Idade mínima para engravidar: Clique e descubra qual é

Publicado em 31.03.2011

idade minima para engravidar

A gravidez é uma coisa maravilhosa. É o ato por meio do qual uma mulher pode dar a luz a outro ser humano e não apenas contribuir com a manutenção da espécie humana, como colocar um pouco mais de si mesmo no mundo. Contudo, em alguns casos, como os que você vai ver a seguir – por exemplo o da menina mais nova do mundo a ficar grávida – esse fenômeno natural tem seu uso um tanto deturpado.

Como por exemplo nós já vimos casos absurdos de meninas muito novas engravidando. Por exemplo, na semana passada, uma menina holandesa de 12 anos teve um filho. Ela entrou em trabalho de parto enquanto estava em uma viagem da escola – nem ela e nem sua família sabiam da gravidez. A garota foi levada a um hospital e deu à luz a um bebê saudável.

Apesar de ser chocante uma menina de 12 anos ter um bebê nessas condições, sabemos que não é nada impossível – tanto que no Brasil, em áreas menos desenvolvidas, essa situação é comum. Mas levanta uma questão:

Qual é a idade mínima para que uma menina possa engravidar?

A mulher pode ficar grávida a partir do momento em que começa a ovular. Algumas mulheres começam a ovular tarde, outras cedo demais.

A mãe mais jovem da história é Lina Medina (foto abaixo), uma peruana que nasceu em 1933 e que começou a menstruar quando tinha oito meses (uma condição rara). Tragicamente, ela foi estuprada com cinco anos de idade e, aos seis, tornou-se mãe. Seu filho, que precisou nascer através de uma cesariana, já que o corpo de Lina não agüentaria um parto normal, foi criado como seu irmão. [Lifes Little Mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

51 Comentários

  1. Os tempos! so vão piorar as coisas, aqui na minha cidade isso é normal, eu tenho 18 anos e eles falam que ja sou velha pra ser mãe kkkkkkk #SQN

    Thumb up 1
  2. minha avó diz que a mulher tem que engravidar no mínimo com a idade que a mulher está com o corpo formado(18 anos).mas eu acho que a mulher tem que ter filho no mínimo com 25 anos e no máximo com 35,porque acho que abaixo dos 25 é muito novinha pra ser mãe e acima dos 35 tem uma gravidez de mais risco

    Thumb up 3
    • A partir do momento em que ela menstrua pode engravidar. Há o registro de uma menina de 5 anos que teve bebê (http://a.ciencia.vc/1c5ujZn), mas é raro. E também mulheres com quase de 70 anos já tiveram filhos com a ajuda da medicina reprodutiva.

      Thumb up 3
  3. dar a luz aos 6 anos é muito precoce …..mas casos de abusos em crianças sempre aconteceram,pena que geralmente esses monstros dificilmente são punidos.

    Thumb up 31
  4. poe exemplo eu engravidei aos 16 anos perdi meu bb cm 4 messes de gestação por meu ultero ser de criança mais ja qr outro
    e ja tem 5 messes q isso aconteçeu

    Thumb up 21
    • Nada haver engravidei com 15, tive meu bebe com 16 …hj tenhi 22 e meu filho vai fazer 6 e é perfeitamente saudavel…o,problema,era deu utero nao sua idade…

      Thumb up 1
  5. Com a idadde de 5 anos, sempre sera estuprada, c ela estiver gravida; o q sabe uma menina de 5 anos! eu sou da seguinte opinião, q uma menina de 12 anos para cima c ela quiser transar tudo bem, desde q ela queira, ñ interreça a idade do homen agora abaixo disto e estupro sim sempre. esta menina do nosso caso, tem 5 anos, estava menstruando, agora quantos estupros existem de meninas que ñ menstruam com 5 anos ou ate menos que a gente ñ sabe. [ imaginem].

    Thumb up 31
  6. nossa agora eu me sentir ofendida.tenho 13 anos e nunka mestruei a menina com 8 meses ja mestruou………………karakaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas

    Thumb up 34
    • Querida, no caso da Lina, menstruação aos 8 meses de vida, é uma condição rara, fora do normal.

      Thumb up 10
    • Como que o tempo mudou? não foi agora, foi em 1938, bem longe do tempo de agora…

      Thumb up 74
    • Caraaa vc viu de quantos anos atras eh esse caso..nao foi nos dias de hoje..mas,foi veridico

      Thumb up 0
  7. nossa meu Deus com 11 anos garotas se tornando mães, ou seja uma criança tendo outra… o pior e q ta mas ainda acontecendo meninas de menor se tornando mãe… aonde q vamos parar?

    Thumb up 19
  8. eu tenho 11 anos e uma vez estava carregando o meu irmão para minha mãe então o moço falou: Nossa o seu neto é igualsinho a sua filha ai minha mãe respondeu:ele n é meu neto é meu filho os dois são meus filhos então e ele disse:Ata então a senhora me desculpa é que minha filha tem 11 anos também e eu tenho um neto minha mãe ficou asustada e com essa reportagem também

    Thumb up 20
  9. Neste site consta que a Lina foi estrupada aos 5 anos,mas ela nunca confirmou esta história.

