Homofóbicos são homossexuais reprimidos?

Publicado em 10.04.2012

Um novo estudo sugere um pouco de autorreflexão entre aqueles que são hostis com os gays: talvez os agressores também sejam homossexuais.

“Esse estudo mostra que, se você está sentindo o tipo de reação visceral contra outro grupo, você deveria se perguntar ‘porque?’”, afirma um dos autores, Richard Ryan. “Algumas vezes, as pessoas são hostis com os gays e lésbicas porque têm medo dos próprios impulsos e podem não aceitar os outros porque não conseguem aceitar a si mesmos”.

Entretanto, Ryan deixa claro que essa ligação não é a única fonte de sentimentos anti-gays. Não é porque alguém os odeia, que definitivamente também é gay.

Homossexualidade escondida

Em quatro estudos, os pesquisadores analisaram as diferenças entre o que as pessoas dizem sobre sua orientação sexual e sua orientação verdadeira, baseado no tempo das reações.

Os participantes tiveram que categorizar palavras e imagens como sendo “gays” ou “heteras”. Entre as palavras, estavam “gay”, “hétero”, “homossexual” e “heterossexual”; as imagens mostravam casais gays e heterossexuais. A primeira palavra a aparecer era “eu” e “outros”. De acordo com os pesquisadores, reações rápidas para “eu” com “gay”, e devagar para “eu” e “heterossexual”, indicavam uma orientação homossexual implícita.

Em outro experimento, a orientação verdadeira foi analisada com os participantes escolhendo entre ver fotos do mesmo sexo ou do sexo oposto. Questionários também foram feitos para analisar o tipo de pais que os participantes possuíam.

Pais controladores

Em todos os estudos, participantes com pais mais abertos e compreensivos estavam mais em contato com sua orientação sexual verdadeira. Aqueles que apontaram os pais como autoritários tiveram a maior discrepância entre a orientação sexual apontada e a “calculada”.

“Em uma sociedade predominantemente heterossexual, conhecer a si mesmo pode ser um desafio para muitas pessoas homossexuais. Em casas controladoras e homofóbicas, abraçar uma orientação sexual minoritária pode ser terrível”, afirma a líder do estudo, Netta Weinstein.

Os participantes que afirmaram ser heterossexuais, mas que possuíam desejos escondidos pelo mesmo sexo, também foram os que demonstraram mais hostilidade contra os gays, inclusive apoiando punições contra eles.

“Nós achamos engraçado essa hipocrisia gritante, mas na vida real, essas pessoas [que negam a própria sexualidade] podem frequentemente se sentir vítimas de repressão ou experimentar sensações de ameaça”, comenta Ryan. “A homofobia pode gerar consequencias trágicas”. [LiveScience, foto de Marcelo]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

146 Comentários

  1. É né, não precisava ser um gênio, para perceber q os mais Homofóbicos, tbm tinham desejos reprimidos…

    “outro dia eu estava no ônibus, quando passou um travestir, na rua, o ônibus estava cheio de operários de uma construção na área, e logo os mesmo começaram a vaiar e por a cabeça para fora do ônibus e chacotar o travestir, porem quando o ônibus já estava longe do mesmo, os “operários” começaram a conversar entre sí… “pow, bem q esse “frango” poderia ser mulher, né?!”"

    então eu lhe pergunto… será q isso é um pensamento único de poucos? ou de quase todos?! “me refiro a quase todos os homossexuais!”

    eu já namorei com garotas bissexuais, e tive me uma noção de o quanto é difícil se identificar na sua própria sexualidade, porem tbm foi o bastante para perceber o quanto MUITOS homossexuais tbm não se aceitam e julgam tanto a outros quanto a si mesmos!

    Thumb up 7
    • Pouquíssima fonte. Nenhuma especificação de local ou data.

