Gêmeas: cientistas descobrem galáxia parecida com a Via Láctea

Por , em 1.06.2011

Astrônomos fotografaram uma galáxia espiral que pode ser a “irmã gêmea” da nossa própria Via Láctea.

A galáxia, chamada NGC 6744, foi fotografada por um telescópio no Observatório Europeu do Sul, no Chile. Ela fica há 30 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação sul de Pavo (O Pavão).

O objeto é uma das maiores galáxias espirais próximas a Terra. É quase tão brilhante quanto 60 bilhões de sóis, e sua luz se propaga em uma grande área no céu – cerca de dois terços da largura da lua cheia – tornando-a visível para nós através de um pequeno telescópio, como um brilho nebuloso.

As manchas avermelhadas ao longo das espirais em NGC 6744 representam regiões onde novas estrelas estão nascendo.

A imagem foi criada pela combinação de quatro fotos tiradas por diferentes filtros que coletaram luz azul, verde-amarela e vermelha, e o brilho vindo de gás hidrogênio. Na nova fotografia, esses filtros são mostrados como azul, verde, laranja e vermelho, respectivamente.

Segundo os cientistas, se tivéssemos a tecnologia para sair da Via Láctea e olhar para ela de cima, a partir do espaço intergaláctico, essa visão seria bem próxima a da galáxia descoberta – braços espirais marcantes envolvendo um núcleo denso e alongado e um disco de poeira.

A principal diferença entre a NGC 6744 e a Via Láctea é o tamanho das duas galáxias. Enquanto nossa galáxia é de aproximadamente 100.000 anos-luz de diâmetro, a galáxia “gêmea” tem um diâmetro quase duas vezes maior.[Space]

• liliane:

q coisa mas esquisita!!!

• MARIO MIRANDA:

Estes dias atrás estive olhando para o céu, ao qual o mesmo estava limpo, donde pude enxergar melhor o aglomerado de estrelas que forma o contro da Via Lactea.
    Pois bem, como sabemos existem inúmeras galáxias por todo o universo, e é impossível concluír o tamanho do espaço que há entre elas. Por outro lado, temos aquilo que está ao nosso lado mas que ao mesmo tempo é impossível de ser avistado a olho nú. é o que chamamos de átomos.
    Neste contexto, notamos que há muito a ser descoberto pelo homem.
    Agora, a minha principal idéia. Imaginemos que cada galáxia seja uma partícula de energia dentro do universo.
    Sendo assim, cada átomo que conhecemos, é um aglomerado de galáxias tão próximas a nós humanos, mas tão minuscula que nem mesmo os microscópios mais potentes poderiam perceber.
    Isto não é demais??? Com isso, minha idéia é de que existe vida dentro da vida.. ou seja:
    um átomo do nosso corpo é um aglomerado de galáxias, pois é energia contida, e sendo assim, suas sub partículas podem ser sóis e nestes podem estar orbitando 1.000.0000.000.000.000.000 e etc. de planetas aos quais poderão haver vida enclusíve inteligente.
    Agora tomando pelo cyber espaço.
    Podemos ser vidas em um planeta que circula um Sól entre trilhões de outros sóis que circundam a nossa galáxia que por sua vez é uma partícula de energia de um átomo ou “O nosso Universo”.
    Por favor, postem suas idéias a respeito disso , realmente é algo a se pensar.
    Obrigado.

Mário Miranda.

• Adhemar Batista:

concordo plenamente com a exposição da sua ideia a respeito de haver vida dentro da vida , pois já foi dito assim como é em cima é em baixo
      numa BELA DUVIDA se tudo é constituido de atomos vivemos num mundo onde é possivel mesmo que haja vida dentro da vida,muitos atomos estão cheios
      de vida e procurando respostas como nos pra a existecia dos seus mundos
      MUITO INTELIGENTE SUA IDEIA PARABENS abs
      adhemarsor

• THE M TEK PROJECT:

Isso é que é ser inteligente, agora só falta desenvolver algo para que possamos viajar entre esses universos.

• Zé Mané:

Quantas galáxias existem no universo? Quantos “sóis”, que são estrelas fazem parte dessas galáxias? Pensando assim, quantos planetas, que giram ao redor sesses “sóis”, seriam capazes de ter vida inteligente nesse universo do meu Deus?

• ELY:

Isto é; a beleza do MACROCOSMO; tem até galáxia gêmeas.

• Lucas R. Barros:

queria um dia poder ir visita-la.

que pena que isso eu nunca vou poder fazer, mas ja to feliz so de ver essa bela foto.

• jonheca:

Quem sabe se não será a 4ª dimensão de cá.

• Rafa:

Oque? 4 dimensão?? acho bom você rever o conceito de dimensão, e nos podemos perceber 4 delas.

• Paullin-007:

Pior é q o avatar combina, eheheheheh…

• Junior/Quixere-Ce:

Certamente existe vida lá.

Eu também acredito. E mais, vida inteligente. O difícil é provar.

Acredito que exista vida (complexa ou não) aqui mesmo em nossa galaxia, a qual ainda, apesar de estarmos nela, é tão inacessível…

Provavelmente deve existir milhares (ou milhões)como esta.

Belíssima galáxia, mas a Via Láctea é mais bonita.

A sem sombras de dúvidas^^