Foto: Nebulosa da Lagoa e seu penhasco austral

Por , em 23.05.2011

Cumes brilhantes e nuvens de poeira formam essa imagem tirada nas proximidades da região formadora de estrelas “M8”, também conhecida como Nebulosa da Lagoa. A foto cobre uma área da região, por vezes chamada de “penhasco austral”, que tem cerca de 20 anos-luz.

A lagoa cósmica fica a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Sagitário e no centro da nossa galáxia, Via Láctea. A foto foi tirada pelo telescópio Gemini Sul, da NASA.

A figura, altamente detalhada, explora a associação de várias estrelas recém-nascidas encaixadas nas pontas das nuvens brilhantes de aros e objetos Herbig-Haro. Abundantes em regiões de formação estelar, objetos Herbig-Haro são poderosos jatos emitidos por estrelas jovens no processo de formação de calor em torno de nuvens de gás e poeira.[NASA]

• Mariana:

Q lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• Dedeco:

As nuvens são compostas por cerca de 99% de gás e l% de poeira(dióxido de carbono). Dos gases, 90% é hidrogênio.

• Mau:

NOSSA fantastico, é verdade somos tao pegueno perto deste universo magnifico e infinito,

• Flávio Aurélio Faria da Rocha:

Além da beleza que a imagem nos mostra, o que mais me impeessiona é que a foto cobre apenas uma área da região que tem, “apenas”, cerca de 20 anos – luz. É simplesmente de impressionar qualquer um. Nós, que vivemos neste lindo planeta azul, não passamos de um simples “grão de areia” na vasta imensidão que é o universo.

• hiago:

Gostaria de saber quais são as substâncias que formam essa bolha alem do risco de explosão?

Showcante.

Muito interessante.
      ___________________

‘Marte’, como eu faço para colocar um avatar?

Poxa, Pensador, é mole. Você já tem a resposta.

• Heroi:

Mole mesmo. Você já tem a senha. Basta fazer direito.