Foto: uma visão nítida do sol

Por , em 20.09.2011

Esta foto “fogosa” é a imagem mais nítida já feita do sol. Ela mostra detalhes impressionantes da nossa grande estrela, como uma notável mancha solar escura na parte inferior da imagem e numerosos grânulos em ebulição, que se parecem com grãos de milho e aparecem na parte superior da foto.

A imagem foi feita em 2002, com o uso do Telescópio Solar Sueco, que fica nas Ilhas Canárias. A imagem em alta resolução foi obtida usando sofisticados adaptativos ópticos, sobreposições de imagens digitais e outras técnicas de processamento, para acabar com o efeito de borrão que surge com a atmosfera da Terra.

Atualmente, o sol está sendo cruzado por um grupo de manchas solares tão grandes que elas podem ser observadas por qualquer observador cauteloso, mesmo sem uma ampliação como essa. [NASA]

• CAMPOS:

Claudio Lima
    Sugiro que leia o blog – “Olhando o Universo” lá vai encontrar explicações para vários fenomenos do universo.

• cristiane chote:

cara,aqui eu tó tentando entender como eles podem chamar isso de nítido!!!Não sei oq é buraco negro e fogo…

• Claudio Lima:

Uma visão nítida do sol*
      Ah Cristiane não é só você que esta tentando entender o que é nítido! Como disse o nosso colega ALX, em 21/09/2011. A foto NÍTIDA do Sol* parece mais uma cerveja derramada indo para um buraco.
      Pra mim manchas solares’ aparecem nitidamente na pele das pessoas… Na estrela a Sol* de onze em onze anos aproximadamente, emergem fragmentos de bôrras anteriores e centrifugamente deslocam-se para o equador solar.
      Não sei se o buraco negro é fogo

• Retardado:

só para lembrar, você já parou pra notar qual é a distancia entre a Terra e o Sol? não né, a distãncia é de mais de 150 milhões de km, e sem falar na atmosfera terrestre que atrapalha e a desisade da luza na súperfície, e essa imagem foi foita em 2002, então é bom entender o que realmente é uma visão “nitída” do sol

• Retardado:

ah e lembrando, foi mal pelos erros na escrita e se você ler o texto vai ver que essa foi a foto mais nítida JÁ FEITA DO SOL, ou seja ela não precisa ser exatamente nítida para ser uma boa imagem

SÓ sei que o sol é uma estrela sei que aquece a terra e no inverno é muito gostoso……!

• Claudio Lima:

Magoado… Magoado! Lembre se que somos missionários aqui na terra e não devemos sair daqui dessa vida antes termos uma visão nítida do Sol*
      Que chova que faça Sol* observe! É necessário saber pra eternidade

• Jafé Ribeiro:

Ah, e na verdade as manchas são magneto-convectivas.

• Jafé Ribeiro:

Claudio Lima – não uso filtro… mas não olho pela ocular. Eu uso para projetar a imagem em uma parede. Filtros são caros e eu ainda sim fico apreensivo em usá-los. Qualquer rachadura e já era.
    Para entendermos melhor as manchas solares, além do conceito de campo magnético, o conceito de plasma também é bem-vindo, pois este último é extremamente sensível ao primeiro.

• Claudio Lima:

Caro Jafé Ribeiro só em você visualizar o disco solar através de uma luneta, já é muita coisa! Somos a minoria desde o tempo de Galileu e discípulos.
      Há muitos tipos de filtros solares e por incrível que pareça os baratos são os melhores. Saudações Astronômica*

• Jafé Ribeiro:

Bela imagem. Andei observando por esses dias as manchas solares mas estou a procura de um método eficiente que gere uma imagem do sol por reflexão com detalhes e nítida. Quase perdi uma lente do meu telescópio ao esquecê-lo mirando para o sol, he he.