    Thumb up 18
    • Cara Camila, LINA pode não ter confirmado a história simplismente por não saber…ela pode ter bloqueado tal fato… e vc contaria a sua filha de apenas 5 anos que ela foi estuprada e que teve um filho dessa violência E ainda que o irmão que cresceu junto com ela era o fruto da violência sofrida.
      Algumos fatos por serem dolorosos não precisam ser lembrados muito menos confirmados.

      Thumb up 54
    • concordo

      Thumb up 7
  10. nossa eu acho um absurdo oque esse cara fez!
    mais eu sou contra o aborto pois é uma vida poxa mesmo em caso de estrupo pois a criança nao tem nada a ver

    Thumb up 25
    • absurdo como pode 1!!

      Thumb up 11
    • Eu não sou a favor do aborto, mas em casos como esse, acho que é obrigação, afinal, que culpa essa criança teve? Eu entendo que o feto não tem nada a ver com a história, mas essa menina tinha apenas 6 anos quando deu a luz, não é justo com ela, nem mesmo com o bebê. Imagine o quão traumatico foi para essa garota e o quanto seria para esse bebe se descobrisse que ele nasceu de uma criança de 6 anos e que foi abusada?
      Nesse caso, eu aceito o aborto. Afinal, ambas poderiam ter morrido, e antes garantir a vida de uma (menina grávida), do que correr o risco de perder duas vida!

      Thumb up 27
    • Espero que não levem a mal…mas se lê-sem com atenção…. Penso quem nos anos 30 ainda não se pensava em aborto…

      Thumb up 15
  11. nossa coitada a minha prima tem 13 anos e está com medo de estar grávida por que transou e agora a coitada comprar testes de gravidez escondido da sua mãe e morre de medo e ela tem uma doença rara muito ruim e se ela tiver grávida ela morre e toda a família sabe menos a mãe dela.
    eu morro de pena dela ela é muito jovem e bonita. adoro ela

    Thumb up 15
    • neste caso tem q fazer aborto eu sempre fui contra o aborto mas a casos e casos, e que DEUS nos perdoe.

      Thumb up 8
  12. algo assim tem q c visto com muito cuidado, pois n é humano esse caso, esse cara n tem coraçao pois n respeitou uma criança com apenas 5 anos de idade q vergonha esse maluco é
    totalmente idiota!

    Thumb up 24
  13. gente essa historia da peruana nao tem nada ver com a educacao q os pais deram pra ela.
    Ela foi vitima de um estupro como acontece muito hoje em dia.
    estuprador deve morrer.

    Thumb up 42
  14. fazem 40 anos que as crianças estão nas novelas da globo pra todos os fims desde dançar para se exibir para adultos e incinuações diversas… nada que se aproveite mas, cade magno malta…. tudo se perdeu pelo caminho.

    Thumb up 30
  15. O abuso, a criança iniciando a vida sexual precoce… é culpa é dos adultos, que com suas vidas libertinas não se preocupam com o exemplo q é dado a próxima geração, quem será que a menina de 12 anos imita na cama? Quem é responsável? Lady Gaga? Christina Aguilera? Sua mãe ou irmã mais velha?
    Quem???

    Thumb up 58
  16. Casos como esses estão se tornando cada vez mais comuns na sociedade. É triste que uma criança passe por esse tipo de situação, me pergunto aonde estão os pais quando isso acontece?
    A educação nos dias de hoje, não preza mais alguns costumes que antes eram vitáis ao ser humano, como dar benção, respeitar os mais velhos, era incomum ver um pai dando banho em uma filha ou filho, ou tendo certos tipos de atitudes perante os filhos, claro que isso também era por conta do machismo, existente na época.
    A sociedade deve fazer a sua parte dando aulas sobre sexologia nas escolas cada vez mais cedo, porém esse trabalho deve ser acompanhado pelos pais, a comunicação dentro de casa surte um excelente efeito quando tem impacto com as informações repassadas pela escola. O proíbido sempre foi o mais gostoso, vale apena sentar e conversar com as crianças, para que possámos criar adultos que tenham mais conciência dos seus atos.

    Thumb up 26
  17. Tem muita criança sendo abusada por familiares, às vezes com o conhecimento da mãe.

    Thumb up 41
  18. Sem chance da menida de 12 anos não saber que estava gravida…fala serio né…Nossa mais a menininha foi uma judiação tadinha..que pecado, perdeu sua infancia…Mas Deus sabe oque faz..graças a Deus não aconteceu nada de ruim com ela.. por engravidar com essa idade…é triste de mais ser mais muito nova…Eu engravidei com 16 anos e ja sofri bastante…Mas Deus me deu força e hoje tenho um Menino lindo de 5 anos….

    Thumb up 15
  19. jesus, misericordia q tipo de “animal”engravida uma menina de 5 anos,nunca vi isso na vida, q coisa horroroza.

