Fotos amadoras identificam rota de um cometa

Por , em 24.04.2011

Aficcionados que costumam tirar fotos do céu, e observar fenômenos astronômicos interessantes, podem se tornar importantes colaboradores da ciência na era da Internet. Dois astrônomos profissionais conseguiram traçar a órbita ainda desconhecida de um cometa, no último mês, graças a uma série de fotos amadoras disponíveis na web às quais eles tiveram acesso.

Um dos astrônomos é da Universidade de Princeton (EUA) e o outro de um instituto astronômico em Heidelberg, na Alemanha. Em outubro de 2007, o cometa 17P/Holmes foi considerado pela astronomia o corpo celeste mais brilhante do sistema solar, o que levou uma legião de curiosos a tentar fotografá-lo.

Usando um simples mecanismo de busca na Internet, eles encontraram 2.476 fotos do Holmes. A partir de um site especializado em astronomia, 1.299 delas foram consideradas fotos noturnas legítimas, nas quais se podia estudar. Calculando onde cada foto situou o cometa no tempo e no espaço, foi possível identificar a rota completa por onde passa o Holmes, e a astronomia agora já conhece sua órbita.

A dupla de astrônomos parece animada com os resultados obtidos. Tanto é que já planejam o próximo trabalho baseado exclusivamente em fotos amadoras da rede mundial. Será para definir o itinerário de outro cometa, o Hayakatuke, que aparece em 3.500 fotos diferentes apenas no site Flickr. [Pop Sci]

• Lourdes:

Legal Cesar!
    Gosto muito de ler os seus comentários; são sempre instrutivos e bem escritos. Parabéns.

Nem sempre os cometas possuem rotas permanentes. Os antigos já os chamavam de “os sem regras”, os “vagabundos” do cosmos. O Hale-Bopp mudou sua rota dia-a-dia à medida que se aproximava do Sistema Solar interno, causada pelo arrasto eletromagnético de sua enorme cauda.

Quanto maior o cometa, maior a descarga elétrica entre o Capacitor Solar e o corpo cometário, e maior o efeito do arraste de cauda. O Hale-Bopp era um cometa gigante, em comparação aos que nós temos visto pelos telescópios desde que foram inventados.

EP, os cometas seguem uma trajetória elíptica alongada consequência da atração gravitacional. Sir Isaac Newton, mais de 300 anos atrás, foi o primeiro a demonstrar isto com segurança. Entretanto, vista da Terra, a órbita deles parece um pouco complexa, mas isto tem uma razão simples também: a Terra não é um ponto de observação fixo. À medida que o cometa se aproxima do Sol, a Terra avança em sua própria órbita, e a posição que nós vemos o cometa no céu é consequência da projeção destes dois movimentos.

Se a coisa parece complexa, imagine que você está em um carro, em uma free-way, ultrapassando outro carro. Do seu ponto de vista, o carro está indo para trás, mas o carro também está avançando. Agora imagine que você está indo em direção a uma intersecção feita com vias elevadas, e observe um carro que está em uma via que cruza a via que você está. Olhe para o carro e anote mentalmente a direção que você teve que olhar para ver o carro, e pense, se você não pudesse perceber que o teu carro estivesse em movimento, em como você descreveria o movimento do outro carro. Faça este exercício e você vai perceber por que uma órbita simples, como uma elipse alongada (uma parábola do nosso ponto de vista) pode parecer descrever um loop, por exemplo.

Outra coisa, a foto mostra um trecho da órbita do cometa, só que não diz quanto tempo o cometa levou para percorrer aquele trecho, mas pode contar aí, devem ter sido alguns meses. Ou seja, você não vai ver, em uma noite, o cometa fazer uma cambalhota no céu…

• EP:

Cientistas amadores e desprovidos de verbas já conseguem descobrir muitas coisas. Agora imaginem o que grandes centros, como a NASA, podem descobrir.

Eu adoraria saber porque cometas seguem um percurso sempre definido. É como eles fossem controlados (que fique claro, não estou dizendo que são ETs, só estão dizendo que é interessante a forma que eles se comportam no Espaço, devido às condições variadas que tem)