Gol de falta de Roberto Carlos é explicado pela física

Por , em 6.09.2010

Um dos gols mais famosos da história foi decifrado por físicos. Em 1997, Roberto Carlos, jogador do Brasil, fez um gol de falta na seleção da França, durante o Tournoi de France, um campeonato internacional. Até aí, tudo bem. Porém, a bola fez uma curva tão forte que a jogada ficou conhecida e virou polêmica. Seria esse gol possível? Foi de propósito? Foi sem querer?

Segundo físicos, não foi pura sorte. Os cientistas até descreveram uma equação para explicar a trajetória da bola nesse gol. Inclusive, disseram que a jogada pode ser repetida, desde que atenda certos pré-requisitos, como a certa força do chute, o giro adequado, e, principalmente, a distância correta do gol.

Os cientistas explicam que a trajetória de uma esfera é espiral, como um caracol, sendo que a curvatura vai ficando maior conforme a bola avança. Como Roberto Carlos estava a 35 metros do gol quando chutou a bola, a maioria da trajetória espiral do objeto foi visível.

O caminho percorrido pela bola, que parecia “desafiar” a física, era apenas um movimento natural da curva de uma esfera. Nada de efeitos de turbulência do ar ou gravidade; apenas pura física da trajetória de uma esfera em curva.

Em um campo de futebol, essa curva espiral ideal não é muito visível porque é modificada pela gravidade. Mas se os jogadores chutarem tão forte quanto Roberto, é possível minimizar os efeitos da gravidade. Porém, se o jogador estiver mais perto do gol do que Roberto Carlos estava, as pessoas só verão a primeira parte da curva. [BBC]

15 comentários

  • Zeca:

    Ah, sim!! Praticamente em todos os jogos alguém faz uma curva dessa, facinho.. =/

  • criancinha:

    Dá-lhe TIMÃOOO!!!!

  • Marcelus Carlete Khéde:

    Legal a matéria. Parabéns. Uma sugestão visite a página http://www.atitudejb.com.br e dê uma olhada na esplicação do efeito Magnus proposto pelo Professor Mestre em Física Altair Lorencete da Escola Estadual João Bley, Castelo, ES, sobre o mesmo lance.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    NÃO SERIA MELHOR EXPLICAR A CURVA QUE A BOLA FAZ AO INVÉZ DE FICAR FALANDO DE FULANO OU SICRANO, TODOS OS DIAS AO VER UMA PARTIDA DE FUTEBOL VEJO VÁRIOS CHUTES DESENVOLVEREM CURVAS,UNS MAIS OUTROS MENOS MAIS A EXPLICAÇÃO É A MESMA.

  • Douglas:

    O chute e poderoso igual o timao

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    O gol foi muito bonito. Isso é o que realmente importa. O futebol arte.

  • Maycon:

    http://www.youtube.com/watch?v=jGZ8NwqiSGY

  • Luiz Marques:

    Não disse nada que eu ja não sabia sem ser um fisico !

  • squish:

    A explicaçao que eu conhecia não era essa da matéria…

    Tinha a ver com o sentido de rotaçao da bola, associado ao sentido do deslocamento da bola em relaçao ao ar…nas condiçoes certas, o ar passaria mais rapido de um lado da bola que do outro, gerando um gradiente de pressão e forçando a bola a fazer uma curva no ar…mais ou menos do mesmo jeito que funciona a asa de um avião…

  • raffel:

    por favor mais explicação cientifica
    menos pagação de p4u pro roberto carlos corintians

    podiam colocar a foto da curva da bola ao inves disso ai
    tem tambem a do branco
    muito mais famosa

    • igor:

      Cara o RC eh foda mesmo(não sou corintiano)se descorda, te convido a fazer um gol desse.

  • osvaldo:

    Eu pensava que o vento(turbulencia no ar)fosse a causa da curva. Menos um engano meu, contabilizado. Grato.Seria interessante inserir um link do gol.

  • Bianconero:

    Como aspirante a físico digo:

    Ele estava mesmo mesmo mesmo a pensar no spin a aplicar à bola tal como a força para que ela entrasse daquela maneira…

    Quem estuda isto não tem mesmo nada que fazer à vida!

  • Felipe:

    R.Carlos 06 é timão , todo poderoso

  • harrison:

    que falta de assunto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário!