Homens: o verdadeiro sexo frágil

Publicado em 4.11.2010

O sexo frágil? Sim, existe. São as mulheres? Não. Pelo menos no quesito saúde, os especialistas têm uma resposta bastante diferente: os homens são com certeza o verdadeiro sexo frágil.

Há muitos dados para confirmar isso. Eles são mais propensos a ter câncer do que as mulheres – e a morrer da doença. Doenças cardíacas, derrames e obesidade são outras condições com efeitos mais graves em homens. E quando se trata de felicidade, as mulheres parecem estar em vantagem, quando se observam as taxas de suicídio.

Por que isso acontece? Olhando para as doenças do sexo masculino, é evidente que muitas estão relacionadas com escolhas de vida pouco saudáveis, como beber, fumar e fazer uma dieta pobre, com pouco exercício. Os especialistas também acreditam que os homens são ruins em buscar ajuda médica, mesmo quando precisam.

Com isso, muitos homens estão morrendo jovens demais. Na Inglaterra e País de Gales, por exemplo, 42% dos homens morrem antes de completarem 75 anos, em comparação com 26% das mulheres.

As maiores causas de morte do sexo masculino são ataques cardíacos e derrames. Essas doenças do aparelho circulatório matam 300 em cada 100.000 homens, em comparação com 190 em cada 100.000 mulheres. Em seguida, vem o câncer. Os homens são 70% mais propensos que mulheres a morrer de cânceres que afetam ambos os sexos, e 60% mais propensos a ter câncer. Em terceiro lugar estão as doenças respiratórias, seguido de demências e doenças do fígado.

Porém, a maioria destas mortes são evitáveis. Elas estão relacionadas a fatores evitáveis, tais como obesidade e consumo abusivo de álcool, problemas mais comuns entre os homens. Além disso, apenas 40% deles fazem atividade física suficiente. Isso pode explicar o fato de 41% dos homens estarem acima do peso em comparação com 32% das mulheres.

Os homens também são mais propensos a morrer violentamente, seja por descuido, em um acidente de trânsito, ou intencionalmente, através de suicídio. Embora as taxas de tentativas de suicídio não difiram entre os sexos, os homens têm muito mais sucesso no trabalho: de todas as pessoas que se matam, 76% são homens.

Os especialistas acreditam que se os homens começassem a se envolver mais com sua saúde, melhorariam esses dados. Talvez o sistema de saúde dos países não esteja funcionando para eles. Ou talvez sejam necessárias mais campanhas para estimulá-los a ir ao médico.

Mas não se pode culpá-los de todo. Nem todos os homens são relaxados com a saúde, e certamente nenhum deles quer morrer jovem. Alguns especialistas acham que existem outras questões, mais amplas, para explicar por que os homens se saem pior no quesito saúde.

Pode ser porque a sociedade atual favoreça as meninas, ou espere muito dos homens. Ou ainda, estudos sugerem que fatores como segurança no trabalho também estão envolvidos. Também, como eles tendem a reprimir seus sentimentos, seus problemas possam sair do controle. [BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. Eu trabalho no setor de saúde publica e sei das dificuldades que os homens encontram pra se tratar.
    Nos postos de saúde tem médicos para atender só crianças, só mulheres, mas não tem medico só para homens, geralmente eles consultam com clínicos gerais. (HOMEM NÃO SE CUIDA! E NÃO É CUIDADO!
    Homens desprezados
    Os serviços das Unidades Básicas de Saúde destinam pouca atenção a homens adultos e não possuem atendimento voltado especificamente a eles.
    Além disso, as questões relacionadas à sexualidade masculina não são trabalhadas nessas unidades de atendimento, faltando discussão sobre o tema, assim como exames e programas de prevenção.
    As conclusões são de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP.
    “De um lado, os próprios homens resistem a procurar os serviços de saúde; de outro, a expectativa dos profissionais de saúde de que o homem não vá procurar os serviços de atenção primária faz com que médicos, enfermeiros e outros atendentes se mostrem pouco preparados para recebê-lo e inseri-lo no cotidiano nos atendimentos”, conta Thiago Félix Pinheiro, psicólogo e autor do estudo.
    Segundo o pesquisador, a resistência dos homens está relacionada a valores culturais relacionados à virilidade, que já são parte de um modelo de masculinidade.
    Ereção e próstata
    A pesquisa, feita na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, consistiu na realização de 57 entrevistas com homens entre 16 e 68 anos que frequentavam serviços de atendimento primário e na observação e análise desses locais de atendimento, desde sala de espera e consultas dos pacientes até os momentos de intervalo dos profissionais.
    Notou-se, então, que há uma superficialidade no tratamento dado. “As demandas dos pacientes são tratadas em termos essencialmente fisiopatológicos, em um discurso medicalizado”, diz Pinheiro, que explica que os aspectos psicológico e social do homem não são pensados nesse tipo de abordagem.) Segundo esse estudo o Brasil não cuida dos homens que devem lutar pelos seus direitos

    Thumb up 2
  2. Hoje em dia existem três tipos de serem humanos:mulheres modernas,homens modernos e atrasos da humanidade na forma humana.Os homens machistas e as mulheres preconceituosas estão nessa lista como a escoria do universo!
    Vejo que nos comentários dois terços da ultima opção estão nessa lista.Pessoas modernas sei que concordam comigo!

    Thumb up 7
  3. Acredito que a espécie humana é assim mesmo, mulheres se cuidam mais que os homens. Homens são muito cabeça dura, não admitem dor, nem doença, acham que se cuidar é frescura. Mulheres são mais maleáveis e entendem melhor a importância de se cuidar.

    Thumb up 1
  4. Falar é fácil, entender é mais fácil ainda!
    Quem sabe aquele pai de família estivesse aqui se naquela época ele tivesse a tecnologia que temos hoje?
    Tudo o que as pessoas querem é conforto e segurança, sabe aquela escadaria do seu prédio a qual você reclama de subir todos os dias, alegando sempre que só presta para gerar vasos e dores nos pés e nas pernas?
    É mais fácil ir de elevador, se reclama porque não pensa como foram feitas, colocando se no lugar da pessoa que a fez?,tijolo por tijolo de sol a sol, já imaginou o que esse ser de “sexo frágil” suporta diariamente, nunca se perguntou porque é que ele reclama de tantas dores no corpo e essa dor de cabeça será o tempo que ficou exposto ao sol?
    Olhando de longe aquilo o que construiu, só leva pra casa a certeza de que aquilo tudo não é pra ele, só leva o sonho de um dia abrigar sua família em um lugar como aquele.
    Alguns desanimam, e se anestesiam na bebida e nas drogas outros se suicidam por não ter porque insistir em algo tão sofrido.
    Mas sente-se feliz ao chegar em casa e ver que da sua força e suor pode garantir o sustento de sua família.
    Em dias turbulentos devido a tempestade, você se sente seguro(a) no escuro sendo que o unica claridade são dos raios rasgando o céu?
    Algum dia parou para pensar o que aquele sujeito estaria fazendo naquela escada mexendo nos cabos de alta tensão?
    Porque será que vivem menos, porque será que são mais vulneráveis? será que acham tempo pra se cuidar, fazer as unhas, cuidar da aparência ou estão cansados demais pra isso e preferem dormir ao lado de sua esposa, que em vez de ficar criando ideologias baratas, estava lá fazendo a sua parte para ajudar aquele que se dedica a ela com tanto amor.
    Jamais uma feminista faria ou fará por um homem aquilo o que um homem faz por uma mulher.
    Hoje muitas mulheres estão no mercado de trabalho não graças as feministas, mas sim pela segurança que temos no trabalho, e essa segurança foi conquistada a erros e vidas perdidas.
    Quem é o sexo frágil, aquele que levanta uma bandeira para exigir direitos com um guarda sol, óculos escuros e protetor solar ou aquele que se empenha em levantar não uma bandeira e sim uma cidade toda, incluindo a casa onde você mora.
    Eu sou machista quando falo com uma feminista que deseja apenas um mundo cor de rosa.(unilateral)
    Sou homem em qualquer situação e sei que homens vivem menos por se dedicarem mais aos feitos.
    Ser homem é ter coração, paixão, amor e coragem para aceitar que mesmo que viva menos, mas que viva em vez de apenas existir.
    Feliz por ser homem, feliz por ser e aceitar ser aquilo o que Deus me fez!
    Não é o sexo que faz as pessoas serem melhores umas das outras é a dedicação de cada um frente aquilo o que desejam realizar e conquistar.

    Thumb up 10
  5. É isso aí, Renata. Quanto menos homens existir, mais mulheres ficam à nossa disposíção. É como diz Roberto Carlos: “É preciso saber viver”.

    Thumb up 30
  6. Olha só, acho que tem um fator cultural envolvido, pq um cara que não liga muito para saúde, bebe muito e come qq tipo de coisa gordurosa ou não, é tido como se fosse tivesse provado sua ‘macheza’, sendo que esse comportamento irresponsável acaba se refletindo nessas estatísticas…Very smart.

    Thumb up 7
  7. eu sou fragil em todos os sentidos….força fisica, resistencia fisiológica, só me garanto em uma coisa: o carater

    Thumb up 9
  8. isso nao se encaixa a todas pessoas… eu por exemplo só como farofa e sou forte como um touro!

    Thumb up 1
  9. Mulher tem que ser feminina. Quanto mais feminina for, melhor será para o homem e, consequentemente, para os dois.

    Thumb up 37
  10. Não acredito que seja uma questão de levar vantagem pois o que precisamos é de equilíbrio.
    Nas últimas décadas, estamos presenciando com uma frequência crescente, mulheres que deixam seus filhos na creche para irem trabalhar. Sem falar nos casos de maus tratos que essas crianças tem sofrido, essa prática desumana vai certamente produzir nessas crianças, um desequilíbrio tanto por carência de afeto como pela falta de amamentação ou de alimentação adequadas. Por incrível que possa parecer, uma grande parte dessas mães gasta praticamente todo o seu salário para pagar a creche e comprar remédios para curar as doenças que essas crianças adquirem pela falta de cuidados a que são submetidas. Claro que as consequencias negativas não param por aí. O drama é muito mais complexo e os efeitos colaterais são chocantes.

    Thumb up 3
  11. A Bíblia diz que a mulher, é o vaso mais frágil, isso não quer dizer que ela é um ser humano inferior e sim que o seu biotipo difere do homem. Você pode conferir na 1carta Pedro cap.3/7. Quanto ao artigo acima, é uma dura realidade, os exemplos estão acontecendo. MEXA-SE.

    Thumb up 5
  12. acho que nao eh so desleixo dos homens nao.
    na saude a mulher eh mais forte sim
    meu pai teve derrame com a pressao medindo 18.. minha mae vira e meche vai a 21 a pressao dela. e ela ta forte.
    meu paizinho infezlismente faleceu ha 4 meses no terceiro derrame dele :(

    Thumb up 6
  13. o que a pat disse pode ate ser verdade, afinal eu mesmo soube da boca de outros mas isso nao exime o que eu vi, um homem, maior e mais forte que eu, machucado pela esposa, tendo que procurar lugar para dormir porque a mulher o machucou e na delegacia ninguem quiz dar ouvidos…
    ser mae, esposa, mulher, qualidades admimiraveis, porem isso muitas tem, o que esta em pauta nao é o que se nasce, mulher, ou que se torna, mae ou esposa ou os dois, mas o que se faz…
    repito , elas tem que ter exatamente o que tem mesmo, porem isso fez com que a igualdade diminuisse…como homem me sinto inferior socialmente falando perto de uma mulher…afinal, se eu fizer algo que a desagrade, ela inventa alguma mentira a meu respeito e ninguem vai me ouvir apenas porque nasci…homem…e so para descontrair um pouco nem penso em mudar essa condição…

    Thumb up 3
  14. Lembrando também que tpm não é desculpa para diminuir pena. É a mesma coisa que alcóolotra dizer que atropelou uma pessoa pq estava bêbada (aliás, é até pior). Ambos são tratáveis, é só querer.

    Thumb up 4
    • Sou mulher… e para mim TPM não é desculpa de nada. Vejo muitas usando deste artifício para se favorecerem, o que acho totalmente ridículo. Até porque mulheres ficam taxadas como temperamentais e etc. Apenas porque estão manipulando todo mundo, porque são normais e usam essa desculpinha sem vergonha. Todo ser humano é passível de descontroles emocionais, tanto homem, quanto mulher. Só que associaram demais isso como uma causa natural, que não é. Se a mulher se comporta de forma agressiva e explosiva, deve ser porque ela é agressiva e explosiva, não porque está de tpm.

      Thumb up 3
  15. “Pode ser porque a sociedade atual favoreça as meninas, ou espere muito dos homens.” Com que base você argumentou essa frase? Pq ser mãe, esposa, dona-de-casa e trabalhadora, é ser favorecida?

    Teve gente aqui falando que mulher foi absolvida por ter matado o marido por causa da tpm. Em primeiro, essa história é lenda, pq muitos falam que aconteceu mas ninguém tem provas. E segundo, antigamente os homens PODIAM matar a mulher por causa da HONRA (sem quaisquer problemas ligados à hormônio ou fora de controle psico-físico). E se fosse tão verdade que crimes ligados à problemas físicos sejam carentes legais, depressão pós-parto deveria liberar a mãe da pena de crime integral. Os senhores não estão sendo nada machistas mesmo né? Talvez não, só ignorantes.

    Thumb up 6
  16. O grande problema dos homens é pensar sempre:
    - Nunca aconteçerá comigo!
    E com isso acaba relaxando no que se refere a própria saúde.
    As mulheres por estarem mais ligadas a saúde, tem uma vantagem. Constantemente se unem em campanhas preventivas, seja de Papa Nicolau, mamografia, ou seja lá o que for. Isso as torna mais adaptadas a ambientes médicos. Já nós homens, vamos a esses ambientes apenas quando estamos morrendo, com medo de morrer, ou se é dia de vacinação!!
    Vamos noscuidar gente nunca é tarde!!!

    Thumb up 6
  17. Eu acho que tem casos e casos, eu mesmo to acabando de voltar do medico…e nao foi uma grande coisa nao, foi uma gripe que levou minha voz…
    coisa corriqueira e comum…o fato da minha esposa ser enfermeira me ajudou a abrir meus olhos para eu me cuidar…
    ou seja aqui na minha casa tem uma campanha para a saude do homem da casa…eu…se parassem de olhar tanto so para as mulheres talvez a famosa lei maria da penha nem fosse necessaria…ou talvez uma nova lei maio da penha comece a ser necessaria, digo isso pois esses dias um amigo meu foi seriamente agredido por sua companheira, ele foi a delegacia prestar queixa, e o delegado disse para ele deixar de ser viado e cuidar da casa dele…
    agora se ele agredisse a esposa teria o mundo feminino na porta dele…
    sei que infelizmente elas realmente tem a necessidade disso, porque tem fdp que abusa, mas assim como tem homem fdp, tem mulher fdp e essas estao se aproveitando demais dessa lei abusiva…

    Thumb up 5
  18. Está muito mal colocado o título da matéria, não vi nada na mesma que sustentasse homem como sexo frágil, mas, como visto abaixo, homem como sendo desleixado.

    Thumb up 3
  19. Eu mesmo só vou ao médico em caso de risco de morte iminente. Já fui uma vez rsrsrsrsrs.

    Thumb up 1
  20. Tenho 39 anos e se fui no medico umas 3 vezes na vida foi muito. Não q minha saúde seja perfeita, mas odeio médicos, eles sempre vão te arrumar um motivo pra tomar algum remédio. Tenho vivido bem, nunca faltei a um dia de trabalho por doença. Bebo e me divirto, só ando de moto, adoro carnes e doces, e podem ter certeza, qdo eu morrer vou morrer feliz pq vivi a vida bem e sem passar vontade.

    Thumb up 3
  21. A chamada da matéria está mal colocada homem não é o sexo “fragil” mas sim desleixado, e não é porque não se faz campanhas para a saúde dos homens, mas sim porque homens não gosta de ir em médico por se achar super e sempre achar que não tem nada, aí esta o problema, não precisamos de campanhas para saber que precisa ir em médico para cuidar da saúde isso é obrigação de todo ser humano, isso não tem nada a ver com “direitos iguais” isso é questão de cuidar de si mesmo, e os direitos iguais não foi em questão de cuidar da saúde não vamos banalizar as coisas.

    Thumb up 9
  22. ah sim esqueci de comentar que certamente minha postagem sera apagada, ou entao ninguem ira gostar dela…outra prova que o que eu falo é verdade…

    Thumb up 4
  23. Na sociedade de hoje em dia em que cada vez mais e mais todos olham so pro lado da mulher, isso faz com que os homens tambem vejam mais o lado feminino, tomando muito mais cuidado com elas, que com si mesmo.
    Caso nao acreditem basta olhar pros lados…campanhas de saude femininas, pensamento mais voltado para a mulher, leis que protegem somente as mulher…tem ate casos em que a mulher matou o marido na tpm e foi absolvida por isso…
    Nao sou machista, mas acho que elas exageraram quando quizeram direitos iguais e esqueceram dos deveres iguais…

    Thumb up 35
  24. Bom,

    O homem definitivamente não é o sexo fragil, mas sim o sexo inconsequente, pq o organismo masculino saudavel, é muito melhor em questao de resistencia, tendencias a engordar e etc que o da mulher ..

    Thumb up 16
  25. Na verdade,então é que não temos desvantagem pelo sexo em si mas sim a falta de juízo em cuidar da saúde.

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cerebroraios
No futuro, você poderá apagar suas memórias ruins

Através da remoção d...

Fechar