Impactos de um furacão no oceano

Publicado em 5.10.2011

Os furacões têm feito história e deixado suas marcas não só sobre a terra, mas também em águas costeiras. O que será que acontece quando um furacão atinge o mar?

Muita coisa. Seus ventos fortes misturam a água do oceano, trazendo nutrientes para a superfície em um momento em que as águas quentes de verão são muitas vezes pobres em nutrientes. A presença de nutrientes é um estímulo para as algas crescerem, criando grandes florações de algas. Grandes mesmo.

Como pode ser visto nestas imagens do satélite Aqua da NASA, que detecta a clorofila de superfície, antes e depois da passagem do furacão Irene, respectivamente, a clorofila ao longo da costa mudou drasticamente. Nos locais onde a imagem é mais clara, a concentração de clorofila é maior naquele espaço.

Devido a um grande aumento de algas ao longo da costa, a concentração de clorofila nas costeiras aumentou 10 vezes. As imagens mostram como o furacão Irene, com a sua mistura intensa, reformulou a estrutura da proliferação de algas existentes.

A maior quantidade de clorofila é evidente após a passagem de furacões por três razões: mistura e faz ressurgir nutrientes, induzindo o crescimento de algas; por causa da agitação da água, a clorofila do mais profundo dos mares é trazida à superfície; e as algas que surgem são redistribuídas para outras áreas. Por conta do furacão Irene, é provável que esses três processos estejam ocorrendo atualmente.

Agora, órgãos governamentais colhem amostras dessas águas costeiras em busca de algas nocivas, bactérias, pesticidas e sedimentos, para garantir a saúde pública e a boa pesca logo após a tempestade.

Dados de satélite dão a esses órgãos avaliações sobre quando e onde há áreas potencialmente problemáticas, para facilitar ações imediatas. Pelo menos na água, os danos podem ser mais rapidamente resolvidos. [OurAmazingPlanet]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
super-earth-hd-85512-alien-planet-3-02
Como procurar vida em outros planetas?

Astrônomos descobrir...

Fechar