Homens jovens se preocupam com o namoro mais do que as mulheres

Publicado em 15.06.2010

Ao contrário do que se pensava os “moços de hoje em dia” ficam mais preocupados com o andamento de seus relacionamentos do que as mulheres.

De acordo com um novo estudo, as garotas são afetadas por estarem ou não namorando, enquanto os rapazes se preocupam mais e são mais afetados pelas brigas e pelo andamento do relacionamento, no geral.

Segundo especialistas, estar ou não namorando é muito importante para uma mulher. Já para os homens, quando eles entram em um relacionamento, os bons momentos os tornam mais fortes psicologicamente, enquanto as brigas os deixam mais depressivos.

No estudo, mais de 1600 homens e mulheres, com idades entre 18 e 23 anos, responderam um questionário sobre sua vida amorosa e seu estado emocional – incluindo sintomas de depressão e uso excessivo de substâncias químicas. Esse pessoal respondeu o mesmo questionário duas vezes, com um intervalo de dois anos separando os testes, para que os pesquisadores pudessem ter certeza de que foi o relacionamento em que estavam que influenciou o estado emocional dos voluntários, e não o contrário.

Os resultados mostraram que tanto homens quanto mulheres que passaram por dificuldades amorosas tinham sintomas depressivos – mas eram os homens que, em sua maioria, apelavam para as substâncias químicas para superar o trauma.

Ainda não se sabe os motivos pelos quais os rapazes são mais afetados do que as moças pela qualidade de seu relacionamento, mas isso muda a visão de que as mulheres é que são mais sentimentais e que sofrem mais com um namoro complicado. Os pesquisadores admitem que a infelicidade masculina não é tão aparente porque eles têm uma capacidade maior de fingir que estão bem.

O próximo passo da pesquisa é descobrir se essa sensibilidade é exclusiva dos jovens (eles a perderiam com a maturidade?) ou se homens mais velhos também são mais sentimentais do que pensávamos. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. É claro que se preocupam, os jovens são mais bobos e ingênuos. Já os experientes são mais espertos e sabem que o casamento é uma armadilha onde o homem entre com a força de trabalho e a mulher entra com os chifres.

    Thumb up 4
  2. Acredito que não há distinção entre homens e mulheres serem ou não mais sentimentais que o outro. Pra min existem homens mais sentimentas que outros e mulheres mais sentimentais que outras e depende muito tambem do estado emocional momentâneo da pessoa.Eu expresso meus sentimentos porque não tenho medo daquele “medo interno” de que pessoas ou grupos de amigos possam ridicularizar.Acho que o medo do homem de chorar de transparecer seus sentimentos vem mesmo é da sociedade,do medo de serem ridicularizados e isso já vem lá de traz, de tempos remotos.A própria sociedade humana impôs isso…de que “homen não chora,de que homem tem que ser forte”Isso vem de criação do próprio pai.

    Thumb up 0
  3. Nesse momento eu penso: “que tipo de maturidade estão se referindo quando dizem que mulher amadurece mais rápido do que o homem?” Sempre tive dúvidas a respeito disso, acredito que mulher sente a NECESSIDADE de crescer, pois tem que começar a ter responsabilidade desde cedo, devido ao início da menstruação, etc. Mas o que é maturidade afinal? É levar a vida com prudência (ou talvez medo) e ter um desenvolvimento de um corpo atraente mais cedo? (no caso da mulher) Eu nunca olhei desta forma, mas também não sei qual o conceito que usam de maturidade, então fico na minha x)

    Thumb up 2
  4. Acredito que o fato de a mulher se importar mais em está ou não namorando seja devido ao fato de ser muito mais simples para elas encontrarem um parceiro do que para os homens, principalmente quando se diz respeito a qualidade (os homens são mais transparentes, socialmente é fácil de entender porque). Já os homens além de ter dificuldade de encontrar um tipo de mulher que o agrade, tem que “batalhar” um bocadinho para conseguir (daí o medo de perder, esforço para da tudo certo, etc). Mas não entendo porque mulher se importa menos com o andamento. De todos meus relacionamentos, todas agiram dessa forma. Aí acabei achando necessário entender o porquê disso.

    Interessante o artigo, sempre tive vontade de debater sobre esse tipo de coisa para entender. Mas é complicado encontrar gente que tenha capacidade para isso.

    Thumb up 3
  5. Realmente…Eduardo, você disse tudo o/

    Só acho estranho que sua citação tem um “não” que não aparece no texto, mas tudo bem, devem ter alterado.

    Thumb up 0
  6. Realmente Eduardo, concordo que os homens fingem por falta de opção. Ficaria pior para eles se expressar… então fica por isso mesmo. :)

    Thumb up 0

Envie um comentário