Homossexuais assumidos podem ser menos estressados

Publicado em 30.01.2013

“Sair do armário” pode fazer bem à saúde: em estudo feito por pesquisadores do Hospital Louis H. Lafontaine (afiliado à Universidade de Montreal, Canadá), homo e bissexuais que se assumiram para familiares e amigos apresentavam níveis menores de cortisol, um hormônio que indica estresse.

A equipe testou 87 homens e mulheres (sendo 41 heterossexuais) com idade média de 25 anos, por meio de questionários psicológicos e análises de amostras de sangue, saliva e urina para medir estresse. “Contrariando nossas expectativas, homens gays e bissexuais tinham menos sintomas depressivos e menor carga alostática (uma medida de estresse corporal) do que homens heterossexuais”, aponta o pesquisador Robert-Paul Juster.

Na província do Quebec (leste do Canadá), muitos homossexuais franceses se sentem mais acolhidos do que em seu país de origem, onde atualmente há um intenso debate sobre a legalização do casamento gay e da adoção por casais homoafetivos. “Como os participantes deste estudo possuem direitos canadenses progressistas, podem estar naturalmente mais saudáveis e fortes”, explica – assim, o quão saudável “sair do armário” pode depender de onde a pessoa está.

“Sair do armário já não é uma questão de debate popular, mas de saúde pública”, destaca Juster. “Internacionalmente, sociedades precisam facilitar essa autoaceitação promovendo tolerância, políticas progressistas, e dissipando estigmas de todas as minorias”.

Questionado sobre a amostra aparentemente pequena, Juster explicou que, considerando-se os custos (cada participante recebeu U$ 500 – cerca de R$ 1 mil), o número foi “respeitável”. Além disso, ele acrescentou que, em estudos neurológicos, é comum buscar informações mais detalhadas em grupos menores, em comparação com pesquisas epidemiológicas.[The Telegraph] [NY Daily News] [Psychosomatic Medicine]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. kkkkkk eu ate errei a maneira de como fiz o comentário mas foi só postar assim e aparece um monte querendo ser salvo kkkkkkkkkk

    Thumb up 0
    • Homossessualidade não é uma doença para ter cura…

      Thumb up 7
    • Como algo que não é doença tem cura? Me explique isso!

      Thumb up 6
    • Estudo nenhum diz isso…..só os do Silas Malafaia, haha.

      Thumb up 6
    • Estudos da Igreja Universal do Reino de deus, né?

      Falou a porta que comenta em outros artigos que não sabe nada de matemática…

      Thumb up 6
    • Mas preconceito não ….

      Thumb up 2

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!