Foto: uma tempestade gigante em Saturno

Publicado em 24.05.2012

Essa é uma das maiores e mais longas tempestades já gravadas em nosso sistema solar. Vista pela primeira vez em 2010, a formação de nuvens no hemisfério norte de Saturno começou maior do que a Terra, e logo se espalhou completamente ao redor do planeta.

A tempestade não foi gravada apenas da Terra, mas também pela nave Cassini, orbitando Saturno. Na foto acima, em infravermelho colorida artificialmente, as cores laranja indicam nuvens mais baixas na atmosfera, enquanto as cores mais leves indicam o contrário.

A intensa tempestade provavelmente está relacionada com o lento surgimento da primavera no norte de Saturno.[NASA]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Com essas cores, Saturno está lembrando bastante a coloração de Júpiter. É incrível como os anéis de Saturnos são “finos”, comparados ao tamanho do planeta!

    Thumb up 2
    • Finos em espessura e extremamente amplos, o que os torna uma estrutura tão fascinante e bela, na verdade espetacular, uma maravilha do sistema solar.
      A espessura média dos anéis mal chega a 1 km, entretanto se estendem por um espaço de 280 000 km.

      Thumb up 6
  2. As tempestades que ocorrem em Júpiter e em qualquer outro planeta tem a mesma origem: descargas elétricas vindas do Sol ou de outro corpo muito ativo dentro do Sistema Solar. Se isso está ocorrendo lá, essa é a mesma explicação provável para a recente quantidade de tempestades e fortes ventos ocorrendo aqui na Terra. O tempo na Terra não é imprevisível: não é compreendido.

    Mais informações: jmccsci.com.

    Thumb up 4
  3. Olá Jonatas !
    Como (quase) sempre, ótimo complemento à reportagem hehehe
    Abração !

    Thumb up 5
  4. Na foto acima, em infravermelho colorida artificialmente, as cores laranja indicam nuvens mais baixas na atmosfera, enquanto as cores mais leves indicam o contrário.

    Eu fico me perguntando como será a cor original , pq se nos vendem essa cor poderia ser azul, verde, roxo ou cinza até multicolorido , queria saber como que é …

    Thumb up 3
    • Saturno apresenta estruturas atmosféricas, como manchas e turbilhões, zonas e cinturões, bem parecidas com as que vemos em Júpiter. A diferença é que em Saturno a nebulosidade superior é bem mais intensa e obscurece essas formações, nos obrigando a usar recursos como a colorização artificial pra estudar seus detalhes. Sem essa nebulosidade, a imagem teria padrões similares aos que vemos em Júpiter.

      Thumb up 4
  5. O clima é mais previsível em outros Planetas, por incrível que pareça, é bem mais fácil prever o tempo nos distantes gigantes gasosos do que na Terra. Incompetência de nossa meteorologia ou nosso clima não coopera?
    Segunda opção. Os Gigantes Gasosos são estruturas bem definidas, suas atmosfera tem zonas de tempestades e zonas de calmaria bem separadas. É claro que não trocaríamos um de nossos tornados ocasionais que aparecem e desaparecem rápido pela permanente Grande Mancha Vermelha de Júpiter, um vendaval amoníaco com ventos de até 1.000 km/h e com o tamanho de três Terras. Mas o nosso clima é imprevisível, mal sabemos quando um tornado ou um furacão vai chegar antes dum momento crítico, porque são súbitos. Agora se você morar em Júpiter, Saturno e Netuno, é só evitar as áreas de turbulência e grandes manchas de tempestades para viver no deleite de um mar de nuvens coloridas sem fim.
    Na Terra, a fonte de Energia tempestual é o Sol, nos gigantes gasosos ela parece vir mais de suas pressurizadas camadas internas. Mesmo assim, seus comportamentos estão seguindo oscilações de acordo com o Sol, mais perto, mais intensas, como essa de Saturno aqui reportada.

    Thumb up 21
    • Mais previsível em outros planetas? Dizem que a meteorologia sempre erra.
      Só nessa tempestade, foram centenas de desabrigados e o governo, que sabe que todo o ano tem, ainda assim é ineficaz.
      Ah não, desculpa, confundi. Tava falando da Terra.
      =/

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120522084324-large
Composto bizarro é criado por cientistas

Você conhece o eleme...

Fechar