O universo em um clique

Grande massa de água profunda e fria está desaparecendo misteriosamente

Por em 22.03.2012 as 13:40

A água mais fria que flui ao redor da Antártica, no Oceano Antártico, está desaparecendo misteriosamente a um ritmo elevado ao longo das últimas décadas.

Esta massa de água é chamada Água Antártica de Fundo, e é formada em alguns locais distintos onde a água do mar é esfriada pelo ar e mais salgada pela formação de gelo (que deixa o sal na água descongelada).

A água fria e salgada é mais densa que a água em torno dela, fazendo-a descer ao fundo do mar onde se espalha para o norte, enchendo a maior parte do oceano profundo em todo o mundo conforme lentamente se mistura com águas mais quentes acima dela.

Correntes do oceano profundo do mundo todo desempenham um papel fundamental no transporte de calor e carbono ao redor do planeta, o que ajuda a regular o clima da Terra.

Estudos anteriores indicaram que esta água profunda tornou-se mais quente e menos salgada ao longo das últimas décadas.
Agora, um novo estudo revelou que significativamente menos água desse tipo se formou durante este tempo também.
Oceanógrafos analisaram dados de temperatura coletados entre 1980 e 2011 a intervalos de 10 anos por um programa internacional de pesquisas oceanográficas no Oceano Antártico.

Eles descobriram que Água Antártica de Fundo foi desaparecendo a uma taxa média de cerca de 8 milhões de toneladas por segundo ao longo das últimas décadas.

O que está causando a redução e o que ela significa são coisas que os pesquisadores ainda não sabem. “Não temos certeza se a taxa de redução é parte de uma tendência de longo prazo ou de um ciclo”, disse o coautor do estudo, o oceanógrafo Gregory C. Johnson.

Alterações na temperatura, teor de sal, oxigênio dissolvido e dióxido de carbono dissolvido dessa massa de água proeminente tem implicações importantes para o clima da Terra, incluindo as contribuições para o aumento do nível do mar e taxa de absorção de calor da Terra.

“Precisamos continuar a medir a profundidade dos oceanos, incluindo as águas profundas do oceano, para avaliar o papel e a importância que essas mudanças desempenham no clima da Terra”, disse Johnson.[OurAmazingPlanet]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

Curta nossa página no Facebook:

10 comentários

  1. Alguem ja assistiu AN INCONVENIENT TRUTH ?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. Welcome to global warming !

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. Manoel /

    Nosso planeta maravilhoso, cheio de vida, animal, vegetal, mineral etc., comparando-se a outros, ainda e um planeta novo em formação, sujeito a constantes mudanças. A terra sofre transformações naturais, devido ao tempo e a ação do homem. Nosso planeta ainda e um grande desconhecido em muitas áreas, devendo o homem, se preocupar em estudar mais sobre tudo que se refere a terra, deixando um pouco de lado, sua curiosidade sobre outros planetas que possuam vida, como marte, ou luas de saturno, voltando sua atenção para sua casa, procurando estuda-la mais, preserva-la mais e ama-la mais.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. magoado /

    Olha o planeta terra sempre esteve em transformação ,só que estes ciclos que a terra percorre [tempo] está além de nosso tempo de vida, que mal chega a cem anos . imagine uma comparação entre o ser humano e a terra ,no tempo que cada um precisa para se transformar [humanos 70 anos]terra 70 milhões de anos… a humanidade nunca vai conhecer todas as transformações que está em andamento no planeta terra …

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  5. Marco Antônio /

    Isto esta me lembrando o enredo daquele filme ” O dia depois de amanhã”. Torço para que seja somente coincidência.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. Jonathan /

    Conforme as calotas polares estão derretendo esta havendo um volume maior de água doce indo para o mar, fazendo que a % de sal diminua na água do mar…
    E uma coisa que não entendo muito bem é isso, dizem que o nível do mar vai subir por causa do degelo…mas com isso, não vai aumentar o ciclo da água? Terá um maior nível de evaporação, maior nível de chuvas e consequentemente, se o ser humano for inteligente, poderão ‘interceptar’ mais água para ele, fazendo que não falte água para a população…com isso, o nível do mar, se manterá….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. Água profunda e fria está desaparecendo misteriosamente.

    Mistério ???
    A ciencia quer avançar no espaço,ou seja,quer conhecer a casa do vizinho e se possivel toma-la mas, ainda não sabe o que tem em sua casa.
    Isso é inteligencia pre-estabelecida,é o que parece.

    Cientistas gostam de brincar de SABE TUDO e ainda tem coragem de falar em MISTÉRIOS.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  8. fernando dahm /

    Ora, quando a questão é formulada ,não levam em pensamento que o universo de aguas estão todas ligadas entre mares e oceanos ,o comprometimento com o clima,e a mistura de aguas vindas provinientes de continentes ,que inclusive é mais quente fazem o nivel do mar subir ,e ao mesmo tempo conseguem aquecer este manancial fria,misturando se.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  9. André Luis /

    Estranho! Deve haver explicação para isto, mas o que deve ser, nem eles sabem?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • eu /

      eu poderia dizer o que é,mas a lei da mordaça nesse site me impede!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Reponder

Leia o post anterior:
397262-laser3
Qual foi a cirurgia plástica mais comum no último ano?

Você sabia que o número de cirurgias plásticas cresce enquanto a quantidade de procedimentos estéticos não cirúrgicos tem diminuído? E que a cirurgia no nariz só perde para aumento de seios e implante de silicone entre as mais procuradas no Brasil?

Fechar