Hackers de telefone celular podem rastrear a localização do usuário sem o seu conhecimento

Publicado em 23.02.2012

De acordo com pesquisa realizada por cientistas da computação da Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade de Minnesota, as redes de celulares podem vazar a localização dos usuários de telefones celulares, permitindo que terceiros possam controlar facilmente a localização do usuário de telefone celular sem que este tenha conhecimento.

O estudante Denis Foo Kune, em conjunto com os professores Nick Hopper e Kim Yongdae e o estudante de graduação John Koelndorfer, foi o responsável pelo estudo.

“Torres de telefonia celular tem que acompanhar os assinantes de telefones celulares para oferecer um serviço eficiente”, explica Foo Kune. “Por exemplo, uma chamada de voz exige que a rede localize esse dispositivo para que possa alocar os recursos adequados para acessar a chamada. Sua rede de telefonia celular tem que pelo menos controlar vagamente o seu telefone dentro de grandes regiões, a fim de encontrá-lo facilmente”.

O resultado é que a torre vai transmitir uma página para o telefone, esperando para responder quando você recebe uma chamada. Esta comunicação não é diferente de um rádio CB. Além disso, é possível que um hacker interfira nessas mensagens, antes que a vítima seja capaz de ouvir o telefone tocar.

Prestadores de serviços de telefonia celular precisam acessar informações de localização para conseguir realizar seu trabalho. Além disso, as autoridades policiais têm a capacidade de intimar informações de localização de prestadores de serviços. O grupo da Universidade de Minnesota demonstrou que o acesso a informações sobre a locaização de um usuário de telefone celular é de fácil acesso para outro grupo – possíveis hackers.

“É uma barreira de entrada frágil”, diz Foo Kune.

Usando um telefone barato e software de fonte aberta, os pesquisadores foram capazes de rastrear a localização de usuários de telefones celulares sem o seu conhecimento com o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), a rede predominante em todo o mundo.

Em um teste de campo, o grupo de pesquisa foi capaz de rastrear a localização de um objeto dentro de uma área de 10 blocos com o sujeito atravessando uma área de Minneapolis em ritmo de passeio. Os pesquisadores utilizaram equipamentos disponíveis e sem a ajuda direta do prestador de serviço.

As implicações desta pesquisa destacam possíveis questões de segurança pessoais. “Um exemplo pode ser ladrões testando se o telefone celular de um usuário está ausente de uma área específica e, portanto, deduzir o nível de risco associado ao entrar na residência da vítima”.

Foo Kune e seu grupo entraram em contato fabricantes de celulares oferecendo técnicas de baixo custo que poderiam ser implementadas sem mudar o hardware para evitar esses riscos. [ScienceDaily, Foto]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

1. Raqueres um lixo social que vem obstruiindo seus celulares, computadores, e até em sua vida particulares obistrindo em tudo isto é horrendo!não temos mais sucego com estes malfeitores alieginas maldosos precisamos sempre estar atento a estes racres malditos quepode nos afugetar a qualquer hora em nosso dia dia.

• O Professor Pasquale mandou avisar que está tendo um ataque, começou logo após ler o seu comentário :-S

2. Parabéns, site muito bem feito, muito interessante, perco-me aqui nas horas, todos os artigos aqui escritos são apenas simples coisas que todas as pessoas gostariam de saber e se calhar não tem noção de como muita coisa pode ser feita. Adorei o site !

3. Comprimentar e agradecer ao criador deste site que gostaria tanto de fazer o curso de enginharia informatica. Agradeceria que me mandasse todos artigos que dizem respeito a computacao, programacao e enginharia informatica no geral.
    Obrigado

4. Não me parece razoável que eles tenham realizado isso sem ajuda da operadora ou de algum técnico da operadora. É possível rastrear alguem pela rede sem o conhecimento do usuário mas não sem informações de dentro da operadora.

• Assim como os hakers também tem ajuda das usuarios não é?
      é claro que é possivel.

• Teoricamente, é bem possível. basta você se lembrar que a transmissão de dados entre o seu celular e a torre de tefonia é feita exclusivamente através do ar. Bastaria, portanto, o “hacker” interceptar o sinal e usa-lo para seus devidos fins. Claro que não seria assim tão simples, mas ele precisaria fundamentalmente disso, além de talvez alguns dados do seu dispositivo e alguns softwares a parte.

120116-NanoRobotPhoto-hmed-1215p.grid-6x2