      Thumb up 2
  2. Pq os grupos homofóbicos não tem argumentos para usar contra os direitos dos homossexuais, eles já possuem os mesmos deveres, pagam impostos, votam, etc, porém não podem casar-se, ficando sem os direitos de herança aos quais os casais heterossexuais tem direito caso algo ocorra com seu parceiro, e a adoção de crianças, que já está mais do que provado que não é possível criar uma pessoa para ter determinada orientação sexual. Os únicos argumentos que os grupos contra possuem provém de seu ódio injustificado, e numa democracia não podemos levar em conta argumentos emotivos para embasar as decisões em cima dos direitos dos outros. Em um mundo paralelo gays fariam lobby pra não permitir o casamento heterossexual, e o pq disso não seria racional.

    Thumb up 2
  3. Nova pesquisa feita por quem? Quem é Ryan? Fontes duvidosas… parece que essa “pesquisa” foi feita por algum simpatizante gls… só pq alguém não gosta de alguma coisa quer dizer que na verdade gosta? Contraditório e sensacionalista…

    Thumb up 0
  4. essa pesquisa é absurda homofóbico é aquele que bate que mata e tudo mais eu sinceramente não sou gay repudio o comportamento gay pq isso é um comportamento e não algo genético e isso ja é provado cientificamente eu discordo plenamente dessa pratica mas não concordo e nunca vou concordar que fique claro discordar não é discriminar se eu não sou a favor da pratica isso não significa que eu sou homofóbico a critica sempre existira e não sera uma lei do plenário que vai fazer nos calar perante uma atitude abobinavel perante DEUS que interfer na moral ética da familia cristã….

    Thumb up 24
    • Opa, se você achou a prova científica de que é um comportamento, posta aí.

      Thumb up 28
    • Infelizmente ainda existem pessoas ignorantes como vc que ainda tem esta postura mosaica do antigo testamento repudiando os homossexuais. Como pode terem se passado mais de 2 mil anos após a vinda de Jesus e as pessoas ainda não ergueram o altar do evangelho em seus corações. Onde vc viu o Cristo, q era a humildade e mansuetude em pessoa, condenar a homossexualidade? Mas no antigo testamento dizia q era lei apedrejar uma mulher adúltera, mas Jesus n disse à turba: Atirai a primeira pedra aquele q não tem pecado. Ele mesmo disse q não veio destruir a Lei e sim fazê-la cumprir. E depois de 2 mil anos cumprem-se as profecias onde Ele disse q ‘não veio trazer a paz e sim a espada’ e foi o q ocorreu: muitos mataram, matam, perseguiram e ainda perseguem em Seu nome. Mas acho muito engraçado quem se diz CRISTÃO e não tem a MÍNIMA IDEIA do que sejam as virtudes exaltadas por Ele, como humildade, indulgência, beneficência, benemerência, caridade, perdão às ofensas e os dois maiores mandamentos, q vc meu caro quebrou quando escreveu e publicou estas palavras: Amar a Deus sobre todas as coisas, o primeiro.. e o segundo q é Não fazer ao próximo aquilo que não gostaríamos que nos fizessem. Vc está amando a Deus quando condena um de seus filhos? Não e condenar não é um direito q te pertence. E vc está amando teu próximo com tal atitude? CLARO QUE NÃO, ou só vc n enxerga isso. Pessoas como vc meu caro, os falsos cristãos junto com aqueles q dirigem vossas igrejas q são os falsos profetas são responsáveis pelas deturpações do evangelho e na obra do Cristo, q é ensinar o homem a por si próprio melhorar seus pensamentos e ações através de sua reforma íntima. Através de muitos falsos profetas a obra do Cristo perdeu sua simplicidade e eficiência, dando abertura para o nascimento de igrejas enormes e luxuosas, ouro, jóias e privilégios para o Papa e muito dinheiro dos fiéis nos bolsos dos pastores, isso sim é totalmente CONTRA o que Jesus nos ensinou. Uma pesa q ainda existam pessoas alienadas e ignorantes como vc, q NEM SABEM INTERPRETAR A BÍBLIA a nível de exegese e hermenêutica, apenas sabem ir ao pé da letra.

