Fumar causa danos em seu material genético em questão de minutos

Publicado em 18.01.2011

Uma nova pesquisa descobriu que o tabaco pode causar danos aos genes em questão de minutos, o que pode levar ao câncer. A primeira inalação de um cigarro é suficiente para causar alterações genéticas.

Esse estudo é o primeiro a observar como as substâncias do tabaco se relacionam com danos no DNA quando as pessoas fumam, e contou apenas os efeitos do fumo, sem “interferência” de outras causas nocivas, tais como má alimentação e poluição.

Muitos acreditavam que levava anos para os cigarros provocarem efeitos nocivos ao organismo. Para estudar como o conteúdo de um cigarro impacta o DNA humano, os pesquisadores recrutaram 12 voluntários e monitoraram os HAP, ou hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são poluentes presentes na fumaça do tabaco.

HPAs também podem ser localizados em alimentos vegetais carbonizados e churrasqueiras a carvão. Um tipo específico que os pesquisadores estavam particularmente interessados era o fenantreno, que está na fumaça do cigarro.

A equipe observou o fenantreno enquanto ele viajava através do sangue, e assistiu como ele destruiu o DNA e causou mutações que levam ao câncer. Os fumantes desenvolveram níveis máximos da substância em um prazo que surpreendeu até mesmo os pesquisadores: em 15 a 30 minutos depois que os voluntários acabaram de fumar.

Os resultados são significativos porque os HAPs reagem facilmente com o DNA, induzem mutações, e são considerados cancerígenos. O câncer de pulmão, por exemplo, é responsável pela morte de 3.000 pessoas a cada dia no mundo inteiro, e 90% destas mortes são ligadas ao tabagismo.

Os pesquisadores alertam que o estudo deve servir como um aviso claro para aqueles que estão pensando em começar a fumar cigarros. [DailyTech]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. MARIZA, QUERIDA. EXISTEM HOSPITAIS QUE FAZEM TRATAMENTOS PARA AJUDAR VC A PARAR DE FUMAR. PRIMEIRO VC TEM QUE QUERER MESMO!!!!!! AQUI NO RJ TEM O HOSPITAL DO FUNDÃO, COM SALAS DE AUTO AJUDA, PSICÓLOGOS. TENHA FÉ!! PROCURE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO QUE VC ENCONTRARÁ TRATAMENTO GRATUITO E MUITA MOTIVAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS COMO VC. PESSOAS QUE FUMAVAM HÁ MAIS TEMPO QUE VC JÁ VENCEU…AGORA É SUA X. SEI QUE VC CONSEGUE!!! GRANDE ABRAÇO E DEUS ABENÇOE A MULHER GUERREIRA QUE ESTÁ EM VC.ELA ESTÁ AÍ SIMMMMMMMM!!! NÃO DUVIDE, OK? COM DEUS PODEMOS TUDO E ESTE VÍCIO JÁ ENCONTROU O DESTINO DELE…A DERROTA. AMÉM!!

    Thumb up 0
  2. O Fumante já deve ter fumado todos os cigarros antes de terminar de ler essa pesquisa, se ela estivesse no maço. Huhauahuah.

    Thumb up 2
  3. MARIZA ENQUANTO VC ACHAR QUE O CIGARRO É SEU ESCAPE VC VAI PERMANCESCER ESCAPANDO POR ELE, QUEBRE ESTA ALIANÇA QUE VC TEM COM O CIGARRO.

    Thumb up 8
  4. Não é só o cigarro que prejudica e sim os enlatados, as drogas que são passadas para problemas psíquicos, os refrigerantes com corantes etc., e muito mais produtos comestiveis atualmente industrializados é como velho ditado o peixe morre pela boca.
    .

    Thumb up 10
  5. gostaira muito de parar de fumar tenho o vicio ha 30 anos parece desculpa mais é a forma que encontro como escape dos problemas como livrar-me de forma efetiva desta dependencia se não encontro forças para livrar-me dele nem possuo recursos para um tratamento gostaria muito de ajuda melhor que qualquer pessoa sei da necessidade de melhor qualidade de vida e economia mais parece loucura não consigo juntar mesmo a quantia de 50,00 para comprar o medicamento com menor custo do mercado e consigo a ironia de não ficar sem o cigarro e tenho o desejo de parar alguem poderia ajudar-me um laboratorio desculpe forma de escrita costumo não pontuar nada sobretudo guando escrevo aigo onde o emocional fala gostaria ter um retorno e não divulgação por ser tão pessoal.

    Thumb up 7
  6. ENQUANTO NAO ACABAR COM A VENDA NAO VAI ACABAR COM OS FUMANTES,SOU FUMANTE MAS TENHO CERTEZA SE NINGUEM ME VENDESSE CIGARRO EU NA IRIA MORRER,VCS FALAM CONTRA TABAGISMO MAS NINGUEM FAZ NADA NAO ADIANTA SO PROIBIR PQ QUE E VICIADO NAO TA NEM AI PRA QUE VCS FALAM,,,,,,,,

    Thumb up 6
  7. @ricardo

    Já eu discordo, ricardo.

    O que os orgãos governamentais e empresas tinham que fazer para prevenir o fumo eles já estão fazendo: Proibir em locais públicos e fechados, fazer promoções informativas e de desincentivo ao fumo, aumentar a faixa etária de filmes e séries em que ocorre tabagismo E pesquisar os males do cigarro ao corpo humano, porque, por incrível que pareça, eles são tantos que ainda não descobrimos todos.

    Hoje em dia as empresas até dão preferência a não-fumantes na hora de contratar, por causa de pesquisas como essa que afirmam que fumantes não só que são menos produtivos por perder tempo fumando durante horas de trabalho, como também por ter menos disposição e fôlego.

    Hoje em dia só fuma quem quer por conta e risco próprios, proíbição nunca é a resposta, ela gera crime e contravenção.

    Thumb up 7
  8. Então 90% da população estão com seus genes alterados, levando em conta que quem não fuma diretamente fuma indiretamente, ou seja, são fumantes passivos. Basta ter frequentado boates quando a lei que proíbe fumar em locais fechados ainda não era uma realidade.

    Thumb up 16
  9. Pra que ficar fazendo tanto teste se já sabem do mal que isso causa.Porque não terminam com a venda do tabaco logo,no mundo todo.Eu sou fumante e me viciei pela facilidade de compra,como também fumei maconha,usei coca,ecstasy.Tá tudo tão escancarado e ainda ficam gastando tempo e dinheiro com pesquisa do Gene.Fala sério,porque então não desenvolvem um cigarro que não faça mal,vcs conseguem???

    Thumb up 21

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sadie1
Sadie – a incrível ajudante canina que até lava roupas

Sadie é uma “vira-la...

Fechar