Geóide: cientistas divulgam melhor mapa gravitacional da Terra

Você sabe o que é um geóide? A grosso modo, é um modelo da Terra que não segue a superfície da crosta, mas sim a superfície média do oceano, se os oceanos estivessem em equilíbrio e prolongados através dos continentes.

Em outras palavras, geóide é a forma que a Terra teria baseado em seu campo gravitacional existente, se as marés, as correntes, e as características da crosta não distorcessem as coisas.

Essa ideia existe há bem mais de um século, mas só recentemente foi posta em um modelo preciso, em grande parte graças a Agência Espacial Européia e ao Explorador da Circulação Oceânica (GOCE).

Desde 2009, o GOCE mapeia o campo gravitacional da Terra. Ontem, a agência lançou seu modelo mais detalhado de geóide até a data. Esqueça aquele globo perfeitinho. A imagem da “Terra Batata” mostra o quão diferente pode ser a gravidade em vários pontos do planeta.

Na foto, o amarelo indica a maior atração gravitacional, enquanto o azul indica a menor atração gravitacional. Para os seres humanos, estas diferenças na gravidade parecem insignificantes (ninguém viaja para um lugar distante e comenta: “olha como a gravidade é maior aqui!).

Porém, as diferentes forças gravitacionais têm um grande impacto na dinâmica do oceano e da circulação de calor ao redor do planeta, um conceito chave para compreender as condições atmosféricas e a mudança climática.

O geóide também é útil ao campo da geologia, que estuda desastres como a sequência de terremotos japoneses. Os pesquisadores esperam que os dados do GOCE (novas informações devem ser disponibilizadas em breve) ajudem a explicar e definir esses grandes movimentos na crosta da Terra. [POPSCI]

12 respostas para “Geóide: cientistas divulgam melhor mapa gravitacional da Terra”

1. Bom não sei quanto a voces, mas subir escadas e fazer exercicios em um pais europeu e bem mais cansativo, do que aqui, na verdade a diferença de gravidade foi a primeira coisa que percebi. faça o teste

2. Cara, esse sit é muito manero, tinham que divulgar melhor ele, achei faz um mes mais ou menos e leio sempre que da…

Parabens para os produtores, é bom ver que algumas pessoas se preocupam com coisas importantes.

• Olá, Gadu. Precisamos que leitores como você nos ajudem e publiquem links para o Hype nas suas redes sociais ou avisem seus amigos como puderem.

3. yagor,

essa imagem não mostra como seria a Terra sem oceanos, mas pelo contrário, como ela seria se só houvesse oceanos; a água se concentraria mais em algumas regiões pela gravidade e menos em outras.

4. yagor ribeiro sem oceanos ñ existiria vida no planeta ele seria quenem marte por exemplo…