Gene pode ser o responsável por comportamento sonolento

Por , em 28.10.2010

Se você é uma daquelas pessoas que não tem sono, mas sim vivem com sono, os pesquisadores podem ter a explicação para tal comportamento.

Um gene pode ser a chave para entender porque algumas pessoas passam o dia bem mesmo após poucas horas de sono, enquanto outras lutam para manter os olhos abertos se não dormem bem.

O gene, conhecido como DQB1*0602, é encontrado na maioria das pessoas com narcolepsia, uma condição na qual os indivíduos são excessivamente sonolentos durante o dia. Cerca de 12 a 38% das pessoas com o gene não tem narcolepsia, e devem ter padrões de sono saudável.

Mas quando as pessoas com padrão de sono saudável que têm o gene são privadas de sono, elas se sentem mais sonolentas e cansadas do que aquelas sem o gene. A privação do sono também cria mudanças em seus padrões de sono, que, em certo sentido, faz com que elas se comportem mais como as pessoas que têm narcolepsia.

O estudo envolveu 92 adultos sem o gene DQB1*0602 e 37 pessoas que tinham o gene, mas também tinham padrões de sono saudáveis. Nas duas primeiras noites no laboratório, os participantes puderam dormir 10 horas. Durante as próximas cinco noites, o sono foi restrito a apenas quatro horas por noite.

Mesmo sem a privação do sono, aqueles com o gene DQB1*0602 mostraram algumas diferenças. Eles afirmaram estarem mais sonolentos e cansados mesmo quando estavam completamente descansados. Após a restrição do sono, a sonolência e fadiga ficaram ainda piores.

Também nas noites de sono limitado, aqueles com o gene tiveram um sono mais fragmentado. Por exemplo, na última noite de restrição do sono, as pessoas com o gene acordaram quatro vezes, em média, enquanto os sem o gene acordaram duas vezes.

As pessoas com o gene também entraram no estágio REM do sono mais rápido durante as noites de privação, uma resposta que é característica das pessoas com narcolepsia.

No entanto, uma outra conclusão do estudo foi que a privação do sono piora o desempenho em testes de atenção e memória em todas as pessoas, com ou sem o gene.

No futuro, os pesquisadores podem ser capazes de usar esse gene, e outros identificados, para prever como os indivíduos responderão a falta de descanso. Esta informação pode ser importante para aqueles que trabalham à noite, viajam frequentemente ou perdem o sono com facilidade.

Entretanto, os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas. Eles esperam que um trabalho posterior revele mais genes envolvidos na resposta à perda de sono. [LiveScience]

• Luciene:

Tenho um sono muitas vezes inconJrolável durante o dia, mesmo dormindo durante a noite. já passei por vários médicos e os diagnósticos foram sono depressivo e anemia, mas, curada da anemia e feito tratamento da depressão, continuo com o mesmo sono, inclusive passei em um endócrino q me receitou femproporex ( eu sei q não faz bem à saúde), mas meu sono era tanto que tomei durante 6 meses e para minha surpresa, nada aconteceu, continuei com sono. Sou uma pessoa calma, porém estressada, fico muito nervosa comigo mesma por causa do sono. Converso com pessoas e fico bocejando, ando rapidamente pelas ruas e fico bocejando como se tivesse passado a noite em claro, é horrivel. Tentei o instituto do sono, mas se não for consulta paga, ninguém consegue vaga. Estou desesperada, tem hs q penso q vou enlouquecer, afinal, sempre tive boa memória e agora esqueço das coisas mais importantes.

• Edemilson Lima:

Vivo morrendo de sono, mesmo dormindo bem (quando posso)… Já um ex-sócio meu dormia apenas 2 horas por noite e conseguia manter-se ativo o dia todo…

• Cristiane:

Mas a apnéia não dá só em pessoas obesas e de meia idade? Já vi essa definição em artigo médico…
    Eu tenho sonolência e cansaso excessivos durante o dia mas, acho que não tenho apnéia… ou poderia ter e não sei?

• Sheik Ghalib:

Sonolência diurna na maior parte das vezes está ligado a apnéia do sono