A fotografia de um inocente morango tem causado mal-estar em muita gente

Se esta imagem de um morango brotando te dá agonia, você não está sozinho. Um fenômeno conhecido como tripofobia explica porque conjuntos de furinhos podem perturbar algumas pessoas.

No último dia 10 de janeiro um usuário do Reddit compartilhou a imagem do morango que ainda nem havia sido colhido, mas que já tinha pequenas folhas brotando das sementes que crescem na parte externa do pseudofruto.

Em resposta à fotografia, muita gente se queixou que sentia um mal-estar ao observá-la, e a conclusão geral é que ela é semelhante às outras imagens que causam suor, taquicardia e coceira em quem tem esse tipo de fobia.

Algumas dessas imagens que são odiadas por quem tem essa fobia são as colmeias de abelha, os furinhos do chocolate Suflair, entre outros. Se você não tem medo de encarar essas imagens, clique aqui.

Apesar da foto do morango não mostrar furos verdadeiros, o efeito é semelhante pela presença inesperada das folhas.

Sementes que brotam ainda no fruto fazem isso por conta de uma mutação chamada viviparidade. “A viviparidade ocorre com frequência em algumas plantas, mas apenas de forma intermitente em outras, como o morango”, explica o artigo informativo da Strawberry.Plants.org.

“As plantas vivíparas produzem sementes que germinam imediatamente enquanto ainda estão ligadas à planta, Então as sementes estão germinando bem ali no morango”. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,40 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta