Glúten faz mal à saúde: mito ou realidade?

Publicado em 12.12.2013

 

glúten

Da mesma forma que a gordura trans, o glúten se tornou “inimigo público” em dietas do mundo todo. Mesmo sem grande base científica, milhões de pessoas resolveram aboli-lo de seus cardápios – o que não é necessariamente uma boa ideia, como você lerá a seguir. Esse, como tantos outros, é um daqueles casos de que as aparências (dos boatos) podem enganar.

O glúten não é o vilão que todo mundo pensa

O glúten é uma proteína encontrada em produtos à base de grãos (como massas, cerveja e biscoitos) e, se considerarmos a trajetória da humanidade, passou a fazer parte da nossa dieta há pouco tempo (9,5 mil anos antes de Cristo). De fato, o corpo humano não está adaptado para digeri-lo com eficiência.

Contudo, isso não é motivo para simplesmente deixar de consumir glúten – a menos que você tenha intolerância ou doença celíaca; nesse caso, uma dieta alternativa é obrigatória para sua saúde.

Para começo de conversa, nosso corpo também não está tão adaptado para digerir lactose, e mesmo assim a maioria das pessoas pode consumi-lo sem grandes problemas – com exceção, mais uma vez, de quem tem intolerância.

O grande problema de adotar uma dieta livre de glúten sem necessidade está em seus substitutos: açúcares e gorduras, usados por fabricantes de alimentos para cumprir a função de “dar liga” exercida (com maestria, vale dizer…) pelo glúten.

Além disso, é difícil voltar a consumi-lo depois de um tempo, já que o corpo humano tem uma certa dificuldade natural para digerir a proteína.

Existem exames para descobrir se você tem intolerância leve ou moderada a glúten, ou até mesmo doença celíaca, que é mais séria. Se esse não for o seu caso, não precisa fugir dele (mas também não exagere nas massas e cerveja, é claro). [Gizmodo]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Você nadou nadou e não explicou a resposta dada sobre isso. Entendemos que não é bom abolir o glúten, mas por que? Você apenas apresentou respostas sem explicações objetivas…

    Thumb up 4
    • Realmente.
      Isso nem é um artigo.
      Não existe nem um argumento.
      Isso na verdade foi apenas um comentário leigo.

      Foi o mesmo que dizer que deixar de usar cocaína não é uma boa ideia pois as pessoas vão consumir crack no lugar.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
original
O início do universo teria sido um ambiente melhor para a vida evoluir?

Um astrônomo sugere ...

Fechar