Grânulo fluorescente injetável pode indicar níveis de glicose na corrente sanguínea

Publicado em 9.08.2010

Em breve, os diabéticos podem ter mais uma ferramenta em seu arsenal de gerenciamento do açúcar no sangue – um monitor de açúcar, fluorescente e implantável. Trata-se de pequenos grânulos de hidrogel que variam na intensidade da luz emitida dependendo da concentração de glicose no sangue.

Eles são chamados de “Vida BEANS”. BEANS vem de Bioelectrical Mechanical Systems Autonomous Nano, em português, Sistema Nano Autônomo Mecânico Bioelétrico.

O sistema, desenvolvido na Universidade de Tóquio, poderia levar a um próximo passo: a criação de monitores implantáveis de glicose no sangue que permitiriam o controle do açúcar no sangue de um diabético 24 horas por dia, sem ter que picar a pele ou usar uma bomba.

Os investigadores testaram o sistema nos ouvidos de um rato, e observaram a forma como sua orelha floresceu em intensidades diferentes, dependendo do açúcar em seu sangue. Os pesquisadores acreditam que seja possível desenvolver dispositivos para controle de açúcar no sangue de diabéticos sem que eles percebam.

O principal problema é o tempo de vida dos grânulos – uma vez que estão implantados, o sistema imunológico entra em ação e atribui proteínas a eles, o que efetivamente ofusca sua luz. Segundo os investigadores, o próximo passo é desenvolver um material que resiste à adesão da proteína. [Gizmodo]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Interessante a idéia. Mas poderia ser até mais prático, com a utilização de uma fita adesiva colada na pele, por exemplo. Aliás, essa fita também seria um ótimo auxílio para os homens no trato com as mulheres em TPM. Uma fitinha no braço delas poderia mudar de cor de acordo com a quantidade de hormônios no seu corpo. Assim a gente manteria “distância”. rsrs

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Business Associates Toasting Champagne
Fique ocupado, fique feliz

Uma nova pesquisa in...

Fechar