Golfinhos caçam peixes usando conchas

Por , em 9.09.2010

Os golfinhos que vivem em uma área conhecida como Balneário dos Tubarões, na Austrália, desenvolveram um comportamento raro e muito interessante – eles passaram a caçar seus alimentos usando conchas como ferramentas.

Originalmente, para os pesquisadores, os golfinhos perseguiam os peixes os colocando dentro das conchas e depois aprenderam a levar as conchas para a superfície, tirando a água e comendo apenas os peixes.

Segundo um dos biólogos responsáveis pela descoberta, Michael Krützen, da Universidade de Zurique, os golfinhos do Balneário dos Tubarões são famosos por serem inventores natos, desenvolvendo várias maneiras diferentes de capturar peixes mais facilmente.

Uma de suas outras táticas, por exemplo, é dar uma de hidroplano, batendo rapidamente a cauda na água para não afundar e capturando os peixes próximos da superfície, onde eles são mais abundantes.

Eles também aprenderam a bater em corais, para que as bolhas no interior das estruturas expulsassem os peixes que se escondem no interior deles.

Outros aprenderam a proteger seus focinhos sensíveis com esponjas marinhas macias enquanto procuram peixes no fundo do mar.

Os pesquisadores acham que esses métodos são ensinados aos filhotes pelas mães, mostrando que os cetáceos também possuem uma espécie de organização cultural. [BBC]