      Thumb up 31
    • E digo mais, vc é tão ignorante ao dizer q a pesquisa é absurda, pois não é! Ela e mais tantas outras foram feitas por centros idôneos e sérios pelas melhores universidades do mundo e outro absurdo q vc disse é q ser gay é comportamental e foi provado cientificamente: ONDE SEU IMBECIL??? ONDE ESTÃO AS PESQUISAS ACEITAS PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA NO MUNDO QUE PROVAM ISSO Q VC AFIRMA? CADÊ O ESTUDO, A FONTE? Falar meu caro, até papagaio fala, quero ver conseguir embasar seus argumentos em provas científicas. E para mim vc é um dos homossexuais enrustidos q se escondem atrás da religião e uma máscara d bom Cristão para na verdade mentir p si mesmo e esconder seus instintos. Se a homossexualidade fosse pecado, Deus n permitiria q ela existisse, pois quem nos criou foi Ele, e Ele pode tudo! Tanto Ele permite q existe casos de animais do mesmo sexo praticando atos sexuais e o já foi provado cientificamente é q em mts ordens de animais eles já descobriram o sexo e masturbação como fonte de prazer e não só sexo para reprodução. Por que vc n le e estuda mais, assim pode deixar de falar asneiras. Quer ser um bom cristão? Estuda hebraico, aramaico e grego e vai nas escrituras originais do antigo e novo testamento p ver o tanto de coisas q foram traduzidas erradamente p português e omitidas propositalmente. Existem só 23 traduções da bíblia em português, e por que a sua é a q contém a verdade! Coitado, pessoas simplórias são as mais fáceis de serem enganadas por pastores pilantras.

      Thumb up 24
    • É algo genético sim, pois animais ditos irracionais e sem cultura também tem sua taxa de homossexualidade.Deve ser alguma herança genética onde os filhos expressam no fenótipo o tal genótipo recessivo da mãe.

      Thumb up 0
    • pra aqueles que querem se enganar e dizer que o novo testamento não condena o homossexualismo vai encontrar em cor. 6: 9-10la e bem específico quanto aos efeminados que não herdarão o reino de Deus. Em timoteo 1: 9-10 fala sobre os pederastas. Em romanos 1:26-27 está escrito muito claro: 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
      27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
      Então não venha querer humilhar o rapaz pq ele não concorda com o ato homessexual, como vc mesmo disse jesus veio a mais de 2 mil e ainda assim o ser humano continua com práticas erradas. Moshé o Grande Profeta ja tinhas passado as instruções do Próprio Eteno ao povo sobre isso a mais de 4 mil anos e ainda assim o ser humano não se corrige, lamentável….

      Thumb up 0
    • Cara, se o “comportamento” gay é abominável para esse deus, porque ele não faz algo para acabar com isso? Esse teu deusinho de m**** é onipotente mesmo? Se ele for, deve ser muito sádico e idiota para mandar pessoas como você defender essa moral ética da família cristã que você falou. A moral ética da família cristã para você deve ser matar os pais e depois se tornar evangélica, como a Susane; assassinar a amante e se converter a doutrina evangélica, como aconteceu no caso da Daniela Peres. Ainda tem as orgias praticadas pelo pastor Marcos Pereira, a lavagem de dinheiro do casal Hernandes, o estupro praticado por vários pastores e padres pedófilos… Cara antes de falar as suas baboseiras religiosas vai estudar um pouco essa teu livrinho e ver o que esse teu deus fazia com as mulheres e os escravos. Para a cultura judaica a mulher era tida como um objeto do homem, e esse teu deus aprovava a escravidão. Quando as mulheres lutavam pelos seus direitos, idiotas faziam esse seu mesmo discurso e ainda diziam que não eram machistas, porque quem era machista era quem batia em mulheres (algo em comum com o início do seu discurso?).

      Thumb up 1
  5. Que dizer que quem não gosta de um comportamento não natural estaria esconde a sua vontade de ser… Hora!! não concordar com pedofilia, assassinato, prostituição, drogados e etc.. (com coisas moralmente erradas) em tão todos serão preconceituosos se for seguir esse mesmo conceito…..

