Homem morre após nadar com sua nova tatuagem

ATENÇÃO: Esse artigo contém imagens gráficas.

Um homem de 31 anos morreu após nadar no oceano cinco dias depois de fazer uma nova tatuagem. As feridas abertas foram a porta de entrada para uma infecção bacteriana que o levou a um choque séptico.

O erro

Tudo começou quando o homem decidiu fazer uma tatuagem na perna direita. Sob uma ilustração de uma cruz e mãos em oração, as palavras “Jesus é minha vida” em inglês foram escritas em letra cursiva.

Como os tatuadores lhe dirão, há algumas regras importantes para seguir nas horas e dias após fazer um novo desenho corporal. A mais importante é manter a arte limpa e coberta enquanto a pele tem uma maior susceptibilidade à infecção bacteriana.

Toda vez que uma agulha de tatuagem perfura sua pele, ela abre uma ferida. Essa ferida é um caminho pelo qual os germes podem entrar em seu corpo. Quanto maior a tatuagem, maior é o risco de possível infecção.

Depois de remover o curativo original e limpar suavemente uma nova tatuagem, o conselho convencional é aplicar uma pomada antibacteriana. É preciso fazer isso por vários dias, até que a pele tenha tempo de se curar.

A primeira coisa a evitar nesse meio tempo é nadar, por conta da exposição prolongada a água potencialmente suja. E é aí que a história desse homem sofre uma virada para pior.

O caso

Um relatório publicado no BMJ Case Reports, um proeminente periódico médico revisado por pares, revela apenas que se trata do caso de um homem latino que vivia no Texas, nos EUA.

Cinco dias depois de ser tatuado, ele decidiu nadar no Golfo do México. Apenas três dias depois, foi admitido no Parkland Memorial Hospital, um hospital de Dallas, com dor severa em suas pernas e pés. Seus sintomas incluíam febre, calafrios e vermelhidão ao redor da tatuagem e outras partes das pernas.

“Dentro de algumas horas, as coisas progrediram muito rapidamente”, disse o Dr. Nicholas Hendren, médico residente da Universidade do Texas e principal autor do relatório. “Houve um escurecimento da pele, mais contusões, mais descoloração, fluido se acumulando em suas pernas – o que, é claro, é muito alarmante. Ele já estava nos primeiros estágios do choque séptico, e seus rins já haviam sofrido alguma lesão”.

Para piorar as coisas, o homem tinha doença hepática crônica por beber muita cerveja todos os dias. Ele precisou da ajuda de máquinas para respirar e tomou potentes antibióticos.

A bactéria

O homem testou positivo para Vibrio vulnificus, uma bactéria comumente encontrada em água oceânica costeira. O Centro para o Controle de Doenças americano estima que esta infecção causa 80 mil doenças e 100 mortes a cada ano nos Estados Unidos. Os fatores de risco mais fortes são doenças do fígado, câncer, diabetes, HIV e talassemia, uma doença rara do sangue.

As infecções mais graves parecem ocorrer com a ingestão de ostras cruas. Na maioria das vezes, os únicos sintomas que a pessoa experimenta são vômitos e diarreia. A maioria das pessoas saudáveis não acaba no hospital, porque seu sistema imunológico é forte o suficiente para combater a infecção.

Porém, infecções também podem ocorrer com a exposição de feridas abertas a sal ou água salobra contaminada, um mecanismo mais incomum.

A morte

Hendren não teve a oportunidade de perguntar diretamente ao paciente se ele estava ciente do conselho contra a natação logo depois de se tatuar, mas disse que tanto o paciente quanto sua família não sabiam que uma infecção grave podia avançar tão rapidamente.

Durante as próximas semanas, o homem foi mantido em grande parte sedado. Após o pessimismo inicial sobre o prognóstico, Hendren e seus colegas ficaram cautelosamente otimistas.

O paciente foi removido da máquina respiratória 18 dias após ter sido internado no hospital e começou uma reabilitação agressiva.

Durante o próximo mês, no entanto, a condição do homem lentamente piorou. Aproximadamente dois meses depois de ter sido internado, ele morreu de choque séptico. [CNN]

Por: Marcelo RibeiroEm: 12.06.2017 | Em Bem-estar, Bizarro, Principal  |
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta