Foto: o último passeio da sonda Spirit em Marte

A imagem a seguir foi a última coisa que a nave robô Spirit viu em Marte. Após operar durante anos além das expectativas, Spirit acabou se atolando em solo marciano e, em seguida, sua bateria se esgotou enquanto ele investigava a inusitada superfície do nosso planeta vizinho.

Visíveis na foto estão numerosas rochas e pequenos declives ao redor dos Montes Columbia de Marte. A colina estranha, com a parte superior de cor clara, localizada na parte superior da imagem, era o destino futuro de Spirit quando ele atolou. Especula-se que a colina esteja relacionada com o vulcanismo marciano.

Na semana passada, a Nasa parou de tentar contatar a sonda Spirit após inúmeras tentativas. A meio mundo de distância, a irmã de Spirit, Opportunity, continua sua expedição rumo à cratera Endeavour, que pode vir a ser a maior cratera já visitada por um robô.[NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

23 respostas para “Foto: o último passeio da sonda Spirit em Marte”

  1. Aff, duvidam de tudo o homem foi lua ai chega um mega inteligente e vai dizendo que é photoshop chega outros dizendo que o céu de marte é azul e a areia é branca, meu caro amigo como sabe que marte tem a terra branca? por acaso já foi lá? algumas imagens são alteradas mesmo para não perde detalhes mas nunca alteraram o que tem nela.

  2. as peças do robo que tirou a foto são da mesma cores que o chão e o ceu

    essa foto mal manipulada é montagem
    que qualquer photoshop faz

    essa areia deve ser branca e o ceu azul
    mais eles mostram o que eles querem
    pq querer ir tanto para um lugar destes ?
    que é pedra e pó puro

    • Meu Deus, sempre duvidam! Estudem um pouco antes de opinarem! Estou cansado de vir até essa seção só para ver um bando de desinformados teorizando possibilidades especulatóras, acreditando que devemos voltar no tempo para sermos o mesmo povo burro de antes pois as vijens espaciais “são caras demais”. É revoltante!

  3. Srs, A NASA detem conhecimentos q mtos morreriam só em pensar q existe, pode acontecer ou vai de fato, e pensando nisto, a NASA ñ nos revelam por achar q numca teremos condições psicológicas para tais relatos. Eu ou você, podemos lhe dar com tais situações e os outros?. Só espero q eles ñ venham nos dizer q a terra vai acabar nocauteada por uma magapedra, encima da hora. Acho q a NASA deveria abrir mão um pouco + de seus segredos e melhor nos prepararem e orientar nos.

    • isso tudo é muito especulatorio

      até acredito que guarde um segredo ou outro.. mas nao acredito por enquanto que vá ser algo q mudará drasticamente nossas vidas.

      mas o q se houve por ae é mais especulação do q outra coisa

  4. o homen mesmo e muito iguinorante, acha que é a unica epeécie de vida em um planeta, se acha, como se deus fosse egoista e me4squinho.
    sabe pois existe vidas em outros planetas, deus criou outras espécies de vida em outras espécies de matérias, matérias própias e adequadas para conceber um esprito diferente.

  5. Foi uma pena pois me fascina esta tecnologia da NASA que tantos bens trouxe a humanidade !Espero que outro “ser” encontre a spirit para ajudar a desvendar os mistérios do universo !

  6. Este Rover atolou e quebrou duas das seis rodas.
    Deve ter congelado seus paineis solares e agrupado muita poeira.
    Se encontra inativo, vamos esperar quem sabe um dia derreta e limpe os paineis e volte a entrar em contato, pelo-menos.

    • hehee.. ainda me lembro do tal sambinha que ativou o robo…

      seria bem possivel que ele desse restart (problema é se o “BIOS” tambem estivesse travado, ae só num reserva ou botao mesmo)

  7. Olá a todos !
    As sondas gêmeas são um prodígio de engenharia. Pena que a Spirit tenha se atolado, senão, com toda certeza, nos daria dados e imagens fantásticos sobre o Planeta Vermelho. Agora, vai virar brinquedo para as crianças marcianas !!
    Abraços

  8. o que será que tem nesta cratera? novos tipos de organismos?
    será que um dia TEVE VIDA EM MARTE? conseguiram resgatar todas as filmagens da sonda? escondem algo de nós? se nao teve vida vai ter com a degradação do meio ambiente, num futuro +- distante os planetas vizinho vão ter que ser adaptados. Alguns que lerem o comentario acharão que estou viajando na maionese, mas é um futuro possivel. Acho que é importante explorar os recursos dos nossos planetas vizinhos, possibilita evolução na tecnologia, e se acharmos alguma coisa com bens medicinais.. bem é possivel ja acharão até agua. com certeza este assunto é muito incerto e misterioso.

Deixe uma resposta