Gêmeas idênticas são totalmente diferentes

Publicado em 16.02.2012

Esse é um caso muito incomum, inédito na medicina até então. As gêmeas idênticas Sienna e Sierra não são tão idênticas assim – isso porque uma delas é anã.

Sienna sofre de nanismo primordial e, até então, é a única no mundo com uma irmã gêmea de tamanho normal.

Entretanto, as meninas, de 13 anos, ainda são visivelmente parecidas.

Sienna tem 1,22 metros de altura (altura média de uma pessoa de seis anos de idade), enquanto Sierra mede um pouco mais de 1,52 metros.

Sienna precisa de cirurgia para uma curvatura da coluna vertebral e tem de usar aparelhos auditivos, pois os ossos em suas orelhas são muito pequenos. E é improvável que ela cresça mais.

Ambas as meninas nasceram três meses mais cedo do previsto e Sienna, que pesava pouco mais de 450 gramas, tinha apenas 10% de chance de sobrevivência.

Ela se recuperou depois de 108 dias em cuidados intensivos, mas sua condição não foi diagnosticada até que ela completou seis anos.

O nanismo primordial é raro, com cerca de 200 pessoas afetadas em todo o mundo. “Na maioria das vezes eu não me importo, eu sou diferente e isso me faz sentir especial”, disse Sienna. “Sierra cuida de mim e fazemos muitas coisas juntas – compras, nadar e cantar”.

A mãe Chrissy descobriu que ela estava esperando gêmeas depois de seis meses de gravidez. Sienna era muito pequena para ser detectada nos exames. “Ela estava cinco semanas atrás em desenvolvimento, e os médicos disseram que ela poderia não sobreviver, mas eu me recusei a acreditar no pior”, conta.

Apesar de suas proporções pequenas, e idade de aprendizagem de oito anos, Sienna gosta de hip hop, Taekwondo, dança e líderes de torcida.

Apesar de levar tudo numa boa, a família se preocupa com o futuro. Conforme Sierra se tornar mais independente, Sienna pode ser afetada – por exemplo, ir às compras sozinha não seria seguro, pois ela é muito pequena e tem uma idade inferior de aprendizagem.

“Mas eu tento tratar as meninas como iguais. Sienna tem uma verdadeira paixão pela vida e faz todo mundo rir. Sou muito orgulhosa de minhas duas meninas”, disse Chrissy.[TheSun]

1. nossa a menor n é tao feia e nem tao bonita quanto a outra mas a menor deve levar uma vida dificil bem eu acho

• parece que fez plastica a menor

• nada a ver kk tem uma semelhança no nariz mais o resto nada a ver kk

2. Pai de cabelo preto,corado e gordo, mãe ruiva,magra, filhas LOIRAS e brancas pra caramba.

Hm…
    Tá aí o porquê.

• Juro que não entendi este comentário!!!!!

3. Ate q a semelhança é grande sim, a diferença fica so no tamanho e pela menos usar oculos. Se observarem bem a foto da familia, as duas do lado esquerdo os dentes tem uma falha q fica identica nas duas

• AH! Aí está a explicação da diferença entre elas !!!

• Somos irônicos… Fazer o quê?!

• rsrsrsrs…

4. Não diz se as gêmeas são univitelinas ou não, se forem, eu realmente ficarei chocado, no entanto, acho que existe uma possibilidade de gêmeos fraternos serem parecidos, e como não são do mesmo espermatozóide (DNA diferente), explicaria porque uma tem o nanismo e outra não.

• Me parece que para serem consideradas idênticas devem obrigatoriamente serem univitelinas. Ou estou errado?

• Gêmeos identicos só podem ser univitelinos.

• QUE PENA, NÉ?

Acompanhando a emergência da EPIGENÉTICA, esse é mais um “fato” contra a determinação genética dos seres vivos. Não somos robôs biológicos, PROGRAMADOS AO ACASO, como querem Dawkins & quejandos.

• Voce fala como se fosse melhor que ela.

5. algo me fez lembrar aquele ditado, vc é a “raspa do tacho” nesse caso foi um pouco mais literal =/

• Pois é e tem gente que nasce com tudo em cima mas leva uma vida medíocre.

• Nossa cm vc é sentimental…

6. mesmo que gêmeos sejam idênticos,as coisas que acontecem com eles no útero pode os diferenciar e muito! Inclusive problemas genético e até mesmo a personalidade.

• a personalidade principalmente, que é algo individual… independente de serem gêmeos.

• *Personalidade > OK!
      *O que acontece no útero > Meio difícil pois ambos dividem o mesmo, mas não impossível (OK!)
      *Problemas genéticos > NÃO! Gêmeos univitelinos são clones, portanto possuem o mesmo genoma e logo os mesmos problemas genéticos. Por isso este é um caso único! Algo aconteceu que a medicina/ciência de hoje não sabe explicar.

• Me parece um caso de nanismo ligado ao cromossomo X. De acordo com a Hipotese de Lyon, individuos do sexo feminino, por terem dois cromossomas X, possuem uma cromatina sexual, ou seja, um deles fica inativado. É facil, entao, entender o caso das meninas: o nanismo parece estar ligado a esse cromossoma. Nao é impossivel, visto que o nanismo pode ter diversas causas. Impossivel seria se fossem dois homens.

brigas_casais1