    Thumb up 20
    • Comportamento não natural?? Meu querido, se não fosse natural não encontraríamos casos assim na própria NATUREZA, entre dezenas ou se pá centenas de espécies animais. E olha os argumentos absurdos q vc usou para embasar seu argumento e refutar uma prova científica. Bom, o autor do site foi infeliz ao não citar a fonte adequadamente. Mas o q vc diria de outra estudo publicado em 1996 pelo Journal of Abnormal Pyschology mostrou que homens homófobos sentem excitação sexual ao assistir a vídeos de pornografia gay. Foram colocados eletrodos ao em volta do pênis e os voluntários do estudo foram colocados para assistir a filmes pornográficos gays enquanto uma câmera filmava tudo que se passava na sala de vídeo. Mais de 80% dos assumidamente homofóbicos tiveram ereção assistindo aos filmes e o outro grupo q era composto de homens ditos heterossexuais porém sem nenhum preconceito contra gays, neste outro grupo a porcentagem de indivíduos q teve ereção foi MÍNIMA. Então fulaninho, falar até papagaio fala, na vdd repete o q os outros falam. Então não seja um papagaio q repete o q viu teu pai, tio, irmãos mais velhos ou tios falando e fazendo contra os gays, vá se informar, ler mais e quem sabe deixar de ser um pouco ignorante…. imbecil mesmo… ;)

      Thumb up 28
    • exatamente o homessexualismo é um comportamento não natural… assim como a pedofilia, necrofilia, zoofilia além de muitos outros tipos de comportamentos não são naturais, ou vc vai dizer que isso tbme e natural. Quem será o imbecil? Ele ou vc que está atacando ele por expressar uma opinião

      Thumb up 0
  6. 2 fatos curiosos texto:

    Primeiro: não é citada a especialidade do condutor da pesquisa.

    Segundo: a pesquisa não deixa claro de que “tipo” de homofobia ela fala.

    Assim, é bastante questionável a conclusão.

    Em tempo: é preciso distinguir aquela pessoa que simplesmente não se agrada com comportamentos homossexuais (ou feminilizados, para homens; e masculinizados, para mulheres) daquele indivíduo que sofre significativamente pela presença de homossexuais – o que, de fato, pode indicar uma homossexualidade reprimida.

    Honestamente, é de se perguntar quais pretensões têm as pessoas que fizeram essa pesquisa e as que a traduziram e no-la trouxeram ao conhecimento, pois se nota que foi muito mal feita.

    Thumb up 27
    • Sem falar que o local da pesquisa também não foi especificado. Faltam indicações mostrando quando foi feito o estudo, onde foi feito, menção de alguma instituição relacionada ao estudo, como universidades ou institutos.

      Thumb up 0
  7. O q q tem haver???????
    Mais uma vez a subjectividade dos estudos nos tendendo ao erro !
    em uma analogia rapida, entao , podemos dizer que todo homicida mata por ter vontade de morrer…
    Q PODRE.
    Esse tipo de subjectividade nas pesquisa nos afasta dos fatos e nos aproxima das concepções.

    Thumb up 25
    • “Esse tipo de subjectividade nas pesquisa nos afasta dos fatos e nos aproxima das concepções.”

      Exatamente. Meus bons préstimos por sua conclusão.

      É a isso que chamamos doutrinação.

      Thumb up 8
    • Justamente, homicidas matam porque não respeitam a sua própria vida. Um assaltante está disposto a matar ou morrer. Pra ele, tanto faz. Uma pessoa que se preocupa com a própria segurança e QUER VIVER, por exemplo, não vai assaltar um banco.

      Thumb up 18
  8. Claro que são !!
    Sem nenhuma dúvida !!
    Lembram dos skinheads e suas festinhas onde só vai homem e onde eles dançam só de calça comprida e se peitando uns aos outros ? He he he
    É tudo gay !
    :-)
    Abraços

    Thumb up 17

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
10 Fascinantes fatos sobre ratos

Poucas criaturas ins...

Fechar