Futebol com duas bolas: conheça o Footdoubleball

Publicado em 27.10.2011

futebol com duas bolas

Futebol comum parece não ser excitante o suficiente para um grupo de estudantes da Ucrânia. Eles criaram um jogo de futebol com duas bolas, o “Footdoubleball”, que parece exigir muito mais habilidade do que as tradicionais peladas brasileiras.

Como funciona o futebol com duas bolas?

Com duas bolas em campo ao mesmo tempo, 0×0 ou 2×0 deixa de ser um resultado comum. Cada jogador costuma fazer no mínimo um gol nas partidas que, não surpreendentemente, terminam com placares do tipo 15×20 ou 11×8.

Esse esporte maluco não é exatamente novo, já que foi criado em 2007, mas está aparecendo só agora em países da Europa Ocidental e na América do Norte. A maioria das regras que são aplicadas nos jogos de futebol comum também é obedecida no footdoubleball, mas há algumas alterações para deixar o jogo mais dinâmico.

A diferença mais notável entre os dois esportes realmente é que no footdoubleball, o gramado tem duas bolas de cores diferentes rolando ao mesmo tempo. No início da partida, cada equipe é premiada com uma das bolas, e os goleiros começam o jogo cobrando um tiro de meta.

A partir daí a coisa começa a ficar confusa. Cada equipe tenta atacar com uma bola e se defender da outra equipe ao mesmo tempo. Não raramente os goleiros se encontram na situação de ter que defender as duas bolas.

De acordo com os jogadores ucranianos, o footdoubleball é mais interessante do que o futebol normal, pois requer uma maior coordenação, já que você tem que ficar de olho nas duas bolas. Curiosamente, os árbitros dizem que controlar um jogo de footdoubleball é mais fácil do que de futebol padrão, porque os jogadores quase nunca têm tempo para discutir as regras. Não com duas bolas em jogo.

Será que o futebol com duas bolas vai colar aqui no Brasil? [OddityCentral]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Esporte é um bem inquestionável e quanto mais existirem melhor. Só nesse futedoisbolls me pergunto como seriam cobranças de falta com barreira sendo que ainda fica uma bola em jogo… Já vi um jogo semelhante ao rockey no gelo americano jogado em uma quadra comum, com jogadores usando patins ou rollers… Achei legal o esporte, mas nunca mais vi notícias dele, e não sei que nome recebeu.

    Thumb up 0
  2. Existe uma modalidade de xadrez chamada australiana. Basicamente 2 duplas, 4 pessoas jogam uma partida simultânea. As peças capturadas em um tabuleiro podem entrar em outro. Incrivelmente é possível uma dinâmica fantástica, tornando as partidas animadíssimas, as que vi e joguei, mais que truco, por exemplo.

    Thumb up 1
  3. Eu axo que uma coisa mais competitiva que 2 bolas seriam 4 times de uma so vez no campo….eles num querem habilidade..kkkk
    dae sim hein seria zuera demais….

    Thumb up 1
    • o importante é se divertir … o que concerteza é

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sn94d_highz_900
Foto: Nobel de Física para o estranho universo

Veja a foto de uma d...

Fechar