Seca do Rio Amazonas é mostrada em fotos incríveis

O rio Negro, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, pode ser visto na foto acima em seu menor nível desde 1902, 14 metros abaixo do esperado.

Cerca de 60mil pessoas nas proximidades de Manaus agora passam fome, já que o nível baixo do rio impediu boa parte da pesca e do transporte fluvial. Milhões de peixes mortos também contaminaram as águas que, em alguns trechos do rio, não podem ser consumidas.

A seca é causada pelo El Niño e, normalmente, ocorre apenas uma vez no século. Mas a seca desse ano se iniciou apenas cinco anos depois da última grande seca do Amazonas. O fenômeno se encaixa perfeitamente na previsão de efeitos do aquecimento global.

As secas podem, até mesmo, contribuir para as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Na Amazônia, normalmente são absorvidas toneladas de gás carbônico. O problema é que, com a decomposição de árvores e de animais que morrem por causa da seca, ela passa a emitir mais gás do que absorver.

Por exemplo, a seca de 2005 emitiu mais gases do que o Japão e a Europa juntos.

Como você verá nas fotos seguintes, com barcos encalhados muitas comunidades estão dependendo de auxílio exterior para sobreviver.

Fotos da Seca do Rio Amazonas

[National Geographic]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

24 respostas para “Seca do Rio Amazonas é mostrada em fotos incríveis”

  1. A verdade é a seguinte: Quando as pessoas assumirem a responsabilidade de seus atos, descobrirão que têm um grande poder. O de mudança !
    Portanto, é tudo uma questão de mudança de hábitos, sair do egoísmo e pensar no coletivo. Basta começar pela boa educação, por exemplo: lembrar que lugar de lixo é no lixo, reciclar, reusar a água, banho em menos tempo, fechar a toneira da pia enquanto escova os dentes. Os pais podem reeditar seus conhecimentos e reforçar àquilo que seus filhos aprendem nas escolas, muitas vezes esquecido durante as férias.
    Enfim, o comprometimento de cada indivíduo fará dele um gestor para a conservação dos recursos naturais. Isso é muito fácil, com um pouco de boa vontade tudo se resolve.
    Daí, quando cada um estiver fazendo a sua parte, cobrar dos governantes é a próxima etapa, pois uma casa constrói-se da base, nunca se inicia pelo telhado.
    Assim, estaremos também formando governantes éticos, educados, preocupados e comprometidos com o meio ambiente, com a sustentabilidade efetivamente.
    No mais é só paliativo. È só jogar a nossa responsabilidade nas costas dos outros, por fim nada, absolutamente nada se resolverá.
    ass.: limaelimaadvogados.com

  2. A única coisa que sei, é o que vejo, e a seca infelizmente atinge muuiitos ribeirinhos, somos tão desinformados que até eu mesmo aqui de Manaus, não sabia que já estava a esse nível todo…culpados??? Não sei, só sei que nada disso é bom…e dói demais no coração ver-mos que somos destruidores…incapazes de admitir-mos nossos erros e recomeçar, do zero, e respeitar a natureza e a nós mesmos…

  3. Aquecimento global? Efeito estufa? Haarp? tempestade solar? Emissão de gás carbônico?Apocalipse? A verdade é que, ninguem , nenhum de nós sabe ao certo o que está acontecendo e onde vai chegar isso tudo. Não creio que apontar o dedo procurando culpados seja solução, nem sei se existe uma solução, mas acho que manter a calma e a união de todos , trocarmos informações confiáveis e nos mantermos alerta pode ser uma saída para enfrentarmos o que está por vir. No mais solidariedade nunca foi causa de nenhuma desgraça que eu saiba.Sejamos generosos em divulgar dados que ajudem a todos, até que passe essa coisa esquisita com nosso planeta, façamos por nós e pelos que ainda virão.

