Google lança navegador grátis para brigar com o Internet Explorer

Publicado em 2.09.2008

Google Chrome

A empresa Google liberou um navegador para internet para ameaçar a dominação do Internet Explorer, da Microsoft, que ocupa 75% dos computadores pessoais.

O browser grátis chamado “Chrome” está disponível para download por usuários de Windows. O Google disse que está trabalhando em versões para Macintosh e Linux.

Responda: Quem ganha a briga: O Firefox, Chrome ou o Internet Explorer? E quem deveria ganhar?

A rivalidade do Google com a Microsoft já o fez criar aplicativos online gratuitos de planilhas, editor de texto, calendário, etc. ameaçando os maiores ganha-pão da empresa: os produtos do pacote Office. Enquanto isso a Microsoft gastou bilhões no desenvolvimento de seu próprio buscador e tentando comprar o Yahoo, se sucesso, por U$ 47,5 bilhões. E as tensões parecem estar aumentando com a entrada do Google no mercado dos navegadores.

Até o momento o Google estava tentando minar o mercado do Internet Explorer apoiando o Firefox, outro browser gratuito da Fundação Mozilla. A etiqueta Google, do Chrome, pode torná-lo um oponente ainda mais forte para o Explorer, apesar disso não ser nenhuma garantia. O Google Talk não conseguiu chegar nem perto da fatia de aplicativos de mensagem instantânea como o Messenger e as opções da AOL ou Yahoo.

No blog do Google Chrome o browser é considerado o mais sofisticado para exibir o conteúdo dinâmico e interativo que floresce na internet, já que as pessoas estão migrando da televisão, rádio e jornais.

Dean Hachamovitch, gerente geral do Microsoft Internet Explorer disse que “as pessoas irão escolher o Internet Explorer 8 pela forma que ele coloca serviços diretamente na ponta dos seus dedos… e, mais do que qualquer outra tecnologia de navegadores, os coloca no controle dos dados pessoais na internet”.

Esta estratégia do Google certamente está relacionada à sua preocupação de que a Microsoft abuse do seu poder ao manipular as configurações padrão do novo Internet Explorer para reduzir o tráfego do seu buscador, que é a medula espinhal da sua colossal rede de publicidade online.

Em 2006 o Google contatou o Departamento de Justiça dos EUA alarmando sobre o fato de que a Microsoft haveria dificultado a instalação de barras de ferramenta de pesquisa feitas por outras empresas. Enquanto os reguladores decidiram não intervir a Microsoft decidiu modificar a maneira que o Internet Explorer lidava com a seleção de barras de pesquisa. [CNN, NYTimes]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Eu queria saber se o navegador chrome que esta na entrada do google é gratuito de verdade.E se é só baixar,que será facil de navegar por redes sociais aplicativos etc…Porq eu já tive problemas com contas altas baixando esses tipos de coisas,como por exemplo o da telefonica,que não era nada gratuito.

    Thumb up 0
  2. eu uso o chrome e é otimooooo!!!!!!!!!!!!eu adorei
    super organizado,mais facil de assesar os sites avoritos
    eu uso e recomendo

    Thumb up 3
  3. Gente…. é beta!!
    Esse navegador é mais um fresquinho da google….
    ela simplesmente esta fazendo so o seu papel de monopolio.
    mas ainda acho que nao cola esse navegador, pois ja tem varios navegadores de otima qualidade, ate IE emelhor.

    abraços
    DIGO

    Thumb up 0
  4. Bom, antes eu usava o IE e percebia o qto era pesado….daí foi lançado o Firefox 3.0 deu um grande fôlego a navegação, ficando mais rápido navegar por ele, até acho por ser bem mais leve relativo ao IE…depois atualizei para o 3.01(correção de segurança)….os vídeos estão mais rápido as fotos baixam por igual…antes ele não era compatível com muitos sites, esse problema já foi quase solucionado…bom, estou bastante satisfeito…agora qto ao do google (chrome)…esse precisa ser testado e requer um pouco mais de tempo para isso, ou melhor ser avaliado….

    A força do IE ainda está na sua integração com o sistema operacional…mas já demostra uma certa preocupação, digo pelo fato de copiar algumas operações de navegação do Firefox (abas)…atitude nunca visto pela empresa Microsoft….a galera do Mozilla tá podendo !!!