    Thumb up 34
    • É, realmente isto deve ser novidade. Você pode não ter visto, apenas está tomando conhecimento tardiamente por leitura.
      Para aumentar seu conhecimento abra sua Bíblia no Gênesis Cap 19, Vers do 30 ao 34.

      Thumb up 17
  20. Como a menina de 12 anos nao sabia diisso?

    Será ele nao percebeu o bebe se mexendo ?

    Que fsmilia mais insensive!!!

    Thumb up 29
  21. Meus caros Cêsar tem razão, não é apenas nas localidades subdesenvolvidas aonde se vê essa realidade, mas independentemente do nível de desenvolvimento em que a mãe criança ou adolescente viva a realidade é uma, está havendo sexo entre crianças, relações incestuosas ou entre adolescentes e etc. de forma escandalosa.
    Eu vivo em Africa/Angola e ao contrário da fase em que eu era criança, hoje não se ve criança a brincar de roda, de correr, mas sim enfiados na frente do computador ou agarrados ao telemovel, e acima de tudo a namorar. Resultado gravidez precoce.
    Em muitas outras situações e aqui em Angola vamos vendo isso com mais frequência é o incesto pai/filha, tendo a mãe conhecimento ou não.
    No fim do ano passado um pai aqui em Luanda engravidou duas filhas em similtâneo e esses são apenas casos que se conhecem outros continuam escondidos dentro das familias

    Thumb up 12
  22. Tomando uma embarcação fluvial no rio Amazonas à partir de Manaus até Tabatinga, divisa com o Perú, poderemos ver um grande contigente de crianças com 12 anos que são são mães. Na cidade de Letícia do outro lado da fronteira, mesmo com melhores condições de vida, a situação é a mesma nesse tocante de maternidade precoce. Durante todo o percurso que dura sete à oito dias o navio passa por várias cidades ribeirinhas tais como Codajas, Coari, Tefé, Alvarães, São Paulo de Oliveira e assim por diante onde embarcam e desembarcam os passageiros dessas regiões e então pode-se saber a história desse povo bonito, humilde, sofrido, esquecido que vivem sem sabermos suas realidades. A sexualidade começa mesmo antes da ovulação e logo que começa já não é tão estranho às comunidades ver uma criança sendo mãe.
    Tudo isto é questão de cultura regional, de isolacionismo social de falta de desenvolvimento que não é fácil chegar até alí.
    Mas o fato de haver mães crinaças não está reduzid só naqueles fundões, não. Está por todo os cantos coberto com o véu do silêncio, véu da ignorância. Se lá nauqeles longiquos lugares acontecem fatos assim, podemos justificar a restrição de espçao, a densidade demográfica e a falta de desenvolvimento. Pelo nosso lado desenvolvido, particularmente, julgo culpada a forma banalizada dos meios de comunicações que valorizam o sexo sem limite e sem pudor.

    Thumb up 35
  23. Rodrigo, se a menina era gordinha, ela pode ter passado a gravidez inteira sem saber que estava grávida…

    Por outro lado, esta história de lugares menos desenvolvidos é puro preconceito. O incesto, o sexo entre adolescentes ou com adolescentes, são muito mais comuns do que se pensa, e não são privilégio de lugares “menos desenvolvidos”…

    Thumb up 47
  24. Ótima a matéria. Triste a história da peruana :(

    PS: Como a menina de 12 anos não sabia que estava grávida ? Achou que estava ficando gorda mesmo ?

    Thumb up 37
    • Daqui pra frente vai cada vez mais piorar, segundo a bíblia, mas ninguém leva a sério. vejamos porque no meu entendimento, políticos ganham eleições com a bandeira da falsa moral de combater a prostituição infantil, quando não tem a coragem de coibir os programas das tvs que incentivam a pratica de sexo, de manhã a noite, e todo mundo assiste, gosta e bate palmas. Vejam os b b b. Se queremos coibir essas praticas, vamos atacar o bolso deles, como? boicotando os produtos anunciados nesses horários, com certeza vai acabar esses incentivos a exploração sexual de crianças. Senhores pais criem seus filhos na disciplina de Jeová e Jesus Cristo.Um grande abraço

      Thumb up 12
    • Com quantos anos Maria deu a Luz à Jesus de Nazareno?
      Naquele tempo ela já estava passada na idade em concorrência. Pesquise sobre o assunto e não tenha surpresas.
      Primeiro que não devemos colocar religião em costumes atuais porque as religiões (igrejas que surgiram há pouco tempos) são as mais contraditórias em questão de interpretação bíblica e histórica. Só falam de Jisuis mas fogem de comparar os tempos idos com os atuais.

      Thumb up 10
    • que absudo ,invez de ter coraçao tem uma pedra no lugar do coraçao!!!tadinha da menina tao inocente e nao saber de nada e ficar sofrendo nen pode brincar e proveitar a adolescencia direito…muita maldade

      Thumb up 7
    • na minha opiniao,nao tem como mesntruar aos 8 meses…

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
orismar
Sem-teto brasileiro constrói carro a partir de lixo

Orismar de Souza é o...

Fechar