Foto: HH-222, a Nebulosa da Cachoeira

Por , em 25.10.2011

Como surgiu a Nebulosa da Cachoeira? Ninguém sabe. Essa fantástica estrutura localizada na região da NGC 1999, na Grande Nuvem Molecular de Órion, é uma das mais misteriosas já encontradas no universo.

Também conhecida como HH-222, essa nebulosa tem um alongado jato gasoso que se estende por aproximadamente dez anos-luz e emite uma surpreendente variedade de cores. Uma hipótese é que o filamento de gás tenha surgido do vento proveniente de uma jovem estrela que se chocou contra uma nuvem molecular próxima.

Não existe explicação, no entanto, para o motivo pelo qual a Nebulosa da Cachoeira e os jatos mais fracos parecem convergir para um ponto brilhante, uma incomum fonte de rádio, localizada no canto superior esquerdo da estrutura em curva.

Uma teoria é que a incomum fonte de rádio se originou de um sistema binário contendo uma anã branca quente, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro, e que a Nebulosa da Cachoeira seria apenas um jato proveniente desse sistema energético.

Esses sistemas, no entanto, são normalmente emissores fortes de raios-X, e nenhuma emissão de raio-X foi detectada. Por isso, até agora, esse caso permanece sem solução. Talvez observações futuras e outras inteligentes deduções possam desvendar a verdadeira origem dessa enigmática nebulosa. [NASA]

Que coisa mais linda!

LINDA IMAGEM…. TALVES O TITULO NÃO SEJA O MAIS APROPRIADO, E SIM A NEBULOSA DA AREIA DO TEMPO, POIS PARECE MAIS UMA AREIA SENDO DERRAMADA DAS MÃOS, MAIS A INTERPRETAÇÃO VAI DA IMAGINAÇÃO DE QUE VER A IMAGEM

Eu gostei do seu ponto de vista.

• Stohathor:

já que vc acredita em gnomos me explica por favor o que é ? vc já viu ? onde posso ver ? é o que ?

A grande Nebulosa das areias do tempo… legal

O universo continua a nos desfiar. Já não basta os mistérios existentes, ainda aparecem cada vez mais mistérios. Esta nuvem talvez de gas, deve ter sido atraída por um objeto escuro que passou pelo local e seguiu em frente.

• JOSÉ DIMAS LOPES DE AZEVEDO:

Quando a ciencia der a devida atenção ao que afirmam os espiritos de luz a respeito da formação do univwerso, englobando tudo o o que o homem vem pesquisando desde o início dos tempos, enfim tudo se tornará claro como a luz mais pura e brilhante. Exemplo simples: enquando a ciência apenas suspeita do elemento ENERGIA ESCURA, Eles ja afirmavam, há 150 anos, em “O Livro dos Espíritos” e em vasta literatura subsequente, O ELEMENTO CÓSMICO UNIVERSAL como sendo a matéria prima de Deus Que os Espíritos co-criadores manipulam para a criação de todo o Universo e tudo o que está contido nele e tambem para todas as manifestações físicas, psiquicas…

Vc tá confundindo a Luz Astral com a Energia Escura. A segunda não existe.

• Sadraque:

Tem hora que eu penso se é só eu que fico me sentindo bobo de tão lindas que são as nebulosas.

• Mesaque e Abdnego:

Sadraque, então vamos passar por dentro delas pra ver se nos queimamos

Talvez possa ser apenas uma nebulosa emissora apoiada em uma nebulosa escura maior e mais densa, porisso não se misturaram. Realmente uma belíssima imagem.

• 3dx:

é a mais provável concordo com vc

Meu palpite: a cachoeira inteira é uma conexão elétrica entre dois pontos energéticos que permitem a passagem de matéria entre eles.

• BossGrave:

Correntes eletricas de 10.000 anos luz?? E o que seria a fonte disso?

As próprias estrelas produzem essas correntes elétricas em seu processo de fusão nuclear.