A humanidade não tem a menor chance agora que baratas robóticas estão cooperando umas com as outras

Por , em 8.05.2016

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, ensinaram baratas robóticas a cooperarem uma com a outra. Também estou indignada e não sei porque eles fariam isso com a gente, mas aconteceu.

O par de VelociRoACHes (“Velocity Robotic Autonomous Crawling Hexapod”, ou “Hexápode Rastejante Robótico Autônomo de Velocidade” em tradução livre) pode ajudar um ao outro a subir escadas usando um minúsculo guincho magnético.

Inspirado por insetos conhecidos por trabalhar em conjunto para criar pontes e casas, o VelociRoACH é maior do que os bichos com que estamos acostumados (felizmente), mas ainda muito pequeno para subir escadas eficazmente usando suas seis pernas curtas.

Eu te empurro e você me puxa

No vídeo abaixo, você pode ver um VelociRoACH dando impulso a um segundo na frente dele, que eventualmente escala degraus em um total de 6,35 centímetros.

Uma vez que chega ao topo com segurança, um guincho em miniatura permite que o VelociRoACH puxe seu amigo para cima também.
A solução não é perfeita. Em metade dos casos, os robôs acabam caindo, ou virando de cabeça para baixo.

No entanto, como são projetados para serem baratos e resistentes, um pequeno exército destes robôs pode ser enviado a um edifício inseguro para seres humanos explorarem, o que garante que pelo menos alguns deles sejam bem sucedidos em subir escadas e verificar a situação além do piso térreo. [Gizmodo]

Deixe seu comentário!