Galáxias se conectam através de um túnel de gás

Por , em 13.06.2012

Duas galáxias próximas à nossa possuem um túnel de gás hidrogênio que dá a impressão de que elas estão conectadas. O par é formado pela galáxia de Andrômeda, ou M31, e a Triangulum, ou M33, há 2,6 e 3 milhões de anos-luz de nós, respectivamente.

De acordo com os cientistas, a estranha formação provavelmente surgiu com o encontro das duas, há alguns bilhões de anos. Pesquisas de 2004 foram muito criticadas quando os cientistas comentaram a ligação entre os gases das duas galáxias, que pode indicar como elas se formaram. Pelo jeito, oito anos depois, os astrônomos estavam certos.

As galáxias não precisam se chocar para criar esse efeito. Basta que passem perto uma da outra e o gás acaba arrastado pelo espaço intergaláctico.

“Nós imaginamos que o gás hidrogênio que vemos entre a M31 e a M33 é a sobra de uma cauda que se originou durante um encontro próximo, provavelmente há bilhões de anos”, afirma o pesquisador Spencer Wolfe. “O encontro tem que ter ocorrido há muito tempo, porque nenhuma das galáxias mostra evidência de perturbações”.

A ideia agora é continuar o estudo desse “link” intergaláctico, que é muito sutil e depende da potente tecnologia de telescópios de rádio. A partir desse estudo, os cientistas podem descobrir mais sobre esse tipo de acontecimento e a formação dessa dupla espacial, em particular. [LiveScience]

É tecnologia alien para transporte intergalático!
    Eles queriam algo do tipo hmm… que vai “no gás” de uma galáxia a outra!

É lógico que esse canal é de origem elétrica. A suposta idade do Universo e o tempo de formação das galáxias não bate com uma colisão causando tamanho efeito sem evidências da colisão.

• João da Cruz Vieira Leite:

huuuaaaa!!!tres milhões de anos luz? pensei que andromeda estivesse mais perto, se a 3 milhões de anos luz tem Hidrogênio como aqui e todas esta metámórfoses, então tudo que tem aqui e tem lá tambem? precisamos conhecer bem nosso *Sistema solar que esta a nossos olhos, conhecendo o que esta perto, conhecera tambem o que esta a 3 a 100 milhões de anos luz, puuurrrqee é tudo igual????? precisamos alanvancar antes tardar as curtas distancias de nosso sisrema solar, que podemos olhar até com os zóiossss!! ficamos gastando imensas fortunas em distancias imensuráveis, somente para saber que é tudo igual, exemplo: aterra daqui no Brasi é igual em toda parte, a agua daqui é igual tambem em toda parte da terra, porque então buscar tão longe para tal??? hooooooo, que loucura e engênuidade, de nossos governos afortunados, que nem conhecem os fundos de nossos *Rios e afirmam e preoculpam com *Sistemas a milhões de anos luz de nóz

Todas as galáxias se atraem. Esta atração, quando a uma certa distancia, atraem a poeira e gases das galáxias mais próximas. Sendo mais próximas atraem os anéis superficiais da galáxia menor.

Via Láctea e Grande Nuvem de Magalhães podem ter uma “conexão” semelhante, segundo algumas pesquisas que apontam que nossa espiral tenha atraído nacos de matéria gasosa e talvez estrelas e aglomerados de suas galáxias satélites. Alguns modelos de computador chegam a propor um anel gasoso ao redor de nossa galáxia oriundo dessas perturbações, mas ainda permanece na incerteza, a espera de alguma descoberta mais adiante.