• Claudio Lima:

Caro Jafé Ribeiro qual filtro solar você usa meu?
      Vale lembrar que a Igreja Católica não furou os olhos do Galileu Galiléo!
      O feixe de luz solar queimou as retinas dos seus dois olhos antes que ele contemplasse o resto do Ciclo Solar de seu tempo… Quem contou isso foi seu professor Clavius, Chistopher. Cuidado e bons céus*

Esse pequeno pedaço da Sol deve ter o tamanho do Terra já que essa estrela é quase 1 milhão de vezes maior que nosso planeta. E pensar que somente depois de Nicolau Copérnico ficou patente que o Terra era apenas um planeta e que a Sol era uma estrela e que as “estrelinhas” do céu não podiam ser vistas de dia devido ao brilho da estrela Sol e, finalmente, que a Sol era responsável pela luz do dia e a noite ocorria quando o movimento do Terra nos colocava à sombra. Curiosamente as Américas já haviam sido descobertas…

• Ícaro:

o sol é exatamente 330330 vezes maior do que a terra em diâmetro

• Claudio Lima:

É isso aí Ícaro’ fica reservado exatamente aos físicos astronômicos*

• Claudio Lima:

Imagino que o disco solar seja 10% maior que a órbita da Lua… Melhor dizendo: A esfera do Sol é Maior que uma lunação completa, um mês

• Retardado:

eita pesquisa mais cara o diametro do sol é mais de 100 vezes maior que o da Terra, mas em caso se tamanho ele é mais de 1 milhão de vezes maior que o nosso pequeno planeta

• Claudio Lima:

Bem disseste Roberto! Da Sol* ela é a estrela nossa mãe.

• serena:

esquisito mas euu gostei!!

Serenou*

NÍTIDA???? Ta zuando né? Isso ta parecendo mais uma cerveja indo para um buraco negro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Claudio Lima:

Tem razão ALX tão gelada que nem borbulha*

• Retardado:

FAZ MELHOR ENTÃO, JÁ QUE FICA FALANDO MAL FAZ UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA ENTÃO!

Continuando a explanação anterior; O campo magnético, muito intenso no buraco negro, também poderia ser o responsável pelo escuro no interior deste buraco negro e isto nos ilude fazendo acreditar que se trata de um corpo massivo, quando na verdade é um centro oco, com grande força gravitacional (centro gravitacional da galáxia). Sua intensa rotação faz a força centrifuga empurrar toda a matéria de seu interior contra as matérias a sua frente, se chocando (horizonte de eventos), se desintegrando e fazendo aparecer dois jatos de energia que são enviados para o espaço. Provavelmente antimatéria.

Campos*
      Continuando sua explanação campo magnético’ buraco negro’ centro oco?
      A força é gravitacional ou a rotação faz a força centrifuga?

Fogosa
    Foto “fogosa” gostaria de saber mais sobre a imagem! Se é do Telescópio Solar Sueco’ e quais adaptativos ópticos e outras técnicas de processamento. Qual relacionamento com a NASA?
    Agradeço antecipadamente se possível*

• Ailson Borges:

Parece-me que o sol tem incríveis ondas de fogo e buracos (manchas) negros do tamaho do nosso planeta. INCRÍVEL!!!!!

• Claudio Lima:

Realmente Ailson Borges* O brilho do Sol são incríveis ondas de fogo que emanam seu calor eté o nosso planeta. INCRÍVEL!!!!!

• Retardado:

não tem como ter fogo sem oxigênio kk

As manchas escuras do sol, são provocadas pelo seu campo magnético. Isto quer dizer que o magnetismo pode ter infuencia na luz, como foi provado pela ciencia. Isto serve para provar que não foi a gravidade do sol que desviou a luz das estrelas durante a experiencia que “Einstien” fez durante um eclipse do sol para provar sua teoria sobre a gravidade desviar a luz e sua influencia no tecido espaço-tempo. Além do mais a densidade tambem desvia a luz e a densidade nas proximidades do sol é enorme.
    Se isto for verdade, tudo terá que ser revisto.

Campos*
      As manchas escuras do sol’ conhecidas por Manchas Solares!
      São magnéticas ou centrifugas?

Wow !