ? Talvez um dia o homem venha a descobrir, talvez um dia o homem venha a pisar em solo marciano, assim como foi feito a primeira vez na Lua em 19 de julho de 1969. Considerando suas características atuais, é impossível que haja qualquer indício de vida presente, pois a atmosfera do planeta é rica em dióxido de carbono e a ausência de àgua é um fator desconcertante…Àgua é sinônimo de vida. Possivelmente a vida tenha se desenvolvido na àgua (mares e pântanos quentes), e no fim, que ser vive sem àgua ?

• Marco Antônio:

Marte foi habitado…pelo homem.Há milhares de anos,para fugir de guerras e poluições que devastavam o planeta,procuraram outro habitável…e viemos pra Terra devastar e guerrear.Já estamos procurando outro pra fazer o mesmo…DESTRUIR!

Olá amigos! Espero que muitos de vocês tenham mudado os pensamentos já que estamos perto do Arrebatamento, onde nos encontraremos em orbita da terra com a gigantesca Nova Jerusalém Celestial que ocupará a antiga e atual Jerusalém de infidaveis guerra, Yeshua esta chegando para a nossa alegria eterna. Shalom para todos

• Eduardo Amaral:

Genivaldo meu amigo. Diminui a dose, “senão o catacrisma te pega, cara!!!” Quanta asneira junta!!!

• Mariana *——*:

Isso Eu Acheii Muitoo Istranhoo é Tipo Um Asterolde Né Mais Euu Acredito Que o Mundo Vai Acabra

fenix muito f*da o ponto de vista, se pararmos para pensar é realmente assustador as duas opções

• Fênix:

Acho pretensão os cientistas julgarem a inexistência de vida em Marte, só por não encontrarem evidências de elementos físicos,químicos ou biológicos que propiciem vida igual aqui. Acredito que isso é devido ao orgulho deles em não admitirem um foto que eles não fazem a mínima ideia de como se formariam vida em outro tipo de organismo vivo e também o fato deles estarem bem limitados quanto a exploração do planeta e do espaço,acredito que tem muitas evidencias físicas,químicas ou biológicas que propiciem vida por aí…Só que os cientistas desconhecem os fatos. De fato isso é impossível saber por hora se existe vida fora daqui, mas mas aí está o dilema; se existe ou não vida inteligente fora da terra é uma questão que por já a nossa geração jamais saberá, mas seja qual for a resposta ambas são assustadoras…

Bem amigos! Na verdade marte é habitado por outras raças alieniginas com bases escondidas e bem como a lua nossa é também habitada, os cientistas da Nasa sabem disto e demais países porem a ordem é não falar para a humanidade. Existe um pacto dos americanos e outros países com ETs, a coisa é muito grave para todos nós, a muitos e muitos anos houve uma gerra em uma galaxia distante e os que perderam foram expulsos de lá e vinheram para a Via Lacta e expalhou-se por varios planetas existentes de sistemas solares como o nosso. Os humanos são vigiados constantimente por eles OS BENEFICOS E OS MALEFICOS e esta guerra que houve entre ELES voltará acontecer novamente e será a última guerra envolvendo inúmeras raças de ETs, o sistema solar nosso esta todo afetado por catacrismas criado por ambas partes, pois existem inúmeros planos dimensionais de onde ELES veem e nosso plano é a 3 dimensão. Os acontecimentos que se segue acelerados desde 1998 para o grande CATACRISMA cosmico da 3 dimensão que modificará toda humanidade incluindo toda galaxia nossa e as demais a ordem foi dada e assim acontecerá, um bom sinal é olharmos para nosso próprio planeta que algo de anormal esta acontecendo na crosta da terra e nos seus habitantes no ar, na superficie seca, nas águas= fauna e flora. Somos catalogados constantimente por ambas das expecies, varias naves estão pairadas fazendo um trabalho de rastreamento da nossa vida os nossos pensamentos, atitudes de relacionamento entre nós, e no momento certo eles interveem, pois tem capacitade de alterar o desejo humano do bem e do mal. Desde muitos anos ambos lados tem ajudado e prejudicado a humanidade esta é a função dos da LUZ e os das TREVAS, milhares de seres humanos começaram a ter sonhos extranhos e realisticos sobre o CAUS que tomará a terra dentre poucos anos, a humanidade será lançada nela uma GRANDE REDE para a PESCA COSMICA pois com a NOVA TERRA que surgirar não haverá mais os que destroí a terra homens/ETs maleficos nos cosmos do grande Universo que o CRIADOR o fez. Meu abraço fraternal a todos que são da paz do Adonai. [email protected].

• flavio laia:

Pelo rastro deixado, indubitavelmente, trata-se dos aliens azuis da TIM #namosca!

• JAVA:

Realmente se olharmos mais de perto parece que tem lama, grama,folhas, gravetos e tudo mais…
    AAAAA por favor!!!!
    Só pra cara de vocês mesmo…

• Willian:

Realmente, se repararmos, o chão está úmido.

Flávio, concordo com voce – a diversidade das formas de vida é impressionante !
    No mais, estas informações soltas assim, de vez em quando, são preparações para revelações mais bombásticas que estão por vir …
    Mas acho que nem precisava tanto uma vez que os humanos estão mais preocupados com a bolsa de valores ou com o futebol do que com a ciência ou notícias relacionadas a ela.
    Enfim …

Não sei se vcs repararam, mas parece q a superfície está úmida…. parece lama….

se já teve vida em marte nós saberemos só daqui a uma análise extremamente bem feita, mais enquanto isso não ocorre quem sabe se daqui a 1000 anos mais da metade dos mitérios do sistema solar será desventado, já que cada dia que passa a tecnologia se desenvolve mais rapidamente.

• gelrisjs:

Laboceta
    Na verdade esse é o nosso passado.
    Aposto que somos uma espécie que já viveu em marte, evoluiu tecnologicamente ate esgotar o planeta e veio pra terra, onde a nossa tecnologia se perdeu.
    quem viver verá.

• Flávio:

quem disse que a água é fundamental para a vida? só aqui na terra. qualquer ser se adapta ao meio ambiente, ou os coacervados também precisavam ter uma dieta balanceada? E quanto a Panspermia, não há nada que prove o contrário, se for verdade, de onde vieram?

• Laboceta:

Esse é o nosso futuro se continuar assim!

• mizael filgueira guedes:

Os habitantes terrestre, são nada mais do que os descendentes de marcianos que vieram para a terra em busca de novo mundo, novo ar, nova água… já que os recursos naturais já teriam esgotado.