    Thumb up 1
  5. Estou usando o Chrome desde ontem, e estou adorando. O layout é limpo e organizado. Muito diferente do IE e do Firefox, que eu acho poluído por terem muitos e MUITOS ícones/atalhos espalhados por ele.

    Aconselho sim, pra quem procura praticidade e organização.

    Thumb up 4
  6. Estou usando ele desde ontem, e com certeza é o navegador mais rápido que já usei, supera firefox, opera e internet explorer com facilidade. Outro ponto é que seu processo quase nunca ultrapassa a marca de 20MB na RAM (contra os 100~300 dos concorrentes)

    Lembremo-nos que ainda é BETA e tem muito a melhorar, desde que não pare no tempo como o Google Talk.

    Thumb up 0
  7. O que é impossível para o Google? É só uma questão de tempo e veremos se ele não desbancará o I.E.

    Thumb up 1
  8. Sempre procurei testar todas as novidades que fazem frente ao IE e sempre acabo voltando para o mesmo, o que mais valorizo no navegador é a sua total compatibilidade com as páginas, emails on line etc.. e sempre os outros navegadores deixaram um pouco a desejar, são coisinhas que vão irritando… o email abre “torto”ou faltando botões, páginas abrem com letras sobrepostas dentre outros defeitos que no fim acabam atrapalhando a propagação dos outros navegadores… Vou baixar e testar o navegador da google, depois escrevo um post aqui.

    Thumb up 0
  9. Infelismente não gostei, pensei que tinha algo inédito. Vai ser dificil a meu ver a Google emplacar essa com esse navegador.

    Thumb up 0
  10. Bem, não conheço o Chrome, mas entre Internet explorer e Firefox, mil vezes o Firefox, é muito mais rápido pra navegar na net.

    Thumb up 0
  11. Gostei do Chrome (Já estou usando dês de ontem) ele vem com várias ferramentas pra desenvolvedores, vem com um dicionário (Isso pra mim é perfeito) e o principal, É LEVE PACAS!

    Quanto as abas serem no topo da página tem uma vantagem, a área de navegação fica maior! o que é bom!

    Thumb up 0
  12. Vai ser difícil os concorrentes tirarem o IE do trono de browser número 1 do mercado de internet. Depois que o Netscape foi derrotado, la no início desta batalha, nenhum outro chegou perto dele (seja na parte técnica, seja na parte econômica). Não estou defendendo o IE, que acho apenas mediano, mas a concorrência também tem alguns defeitos sérios. O Firefox, por exemplo, trava de dez em dez segundos, aproximadamente quando vai exibir videos; não faço a mínima idéia do que cause isso, não sou especialista, mas como consumidor posso dizer que isso irrita muito. Outro fator que pesa bastante é o empenho do Google para bater a Microsoft: se continuar lançando produtos apenas para contrapor os produtos da rival, não vai ir muito longe. Se quiser ganhar vai ter que jogar com tudo o que tem, afinal a fatia de mercado do IE é de nada menos que 75%!

    Thumb up 0
  13. Internet Explorer continuará por um tempo na liderança já que vem junto com o Windows, mas é uma pena já que é um aplicativo horroroso. Mal-escrito (o que causa vulnerabilidade, uso excessivo de memória, etc) feio, não respeita (ou pelo menos historicamente não respeita) padrões, etc.

    O Firefox melhorou consideravelmente na versão 3 (E, aliás, o IE 8 copia quase tudo dele de forma descarada). É flexível, cheio de extensões e tudo o mais… O Opera parece melhor e com mais recursos embutidos – mas não consigo gostar da sua aparência… (Aí já é pessoal =P)

    Já esse chrome. Parece legal. A única coisa que eu não gostei, que é surpreendentemente vendido como uma vantagem, é o fato de que as tabs estão em cima. Acho isso ruim em questão de usabilidade. Conceitualmente é interessante (“As tabs são o mais importante na navegação”) mas quanto mais pra baixo as tabs estiverem, melhor, já que é mais rápido pro mouse chegar lá. Pode parecer pouco, mas é um detalhe que faz sim diferença.

    Thumb up 0

Envie um comentário