Veja o que acontece quando a indestrutível gota de Rupert leva um tiro

Você não sabe o que é uma gota de Rupert? Bem, se você é um amante da ciência, continue lendo.

A gota do Príncipe Rupert é o que acontece quando você derruba vidro derretido em água muito fria. O vidro esfria e forma uma espécie de gota bulbosa “indestrutível” e uma cauda frágil que quebra ao menor sinal de estresse.

Este fenômeno tem deixado cientistas fascinados desde o século 17. Desde então, eles têm testado as propriedades dessas gotas e o que elas podem suportar durante séculos. Felizmente, os cientistas e, em geral, curiosos, têm canais do YouTube onde realizam suas experiências para que possamos observar e, claro, ver os resultados.

O canal SmarterEveryDay fez exatamente isso com um vídeo mostrando o que acontece quando se dá um tiro na extremidade da gota do Príncipe Rupert. Você pode assistir os resultados abaixo em todos os seus 150.000-frames-por-segundo de glória. Ela resiste ao impacto? É inquebrável? Nós prometemos, o slow-motion é muito legal.

Se você quer saber a ciência (e os spoilers) por trás da experiência, a bala na verdade não quebra a gota. Ela atravessa o objeto, o que envia uma onda de choque através da cauda. A cauda imediatamente se quebra, enviando todo o estresse de volta para a parte da frente, o que finalmente acaba explodindo a coisa toda.

Algo imprevisível acontece quando sal fundido é colocado em um tanque com água

Explicando de maneira simples, quando o vidro derretido é jogado em água fria, o exterior esfria e solidifica quase instantaneamente, enquanto o interior permanece fundido por mais tempo e esfria muito mais lentamente.

Como o vidro se expande quando está quente e se contrai quando esfria, à medida que a parte interna esfria, tenta puxar a camada externa já sólida e fria com ela. Isso torna a lâmpada ainda mais sólida e, eventualmente, à prova de balas, segurando tudo junto em um estado de tensão de tração. Isso é muita energia reprimida.

No entanto, se a extremidade frágil, fina e quebradiça da cauda sofre estresse, ela se quebra imediatamente e envia as fraturas de volta para o bulbo em alta velocidade, liberando toda a energia retida, o que faz com que a gota se rompa.

10 fenômenos científicos que vão deixar você de queixo caído

Você pode também assistir vídeo anterior do SmarterEveryDay, também com legendas em português, que explica em grande detalhe as maravilhas do enigma que é a Gota do Príncipe Rupert: [I Fucking Love Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,43 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Veja o que acontece quando a indestrutível gota de Rupert leva um tiro”

Deixe uma resposta