Conheça o primeiro hotel submarino

Por , em 14.12.2015

Turistas à procura de um quarto com uma vista para o mar podem se preparar para uma experiência completamente nova. Um novo hotel submarino, 8,5 metros abaixo da superfície, está em desenvolvimento. Tendo recentemente recebido a aprovação de patente e sua marca registrada, o Planet Ocean Underwater Hotel está com tudo pronto para ser construído em Key West, Flórida, nos EUA, para depois ser levado de barco para um local ainda não definido.

O acesso à estrutura será feito através de um elevador, com todos os quartos ostentando Wi-Fi, ar-condicionado e vistas panorâmicas para o ambiente marinho. Ainda mais extraordinário é o fato do hotel ser tecnicamente classificado como uma embarcação, uma vez que ele será capaz de navegar no mar utilizando propulsão electromecânica, permitindo-lhe mudar de local a fim de evitar eventuais tempestades.

Hotel submarino: Objetivos nobres

O hotel está sendo financiado por Tony Webb, o mesmo patrocinador do projeto SINERGY MOON, participante oficial do Google Lunar X Prize, uma corrida para pousar um robô na lua. Custando cerca de 20 milhões de dólares, o hotel é projetado para fazer mais do que apenas oferecer experiências de viagem únicas; é parte de um projeto filantrópico maior para restaurar os recifes de coral ao redor do mundo. Relatórios recentes sugerem que a mudança climática resultou em um aumento nas temperaturas submarinas, causando um generalizado branqueamento dos recifes de coral, com cerca de 38% deles sendo afetados até o final do ano.

Para ajudar a resolver este problema, a equipe por trás do hotel está financiando um programa de restauração dos recifes de coral, usando uma técnica conhecida como “processo Biorock”. Isto envolve a passagem de uma corrente eléctrica através da água do mar, o que faz com que os minerais na água cristalizem, formando estruturas de calcário branco (carbonato de cálcio). Os corais são, então, capazes de aderir a estas estruturas e florescer.

A técnica está atualmente em operação em vários locais em todo o globo, incluindo as costas de Jamaica, Palau, Tailândia e México.

Vários países estão sendo convidados a registrar seu interesse em sediar o Planet Ocean Underwater Hotel, incluindo todas as nações do Caribe. Se esses países aprovarem um local adequado para a estrutura, eles serão capazes de acolher temporariamente o hotel até que ele se mova para a sua próxima localização. [IFLS]

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Como vão impedir a aderência de cracas e outros bichos nas janelas?

Deixe seu comentário!