Herpes: Cientistas descobrem processo natural para combater o vírus

Publicado em 24.03.2009

Pesquisadores descobriram uma maneira de nosso sistema imunológico combater o vírus causador do herpes. Os cientistas, da Universidade de Montreal, junto com alguns colegas americanos, identificaram um processo celular que procura, identifica e combate a doença. O estudo durou cinco anos.

“Uma vez que as células de alguém são infectadas com o herpes tipo 1, o vírus sempre volta após o tratamento, já que ele se esconde e bloqueia a proteção do nosso sistema imunológico” explica Luc English, da Universidade de Montreal, que foi o chefe das pesquisas. “Pela primeira vez, nosso time identificou um mecanismo de combate celular nesse jogo de esconde-esconde” completa.

Os cientistas descobriram que a membrana nuclear de uma célula infectada pode “encontrar” o tipo 1 de herpes e estimular o sistema imunológico a combater a doença.

A descoberta foi feita quando os pesquisadores estudavam células infectadas de ratos. Agora, eles planejam descobrir maneiras para aplicar o mecanismo de defesa contra a herpes em outras situações, quando as pessoas estão infectadas por outro tipo de vírus. O estudo pretende descobrir formas de “encontrar” vírus e bactérias que conseguem se esconder do sistema imunológico, como o HIV e até mesmo o câncer.

De acordo com outro professor da Universidade de Montreal e co-autor da pesquisa, Michel Desjardins, as opções de tratamento desse tipo, se tudo correr bem, serão aplicáveis em uma década.

“Agora que identificamos os mecanismos para a defesa contra o herpes tipo 1, estamos um passo mais perto de desenvolver tratamentos que podem ativar a defesa imunológica contra outros vírus” diz Desjardins. “Talvez não seja possível erradicar completamente o vírus, mas sabemos que conseguimos deixa-lo em estado latente”.

Sobre o herpes:

Há dois tipos de vírus que causam a doença: o tipo 1 simples, que causa feridas faciais, e o tipo 2, que causa herpes nas regiões genitais. Por enquanto, é uma doença que não tem cura. [Science Daily]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

144 Comentários

  1. Meus amigos eu desde de criança tenho isso eu achava que era porque comia frutas sem lavar morava no interior comia de tudo mais sempre que chupava uma laranja comia uma goiaba la ia eu sofrer saia no nariz no canto da boca, convivi com isso até aos 48 anos agora foi que me arrebentou passei por uma crise de stress saiu no penis eu não passo nem uma semana sem isso é horrivel se tomo sol então fica bem pior, ja tomei acilovir mais não adianta sempre volta eu achava que só eu que tinha isso…

    Thumb up 3
  2. Faço o tratamento de hemoterapia. Não dói e n/ há efeitos colaterais. Sou portadora de CA de pele e melhorei muito. Geralmente os médicos n/ recomendam, pois sendo 1 tratamento muito eficaz, eles deixam de lucrar nos consultórios e/ou laboratórios.

    Thumb up 14
    • É um absurdo esse seu comentário a respeito dos médicos, o de não quererem a cura de um paciente para poderem lucrar nos consultórios. O mundo, infelizmente, está cheio de doentes. A cura de um paciente sempre traz alegria ao seu médico! E as filas continuam enormes!
      Ah! Pra vc, q deve ser leiga, a simples “evidência” pessoal é suficiente, mas medicina não é religião, é uma ciência, e, como tal, submete-se aos preceitos científicos no campo da pesquisa. Tem q haver comprovação com estudos sérios, com um N significativo e estudos duplo-cegos-controlados- placebo pra não haver chance de manipulação de resultados. Fale sério!!!

      Thumb up 17
  3. http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/104/artigo242743-1.asp
    Quem realmente quiser entender o que é essa doença leia.
    Um detalhe, CATAPORA é considerado um tipo de Herpes. A nossa ignorância se dá pelo fato de que a Sociedade Médica só se beneficia da nossa ignorância então para saber é preciso ler muito. Parem de falar essa estupides de que é uma doença sexual pois até mesmo o Herpes genital pode ser pego em um aperto de mão suado.

    Thumb up 18
    • Silvia, apesar de o vírus da catapora (Varicella zoster) ser do mesmo grupo dos vírus do Herpes simplex (tipos I e Ii), isto é, da Familia Herpesviridae, não tem exatamente o mesmo comportamento biológico. Ao se contrair a varicela (catapora), o vírus tb fica escondido no gânglio pré-sináptico e em ocasiões de grande queda da imunidade, pode migrar através dos nervos periféricos e causar as bolhas ao longo do trajeto, extremamente olorosas e, por vezes, de tratamento prolongado. O Herpes simplex pode ser, sim, transmitido pela via sexual, em geral o do tipo II (genital). Mas também pode-se inocular o do tipo I na região genital, através o sexo orall, por exemplo, ou até mesmo de auto-manipulação inadvertida. Vc tem razão ao dizer q as formas de contaminação são várias, inclusive a simples convivência íntima que, mesmo tomano-se todo o cuidado, nas mais das vezes, leva à colonização do parceiro, em geral sem manifestação das lesões. Lembro também q o citomegalovírus, o vírus Epstein-barr e o próprio vírus causador o sarcoma de Kaposi e outros q causam linfomas também pertencem a essa familia, dentro de outras subfamilias. Muitas pessoas têm o IgG positivo para Herpes simplex sem nunca terem apresentado lesão aparente. Não sei dizer se chega aos noventa e tantos por cento q vc comentou.
      E mais uma vez, porque já fiz esse comentário em outro post, não sei bem com qual espécie de pessoas q são também médicas, vocês tiveram a infelicidade de se tratar, mas a visão de que a sociedade médica “só se beneficia da ignorância dos pacientes” não reflete, certamente, a realidade geral. Somos também educadores, trabalhamos com profilaxia e manutenção da saúde, não apenas com o tratamento de doenças, q de qualquer forma visa, em última análise, o benefício dos pacientes sob nossa responsabilidade.