  4. Tudo isso é por conta dos governantes mundiais que acham mormal o que esta acontecendo com o nosso planeta, até o final do seculo a temperatura vai subir 5 graus, o que isso quer dizer, onde tem as geleiras, todo esse gelo vai derreter e milhoes de pessoas irão morrer por falta de agua, onde eu moro, a temperatura fica na casa dos 35 graus e uma sensação termica de 45, com mais 5 graus irá pra 50 é muito calor para o ser humano sobreviver, estamos sendo disimador por nós mesmos…

    • Infelizmente a ignorância redime, não é mesmo…?? rsrs
      TODOS OS ANOS ACONTECE ISSO AQUI NA REGIÃO AMAZÔNICA… TODOS.
      Algumas secas (assim como também cheias) em maior ou menor escala.
      Gente, vocês precisam se informar melhor a respeito das coisas que acontecem não só na Amazônia mas, no Brasil. Que isso?! Chega a doer a burrice do povo brasileiro em relação aos assuntos mais pertinentes ao seu próprio país. E a pior parte,não é nem ver a ignorância dessas pessoas. Mas, a EMISSÃO DE OPINIÕES “PRÓPRIAS” em relação ao assunto em questão, por exemplo…
      Ao contrário do que se pensa, aqui o povo não vive isolado, não vive de artesanato, aliás até vive mas, o que vocês chamam de artesanato, aqui chamamos de TECNOLOGIA, sabe? Tipo, computadores, tvs, dvds, celulares, microondas, home teather… Enfim, só a título de conhecimento, Manaus foi a 1ª Cidade do Brasil a ter energia elétrica e ter a Primeira escola de nivel superior do Brasil (UFAM-1850), daqui, posso passar férias no caribe (DE CARRO)… Gente, nem de longe quero parecer melhor que ninguem mas, a gente como povo brasileiro precisa estar inteirado desses assuntos, olha… Se ouço algum “gringo” falar mal(o que acontece muito pq trabalho em uma Cia estrangeira), seja do estado que for, eu rebato os argumentos (todos!) se vejo que a pessoa não sabe do que está falando. Penso que deveríamos ser mais assim. Ter interesse real no que se passa no Brasil como um todo. E só p/ finalizar, nem de longe o artigo acima é uma realidade absoluta na região norte, a tão famosa, Região Amazônica. Foi, é verdade, durante um período isolado o El Niño que afetou o mundo inteiro INCLUSIVE A AMAZÔNIA. Inclusive, agora mesmo, ao olhar do meu prédio, vejo o Rio Negro praticamente igual ao da foto, isso porque o período de chuva começou recentemente e até Junho, Julho deve voltar ao normal, como aliás, TODOS OS ANOS…

    • Ufa! Obrigado Mel, enfim um brasileiro levantou a voz em defesa da nossa dignidade! Não podemos ficar indiferentes a estas reportagens sensacionalistas de fundo político da imprensa do chamado 1º mundo… Sou nascido no sudeste mas, sempre me interessei pelas coisas do nosso Brasil, e procuro me informar e conhecer pessoalmente, quando posso. Afora o que eu estudei e pesquisei, conheço superficialmente a região, em raras incursões e passeios, e suas palavras confirmam a impressão que formei. O que me assusta é a ingenuidade do brasileiro que se deixa levar pela força da mídia negativista que tem sei lá que propósitos… Povo amazonense, cabeça erguida e vamos todos em direção ao nosso futuro glorioso… Os cães ladram e a caravana passa!

  5. “As secas podem, até mesmo, contribuir para as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa”.
    O efeito estufa, durante todo o processo para o surgimento da vida na terra, foi um processo que mais possibilitou o surgimento da vida na TERRA( O EFEITO ESTUFA É BOM, RUIM É O HOMEM QUE QUER DESTRUIR – A UNICA DIFENÇA DO REMEDIO PRO VENENO É A DOSE)

  6. ATE QUEM EM FIM A NATUREZA começa a fazer justiça.

    Apenas é bom saber que a co2 liberado pela floresta é menos prejudicial que o liberado pela queima de combustivel fosseis, pois liberam particulas toxicas que ficam em suspensão.

Deixe uma resposta