Foto: M6, o Aglomerado da Borboleta

Por , em 11.09.2011

As estrelas mais brilhantes da imagem formam o aglomerado aberto de estrelas M6, também conhecido como o Aglomerado da Borboleta. Esse nome surgiu porque, para algumas pessoas, o contorno do aglomerado se assemelha bastante com o inseto voador.

O aglomerado M6, ou NGC 6405, se estende por cerca de 20 anos-luz e é localizado a 2 mil anos-luz de distância de nosso planeta. Ele é mais bem observado em céu escuro, com o telescópio apontado na direção da constelação do Escorpião, e tem o mesmo tamanho no céu que teria uma lua cheia.

Como outros aglomerados abertos, o M6 é composto predominantemente de estrelas jovens azuis, embora a estrela mais brilhante seja quase laranja.

A estimativa é que o M6 tenha 100 milhões de anos. A determinação da distância de aglomerados como o M6 ajuda os astrônomos a calibrarem a escala de distância do universo. [NASA]

• chico:

acho que não vi borboleta nenhuma

Os aglomerados abertos são assim chamados porque suas estrelas podem e provavelmente vão se separar, não estão tão unidas pela gravidade quanto os agolmerados globulares, ou fechados. O nosso Sol pode ter nascido numa nebulosa que originou um aglomerado aberto e teve como irmãs as estrelas da alfa centauro, que estão a 4,3 anos luz, e lentamente se separou delas.

Vlw Jonatas, sempre quis saber o porquê de aglomerado aberto ou fechado, mas nunca pesquisei! Qnd li o título do post pensei em pesquisar após lê-lo mas não será necessário

Juliano, conhece as plêiades? popularmente conhecidas como sete estrelinhas muito juntas, ou setestrelo, que fica na constelação de touro. Elas são na verdade um aglomerado aberto e podemos vê-las a olho nu no verão como sete ou oito estrelinhas, dependendo da luz da noite e da boa visão de quem olha. Esse aglomerado tem entre 400 e 1000 estrelas muito jovens, azuis e quentes, e em volta a nuvem azulada são os restos da nebulosa onde nasceram, muito bonita, vale a pena dar uma olhada…

Lindo demais!!!! Nessas horas dá vontade até de voar!!!! Que inveja do Superman!

Galera, sei que ninguém gosta de propaganda, é que estou postando todos memes do passado da internet, reunindo no meu blog, caso lembre de algum, comente em qualquer post, para acessar clique no meu nome, vlw