      Thumb up 15
    • muito bom! esperamos atentamente por melhores resultados, oramos por nossos médicos, we pray for ours doctor, to have success, in their jobs and life. para terem sucesso, na vida e no trabalho. agradeço por estarem lutando contra essa enfermidade. e com certeza existe cura sim só nao nos é fornecida ainda, não existe enfermidade sem cura, so temos que orar por nossos médicos para nos fornecelas, pois é pra isso que eles existem, temos que ter fé, em nosso tempo haverá a cura logo logo. abç

      Thumb up 3
  4. Achei esse website incrívelmente interessante e decidi comentar. O vírus da Herpes não é como dizem uma doença sexual. É um vírus que ataca 99% da população mundial e fica mais ativo quando a pessoa tem baixa imunidade ou seja STRESS. O stress deixa debilitado seu sistema nervoso e o vírus ganha força aí.
    A única pessoa que deu uma informação útil e Você devem prestar muita atenção foi o, Fábio Ferreira de S. Roque – SP. O complexo B essencial ao bom funcionamento do sistema nervoso trabalha naturalmente no combate do vírus da Herpes deixando-o totalmente sem ação. Indico também, boas noites de sono, gentileza no trato com as Pessoas e equilíbrio.
    Evitem as pomadinhas milagrosas porque as vezes a inflamação tem que sair quando seu sistema nervoso está fraco. Eu passei situações horríveis com essa doença por conta de stress e o que me salvou foram serem nos quais nem todos Nós acreditamos. Um abraço a todos e com DEUS

    Thumb up 24
  5. Como eliminar esse tal de herpes ñ sei , mas que é uma porcaria ñ há dúvidas e frequentemente ele aparece, ao barbear , ao beijar muito , ao colocar a boca em copos de outros ou mesmo nas latas de refrig. ou cervejas …. .
    o fato é que no decorrer de um ano pra cá ele me apareceu fora da região labial , foi sim próximo mas significa que ta ganhando espaço e eu a guerra.
    quando eu sinto o sintoma e percebo que ele vai aparecer eu uso zavirax mesmo ñ deixando ele evoluir , ele faz um bom estrago na face ou lábios .TEM ALGUM TRATAMENTO MAIS EFICAZ ?

    Thumb up 6
    • Quando começarem a aparecer os sintomas, como coceira ou irritação, use a pomada “Aciclovir”. É tiro e queda. Ela nem deixa o vírus evoluir…

      Thumb up 11
    • Dá mais certo, quando vc começar a sentir o q chamamos de hiperestesia (quando a pele fica sensível como se tivesse queimadura de sol, mas ainda não apareceram as lesões) utilizar o Penvir oral, dose de 500 mg de 12/12 horas. Se vc andar com ele “na bolsa” e conseguir tomar aos primeiros sinais de sensibilidade da pele, é possível q consiga frustrar a erupção das bolhas e o processo de formação de úlceras não ocorra. Tenho vários pacientes acompanhados q têm tido sucesso com esse procedimento. Há! E são só duas doses (1dia) essa profilaxia.
      Boa sorte!

      Thumb up 9
  6. eu tenho esse virus tipo 1 e uma farmaceutica me indicou vitamina de complexo b e esta fazendo efeito pois dificiomente as feridas apareçem em meus labios.

    Thumb up 10
  7. Boa tarde Andreia, gostaria de saber se esta aplicaçao da Hemo é dolorida e se trouxe algum a reaçao importante apos sua aplicaçao. Como vc sabe homem é muito mais medroso que mulher.

    Grato,

    Marcos

    Thumb up 2
    • Oi Marcos, Boa Noite! Sei como são estes Homens rsrs. Já tomou bezetacil??? kkkkk Estou brincando, não precisa se preocupar, nunca senti dor e nenhuma reação. claro, que se for um bom profissional ele saberá exatamente o local para a aplicação. No momento procure deixar a musculatura relaxada, senão sentirá uma dorzinha… e evite olhar. Ahh, eu prefiro no Glúteo, acho bem melhor para a aplicação. Relaxa!! Ahh vale lembrar que após a retirada do sangue da veia a agulha é TROCADA, e em seguida aplicada no musculo, isso evita a coagulação do sangue dentro da agulha e uma possível contaminação. Espero, que os endereços possam ser uteis, pelo que vi são bons profissionais, caso seja longe de sua casa, você vai tratando até encontrar um outro mais proximo.
      Marcos, estou torcendo por você, vai dar tudo certo. Abraços! Andréia

      Thumb up 7
  8. A informação sobre o Ascaridil não é a íunica boa informação que este grande médico presta ao bem estar e saúde do povo…

    Thumb up 7
  9. Oi Marcos, Bom dia!
    Não há o que agradecer. Fico feliz, por poder ajudar, penso, que quando temos o conhecimento de algo bom, temos por obrigação moral e cívia passarmos a diante. Nem todas as pessoas tem condições de tratamentos “caros” e que por vezes, não apresentam resultados significativos. Um grande abraço, tenha um ótimo domingo. Estou a disposição, Andréia

    Thumb up 7
  10. Andreia, obrigado pela atencao, pode ter certeza, vc esta levando esperaça a muitas pessoas.

    grande abraço,

    Marcos

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
supernova-grande
Gigantesca estrela explode… Junto com teoria

Uma enorme estrela e...

Fechar